jp-cc-tc-história-testes


1.
Época atribuída à solidificação da Teoria Geral da Contabilidade. O principal marco nessa Era, em que a economia passou a ser movida pela maquinofatura como fator propulsor da produção e ficou patente a separação entre produtor e consumidor (Mercado). O texto acima se refere a qual aspecto da formação contábil?

Era Industrial;

Era das Trevas;
Era do Conhecimento;
Certo
Nenhuma das respostas;
Era Agrícola;

 

 

2.
Ao longo da história, a Contabilidade vem utilizando os mais diversos meios e ferramentas para registrar os fatos econômicos que afetam o Patrimônio das entidades, sejam elas individuais ou coletivas. Esse pressuposto representa os desafios que se antepõem aos acadêmicos e profissionais contábeis quanto à mensuração dos Ativos nas diversas Eras pelas quais a economia foi influenciada. Assinale que épocas foram estas divulgadas neste texto:

Certo Eras Agrícola, Industrial e do Conhecimento
Somente a Era Agrícola
Errado Eras do Conhecimento e Tecnológica
Eras Cientifica e Empírica
Somente a Era Industrial

 

 

3.
Com a invenção da escrita, a representação da quantidade passou a ser notada como importante, sendo então possível localizar os primeiros exemplos de Contabilidade, a partir do segundo milênio antes de Cristo, na civilização da Sumária e da Babilônia (atual Iraque), também no Egito e na China. Mas ainda assim, é possível que algumas formas rudimentares de contagem de bens tenham sido realizadas bem antes, talvez por volta do quarto milênio a.C. Observa-se, entretanto, que a Contabilidade teve evolução lenta. Assinale o fator preponderante para a escrituração quantitativa na contabilidade:

Moeda corrente

 

 

4.
Quando nos referíamos às escolas Norte Americanas, e falamos sobre as associações profissionais foram as principais propulsoras do desenvolvimento doutrinário nos EE.UU., especialmente da contabilidade financeira. Existem as principais contribuições desta corrente ao processo de comunicação contábil. Marque a questão abaixo que NÃO faz parte das principais contribuições do processo de comunicação contábil.

O estabelecimento dos Princípios de Contabilidade Geralmente Aceitos (US-GAAP) para garantir que as informações enviadas pela contabilidade aos usuários fossem confiáveis.
Certo Relações da natureza essencial do fenômeno, ou seja, a base do nascimento do mesmo.
A padronização dos procedimentos utilizados pela contabilidade financeira como forma de aumentar a confiança nas demonstrações contábeis, tendo em vista a quebra da bolsa de Nova Iorque em 1929.
O estabelecimento de dois objetivos gerais da contabilidade.
A busca da qualificação da informação contábil como forma de subsidiar a tomada de decisão dos gestores.

 

 

5.
Antes da Revolução Industrial, houve um período que possibilitou a transição de uma economia regional para uma economia nacional. O comércio não mais se limitava às feiras e às transações internas, mas voltava-se para o exterior, buscando o acúmulo de capitais em função da prosperidade do Estado, mesmo que para isso fosse necessária a exploração de outras terras. Assinale a fase acontecida com os pressupostos desse texto.

Colonialismo
Certo Mercantilismo
Industrialismo
Serviços
Monopolismo

 

Gabarito Coment.

 

6.
Escolha a opção em que há uma característica da Escola Européia:

Ênfase ao usuário da informação contábil.
Certo Pouca importância à auditoria.
Bastante importância à auditoria.
Errado Ênfase à contabilidade aplicada.
Universidades em busca de qualidade.

 

Gabarito Coment.

 

7.
O termo goodwill foi utilizado pela primeira vez na corte de um pais importante, em decisões de disputa por terras, onde foi considerado na valorização do terreno um valor adicional pela sua localização. No entanto, o primeiro trabalho sistematizado relacionado foi produzido por Francis More, publicado em 1891 pela revista The accountant na Escócia, onde foi abordada a questão da sua mensuração. Segundo Martins, 1973, que pais pais foi esse?

Escócia
Errado Estados Unidos
Certo Inglaterra
Itália
França

 

 

8.
O governo passou a reconhecer como contadores, somente pessoas qualificadas para o exercício da profissão. A importância da matéria aumentou com a intensificação do comércio internacional e com as guerras ocorridas nos séculos XVIII e XIX, que causaram numerosas falências e a consequente necessidade de se proceder à determinação das perdas e lucros entre credores e devedores. Já no século atual, o extraordinário crescimento dos negócios exigiu a criação de serviços especiais e um aprendizado legal. Assinale os primeiro país europeu a fazer restrições à prática da contabilidade por um indivíduo qualquer.

