O Poder do Inconsciente
Facebook 0//www.facebook.com/plugins/like.php?href=http%3A%2F%2Fwww.eftbrasil.com.br%2Fo-poder-do-inconsciente%2F&send=false&layout=button_count&width=120&show_faces=false&action=like&colorscheme=light&font&height=21“>http://www.facebook.com/plugins/like.php?href=http%3A%2F%2Fwww.eftbrasil.com.br%2Fo-poder-do-inconsciente%2F&send=false&layout=button_count&width=120&show_faces=false&action=like&colorscheme=light&font&height=21Google+1
(function() {
var po = document.createElement("script"); po.type = "text/javascript"; po.async = true;
po.src = "https://apis.google.com/js/plusone.js";
var s = document.getElementsByTagName("script")[0]; s.parentNode.insertBefore(po, s);
})();
” style=”text-size-adjust: none; padding: 0px; margin: 0px; border: 0px; font-style: inherit; font-variant: inherit; font-weight: inherit; font-stretch: inherit; font-size: inherit; line-height: 15px; font-family: inherit; vertical-align: baseline; position: absolute; top: 12px; left: 16px; width: 105px; min-height: 15px; text-align: left; bottom: 10px;”>

Consigo lembrar de diversas decisões que já tomei no passado e que não consegui manter por muito tempo. Algumas decisões ficaram só na minha mente e nunca coloquei em prática. Já outras eu demorei séculos pra concretizar. Isso aconteceu em diversas áreas e situações diferentes. Desde decisões sobre melhorar alimentação, fazer exercício físico, ir ao médico fazer um checkup como também realizar mudanças na empresa que precisavam ser feitas, e atitudes pra melhorar alguns relacionamentos.

Se surge uma decisão racional na nossa mente e sabemos que essa decisão vai nos beneficiar de alguma forma, por que não colocamos em prática prontamente? Dá preguiça. Surgem inúmeras desculpas como a falta de tempo, por exemplo. Ou nós simplesmente esquecemos.

Isso acontece por que nós temos duas mentes que podem, muitas vezes, entrar em conflito. Nós temos a mente racional, que fisicamente fica localizada no cérebro no neocortex. E temos a mente inconsciente, que no cérebro corresponde ao sistema límbico. O neocórtex processa linguagem, faz cálculos, faz processamentos lógicos.

O sistema límbico processa e armazena emoções, cuida de milhões de funções do nosso corpo. Também é nele que ficam armazenados os comportamentos e aprendizados que se tornam automatizados.

Por exemplo. Quando você começa a aprender a dirigir, primeiro, você utiliza o neocortex pra entender as instruções e fazer o que precisa ser feito. E no começo é difícil. Você sua e fica tenso pra aprender. Você não consegue nem conversar e dirigir ao mesmo tempo. Até que, pela repetição, esse aprendizado vai sedimentando e ficando automático. Quando chega nesse ponto da automação, já não é mais o neocortex que está dirigindo o carro. A sua mente inconsciente é quem realiza pra você a ação, de uma forma fácil e sem esforço algum.

O neocórtex gasta muita energia quando está em ação. Por isso que pensar dá trabalho, cansa mesmo. Já o inconsciente trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana, automaticamente. Por isso, pra que a gente gaste menos energia, o nosso cérebro procura automatizar tudo o que for possível para o nosso inconsciente.

E por que é que o inconsciente tem essa capacidade? Simples. Por que, segundo a neurociência, o poder de processamento dele é simplesmente 1 milhão de vezes maior do que o da mente racional. Por isso ele consegue fazer tanta coisa ao mesmo tempo com tanta facilidade. Também, segundo a neurociência, somente 5% das nossas decisões são tomadas pela mente racional. Os 95% restantes ficam a cargo do nosso inconsciente.

Portanto, quando há um conflito entre racional e inconsciente, o inconsciente tende a ganhar. Por exemplo. Vamos supor uma mulher que queira emagrecer. Ela decide racionalmente que vai comer menos. Mas, lá no seu inconsciente, ela ficou marcada com uma experiência de assédio na adolescência. Pra se proteger, o inconsciente dela tomou a decisão de que é melhor ficar acima do peso, pra não chamar atenção. Mesmo que ela consiga comer menos em alguns momentos, ela vai compensar comendo mais depois, pra manter o peso. E ela não vai entender por que. Simplesmente vai surgir uma compulsão, ou ela vai dar uma desculpa qualquer pra se permitir comer mais. E assim ela não emagrece. Esse é apenas um exemplo dentre milhares de exemplos de como o inconsciente atua.

O inconsciente é muito poderoso, tanto pra sabotar a sua vida como também pra ajudar você a conquistar os seus objetivos. O segredo é eliminar o conflito entre o racional e o inconsciente pra que o seu inconsciente se torne o seu maior aliado e vire uma máquina automática que vai ajudar você a criar harmonia, saúde e prosperidade. Esse alinhamento entre a mente racional e o inconsciente acontece quando você elimina emoções negativas e crenças limitantes que você carrega, pois elas ficam gravadas no inconsciente. E pra limpar essas emoções e crenças nada é mais simples, rápido e eficaz do que a autoaplicação da EFT (Técnica para autolimpeza emocional – Clique Aqui e Solicite o Manual Gratuito para aprender a eliminar emoções e Pensamentos negativos em minutos!). Além do Manual, você ainda vai receber no seu e-mail um vídeo onde eu ensino a EFT (Clique Aqui e Solicite o Manual Gratuito) passo a passo, pra facilitar ainda mais o seu aprendizado. Não sei até quando vou deixar esse vídeo de bônus no ar, por isso aproveite!

Um forte abraço!

André Lima.