Itália

GOODWILL
Resposta: O Goodwill pode ser analisado sob dois enfoques. O primeiro, do ponto de vista objetivo, que é determinado pelo Pronunciamento 15 (R1) do CPC, calculado em função do ágio pago nas operações de combinação de negócios, representando a diferença positiva entre o valor do ativo líquido (ativo menos passivo) calculado a valor justo e o valor pago na aquisição da participação societária. O segundo, de caráter mais subjetivo, que é a diferença entre o valor presente dos fluxos futuros de caixa menos o valor de mercado dos ativos e passivos. Dessa forma o Goodwill não é o mesmo que capital intelectual e muito menos a expressão legal muito usada no brasil Fundo de Comércio, tendo em vista que essa expressão também incluí alguns ativos tangíveis.

 

Escola America

Escola Americana
Dúvida: De onde partiram as molas propulsoras do desenvolvimento da escola americana no século XX?
Resposta: Das associações profissionais foram as principais propulsoras do desenvolvimento doutrinário nos EE.UU., especialmente da contabilidade financeira.
1.
As pesquisas sobre a contabilidade denotam que a atividade comercial cresceu enormemente, e foi por isso que surgiu o método das partidas dobradas, divulgado por Luca Pacioli (1494). Chegou-se, então, a uma escrituração qualitativa por meio do débito e do crédito, porém, faltava ainda oferecer à contabilidade as características de uma ciência. Com base no contexto, que fato novo surgiu como importante:

A criação do livro mercantil Diário Contábil
A divisão da contabilidade geral
Certo Surgimento das primeiras escolas do pensamento contábil
A obrigação da emissão do Balanço Patrimonial
O regulamento do Imposto de Renda

 

Gabarito Coment.

 

2.
Em relação às contas integrais podemos afirmar:

Errado são as que integram o patrimônio líquido, além das receitas e despesas.
compreendem todas as rubricas do patrimônio líquido e suas variações como as receitas e despesas.
são utilizadas para evidenciar os ativos intangíveis, destacadamente o goodwill.
Certo são conceituadas como aquelas representativas de bens, direitos e obrigações.
são representadas exclusivamente pelas contas redutoras de ativo, de passivo e do patrimônio líquido.

 

Gabarito Coment.

 

3.
Pesquisadores deram um nome especial ao estudo da contabilidade iniciado em 1840 e que vale até os dias atuais. Vicenzo Mazi, seguidor de Fábio Bésta, foi quem assim o definiu pela primeira vez, em 1923, enfocando a contabilidade como uma ferramenta básica para uma gestão equilibrada. Assinale o período considerado nesta questão textual:

Contabilidade do Mundo Moderno
Contabilidade do Mundo Atual
Certo Contabilidade do Mundo Cientifico
Contabilidade do Mundo Antigo
Errado Contabilidade do Mundo Contemporâneo

 

 

4.
Na Teoria Materialista, a relação entre as contas e a entidade NÃO É PESSOAL. De sorte que a conta só deve existir enquanto existir também o elemento material por ela representado. Por isso as contas são classificadas em dois grupos. Assinale a alternativa que condiz com essa pesquisa.

Certo Contas integrais e diferenciais
Contas realizáveis de longo prazo
Errado Contas ativas e passivas
Contas exigíveis de longo prazo
Contas circulantes e não circulantes

 

 

5.
Na evolução da contabilidade existiram escolas que desenvolveram estudos especializados no campo da Teoria das Contas, com destaque para as escolas Personalista, Materialista e Patrimonialista. Nos termos da escola Patrimonialista, as contas são classificadas como:

Ativas, Passivas, de Patrimônio Líquido e Diferenciais
Ativas, Passivas e de Resultado
Certo Patrimoniais e de Resultado
Integrais e Diferenciais
Ativas e Passivas

 

Gabarito Coment.

 

6.
Na Babilônia, a escrituração era feita em tábuas de argila retangulares ou ovais bem rudimentares. As mais famosas são URUK, JENDET-NASR e UR ARCAICA. Os templos possuíam escriturários próprios, denominados DUB-SAR e o chefe de escrituração era chamado DUB-SARMAG ou PA-DUB-SAR, denominações dadas aos escriturários e contabilistas da época. Assinale a maneira pela qual o documento era validado a fim de evitar adulterações:

Chancela do governo
Assinatura do contabilista
Marca dagua
Assinatura do Auditor
Certo Selo do Sigilo

 

 

7.
Nas pesquisas sobre a contabilidade no Brasil, viu-se que a partir de 1964, houve modificação substancial no ensino de Contabilidade na FEA-USP. na disciplina Contabilidade Geral, na regência de cátedra do Prof. José da Costa Boucinhas, adotando-se pela primeira vez, o método didático norte-americano, baseado no livro de Finney & Miller, Introductory accounting, com importantes adaptações à realidade brasileira, consubstanciadas pela abordagem do problema da Contabilidade em face da inflação. Assinale o titulo desta primeira obra brasileira:

Contabilidade das Sociedades por Ações
Contabilidade Articulada
Certo Contabilidade Introdutória
Contabilidade Gerencial
Contabilidade de Custos

 

Gabarito Coment.

 

8.
No Egito, era anotado a medição e o transporte do trigo. Entre hieroglíficos se encontra a figura de um pastor registrando as suas ovelhas. Pelos achados nota-se que a contabilidade consistia em simples anotações a fim de evitar lapsos de memória, como em relatórios de trocas de bens e serviços. Assinale o tipo de utensilio utilizado pelos controladores da época para contagem dos atualmente chamados de semoventes:

Pedrinhas

Perolas
Certo
Esmeraldas
Diamantes
Dadinhos
1.
Somente em 1494, surgiu uma regra para equacionar o problema da não-aceitação de números negativos pelos matemáticos da época, que os consideravam absurdos e fictícios. Este fato só se tornaria difundido nos séculos futuros, perdurando até os dias de hoje. Que fase da contabilidade estamos nos referindo?

Certo Fase Empírica
Fase Moderna
Fase Capitalista
Fase Matemática
Fase Contemporânea

 

 

2.
Quando falamos sobre correntes doutrinárias do pensamento contábil, nos referíamos a escola Europeia. Qual item abaixo NÃO pode ser classificado como correntes doutrinárias?

Certo CONTALISMO;
PERSONALISMO;
CONTISMO;
CONTROLISMO;
AZIENDALISMO;

 

Gabarito Coment.

 

3.
A orientação técnica de que as contas contábeis deveriam ser abertas para as pessoas em sua materialização física ou jurídica, entendendo-se que o dever e o haver, representariam débitos e créditos para essas mesmas pessoas, foi dada pela Escola:

Contista
Patrimonialista
Aziendalista
Certo Personalista
Lombarda

 

Gabarito Coment.

 

4.
Em cada um dos períodos agrícola, industrial e do conhecimento, as forças motrizes da economia foram sofrendo alterações, alternando-se entre pressupostos condizentes com as épocas. Nessa nova Era que vivenciamos, surge um novo recurso como força motriz da economia que é o Conhecimento. Aliado ao conhecimento outro recurso, que permitiu a quebra de barreiras físicas, tornou a economia um mercado único. Assinale que outro recurso é este:

Nova Lei das Sociedades por Ações
Balanço Anual
Educação a Distancia
Revogação do Inflação
Certo Tecnologia da Informação

 

 

5.
Período em que a terra era a base da economia (descentralizada) e cada comunidade produzia a maioria de suas necessidades. A energia era a muscular, humana e animal, trabalhando no campo, e toda a produção era artesanal. Assinale a época contextualizada:

Era Tecnológica
Certo Era Agrícola
Era Antiga
Era Conhecimento
Era Industrial

 

De acordo com as normas brasileiras, goodwill negativo tem uma denominação contabil propria, que é a diferença entre o valor pago e o valor contábil dos ativos da empresa adquirida. Assinale a alternativa que deveria ser nominada a questão contextualizada, segundo as normas internacionais.

Ajuste Patrimonial
Ágio
goodwill compensado
Valor de Mercado
Certo Deságio

 

Gabarito Coment.

 

2.
A História da Contabilidade é tão antiga quanto a história da própria civilização. Segundo pesquisadores renomados, ela surgiu 6.000 anos a.C. dos povos Sumero-Babilônicos, Fenícios, Egípcios, Gregos, Cretenses, Romanos e outros. Outros fragmentos, denotam que a contabilidade passou por uma por diversas épocas até 1202 a.C., caracterizando-se pela ausência da sistematização dos registros e pela ausência dos estudos de natureza científica e metodológica. Assinale o nome dado a este período no estudo da Teoria da Contabilidade:

Época Sistêmica
Época Cientifica
Época do Império
Certo Época Empírica
Época das Cavernas

 

 

3.
Enquanto alguns pensadores tinham como preocupação principal defender a contabilidade como uma ciência, os pensadores da escola norte-americana tinham como preocupação dominante atender aos usuários da informação contábil e buscavam enfatizar a utilização da contabilidade como suporte à tomada de decisão. Assinale a escola contextualizada como diferente da escola norte-americana:

Lombardia
Matemática
Personalistica
Certo Europeia
Patrimonialista

 

 

4.
De acordo com Schimit (2002) e Schimidt e Santos (2008), muitas escolas do pensamento contábil contribuíram para o arcabouço evolutivo da Contabilidade: Assinale algumas dessas escolas:

Certo Todas as escolas citadas deram sua contribuição
Contista, Administrativa ou Lombardia, Personalista
Moderna Escola Italiana e Patrimonialista
Controlista ou Veneziana, Norte-americana, Matemática
Neocontista ou Moderna Escola Francesa, Alemã

 

 

5.
No Antigo Egito, havia muitos armazéns, também chamado casa das contas e tesourarias, onde trabalhavam vários escriturários. O Inventário tinha grande influência na vida do povo, pois servia para registrar os bens móveis e imóveis. No império Médio, encontramos um livro escriturário, onde era feito o registro diário da entrada de bens. Esse registro era feito pelo secretário da Corte. Assinale o nome dado a esse livro naquela ocasião:

Certo Livro de contas da Corte Real
Livro Razão da Secretaria
Livro de Anotações Contábeis
Livro de Controle da União
Livro Diário do Governo

 

 

6.
Base da Economia Globalizada, em que os meios de comunicação e de transportes aproximam os consumidores dos meios de produção. Pelas facilidades apresentadas, os estoques tornam-se virtuais e a produção torna-se personalizada. O trabalhador é um generalista, pois agrega conhecimento ao processo produtivo. A Contabilidade firma-se como sistema de informação direcionado ao usuário, como instrumento auxiliar no processo de gestão. O texto acima se refere a qual aspecto da formação contábil?

Era Agrícola;
Nenhuma das respostas;
Era das Trevas;
Era Industrial;
Certo Era do Conhecimento;

 

Gabarito Coment.

 

7.
Consequência da ampliação de horizontes econômicos propiciada pelos descobrimentos marítimos do século XVI, apesar de apresentar variantes de país para país, esteve sempre associado ao projeto de um estado monárquico poderoso, capaz de se impor entre as nações europeias. Assinale o movimento praticado pelas empresas da época visando uma Revolução Industrial.

Industrialismo
Monopolismo
Certo Mercantilismo
Colonialismo
Serviços

 

 

8.
Época atribuída à solidificação da Teoria Geral da Contabilidade. O principal marco nessa Era, em que a economia passou a ser movida pela maquinofatura como fator propulsor da produção e ficou patente a separação entre produtor e consumidor (Mercado). O texto acima se refere a qual aspecto da formação contábil?
1.
Na Teoria Materialista, a relação entre as contas e a entidade NÃO É PESSOAL. De sorte que a conta só deve existir enquanto existir também o elemento material por ela representado. Por isso as contas são classificadas em dois grupos. Assinale a alternativa que condiz com essa pesquisa.

Contas ativas e passivas
Contas realizáveis de longo prazo
Contas exigíveis de longo prazo
Certo Contas integrais e diferenciais
Contas circulantes e não circulantes

 

 

2.
No Egito, era anotado a medição e o transporte do trigo. Entre hieroglíficos se encontra a figura de um pastor registrando as suas ovelhas. Pelos achados nota-se que a contabilidade consistia em simples anotações a fim de evitar lapsos de memória, como em relatórios de trocas de bens e serviços. Assinale o tipo de utensilio utilizado pelos controladores da época para contagem dos atualmente chamados de semoventes:

Certo Pedrinhas
Perolas
Esmeraldas
Dadinhos
Diamantes

 

 

3.
Pesquisadores deram um nome especial ao estudo da contabilidade iniciado em 1840 e que vale até os dias atuais. Vicenzo Mazi, seguidor de Fábio Bésta, foi quem assim o definiu pela primeira vez, em 1923, enfocando a contabilidade como uma ferramenta básica para uma gestão equilibrada. Assinale o período considerado nesta questão textual:

Contabilidade do Mundo Moderno
Contabilidade do Mundo Antigo
Certo Contabilidade do Mundo Cientifico
Contabilidade do Mundo Atual
Contabilidade do Mundo Contemporâneo

 

 

4.
As pesquisas sobre a contabilidade denotam que a atividade comercial cresceu enormemente, e foi por isso que surgiu o método das partidas dobradas, divulgado por Luca Pacioli (1494). Chegou-se, então, a uma escrituração qualitativa por meio do débito e do crédito, porém, faltava ainda oferecer à contabilidade as características de uma ciência. Com base no contexto, que fato novo surgiu como importante:

A criação do livro mercantil Diário Contábil
O regulamento do Imposto de Renda
A obrigação da emissão do Balanço Patrimonial
Certo Surgimento das primeiras escolas do pensamento contábil
A divisão da contabilidade geral

 

Gabarito Coment.

 

5.
Nas pesquisas sobre a contabilidade no Brasil, viu-se que a partir de 1964, houve modificação substancial no ensino de Contabilidade na FEA-USP. na disciplina Contabilidade Geral, na regência de cátedra do Prof. José da Costa Boucinhas, adotando-se pela primeira vez, o método didático norte-americano, baseado no livro de Finney & Miller, Introductory accounting, com importantes adaptações à realidade brasileira, consubstanciadas pela abordagem do problema da Contabilidade em face da inflação. Assinale o titulo desta primeira obra brasileira:

Contabilidade das Sociedades por Ações
Contabilidade Articulada
Contabilidade de Custos
Contabilidade Gerencial
Certo Contabilidade Introdutória

 

Gabarito Coment.

 

6.
Na evolução da contabilidade existiram escolas que desenvolveram estudos especializados no campo da Teoria das Contas, com destaque para as escolas Personalista, Materialista e Patrimonialista. Nos termos da escola Patrimonialista, as contas são classificadas como:

Ativas e Passivas
Ativas, Passivas e de Resultado
Ativas, Passivas, de Patrimônio Líquido e Diferenciais
Certo Patrimoniais e de Resultado
Integrais e Diferenciais

 

Gabarito Coment.

 

7.
Na Babilônia, a escrituração era feita em tábuas de argila retangulares ou ovais bem rudimentares. As mais famosas são URUK, JENDET-NASR e UR ARCAICA. Os templos possuíam escriturários próprios, denominados DUB-SAR e o chefe de escrituração era chamado DUB-SARMAG ou PA-DUB-SAR, denominações dadas aos escriturários e contabilistas da época. Assinale a maneira pela qual o documento era validado a fim de evitar adulterações:

Marca dagua
Certo Selo do Sigilo
Assinatura do Auditor
Chancela do governo
Assinatura do contabilista

 

 

8.
A crítica mais abrangente do mercantilismo que denunciou a falsa identificação, feita por muitos teóricos dessa corrente contabil, entre dinheiro e riqueza. Com efeito, o forte protecionismo alfandegário e comercial, e a subordinação da economia das colônias à da metrópole, não tinham como fim último o desenvolvimento da manufatura nacional, mas, como foi assinalada, a maior acumulação possível de metais nobres. Assinale o pesquisador que mais criticou o mercantilismo na época do capitalismo:

François-Marie Arouet e Aquino foi Duns Scot
Adam Smith e François-Marie Arouet
Certo Adam Smith
François-Marie Arouet
Aquino foi Duns Scot
Era Agrícola;
Nenhuma das respostas;
Certo Era Industrial;
Era do Conhecimento;
Era das Trevas;
6.
“Conjunto de elementos não materiais ligados ao desenvolvimento de um negócio, pontos que valorizam a reputação de uma empresa”. Embora, o termo ligado a esta descrição venha sendo utilizado desde o século XVI é ainda controverso. Assinale a resposta que apresenta adequadamente esse conceito:

Capital Social
Capital Integralizado
Capital Subscrito
Capital Mental
Certo Capital Intelectual

 

Gabarito Coment.

 

7.
A teoria ……………….. atribui às pessoas a responsabilidade para cada conta, de forma que o responsável pelo caixa deva à empresa o equivalente.

econômica
Todas as respostas acima estão corretas.
Certo personalista
positiva
materialista

 

Gabarito Coment.

 

8.
Criado pela Resolução CFC nº 1.055/05, o órgão que tem como objetivo o estudo, o preparo e a emissão de Pronunciamentos Técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu processo de produção, levando sempre em conta a convergência da Contabilidade Brasileira aos padrões internacionais. Este órgão se denomina:

IASB
Errado CFC – Conselho Federal de Contabilidade
Certo CPC – Comitê de Pronunciamentos Contábeis 
CVM – Comissão de Valores Mobiliários
 

 

IBRACOM

 

 

 Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil enviou comentários para o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC)

pesquisador que mais criticou o mercantilismo na época do capitalismo:

Adam Smith

 

Anúncios