jp-cc-tc-aula 8: Aula 8: Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos – Mensurações


Aula 8: Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos – Mensurações

Chamados também de custos correntes, os custos de reposição representam o modelo de mensuração de ativos que considera a variação do valor de reposição do ativo. Na definição de EDWARDS e BELL (1961), representa o “Custo Corrente de aquisição dos inputs que a firma utilizou para produzir o elemento do ativo”.

MARTINS (1972) substitui o verbo produzir por possuir, a seguir:
“é o custo corrente de aquisição dos inputs que a firma utilizou para possuir o elemento do ativo; quando a empresa fabricou o ativo, o seu custo corrente é a soma dos custos correntes dos fatores que entraram na produção; quando a empresa comprou o ativo. É o custo corrente de adquiri-lo”.

O progresso tecnológico é um fator que dificulta a avaliação, pois quando a taxa de mudança tecnológica é acentuada em determinado segmento, torna-se difícil a tarefa de reproduzir valores correntes dos ativos assim definidos, pois estes já se diferenciam sensivelmente dos antigos quanto às características técnicas e de produtividade. Observar uma situação em que os novos ativos prestam serviços equivalentes aos antigos pode-se obter aproximações através destes.

Custos de reposição corrigidos é o modelo de mensuração de ativos que considera a variação do valor de reposição do ativo, conjugado com a variação de preços, ou seja, contabilmente ocorre a correção do valor de mercado até a data em que a empresa desejar apresentar o ativo corrigido.

Para alguns pesquisadores, a exemplo de LUDÍCIBUS (2004), é o mais completo conceito de avaliação, na maioria dos casos, e deveria ser adotado para a avaliação geral do ativo, pois combina as vantagens do custo corrente com as do custo histórico corrigido.

Aula 8: Receitas, Despesas, Perdas e Ganhos – Mensurações

 

indexação , em economia, é um sistema de reajuste automático de preços, inclusive salários, em situações inflacionárias. Assim, na medida em que a inflação  aumenta os preços precisam ser ajustados para que não fiquem defasados.

Algumas empresas estão perdendo dinheiro na hora de formar seus preços, porque não está usando o custo de reposição como base de valor na formação de seus preços! Este alerta certamente nos leva a pesquisa de um pouco de história que poderá nos ajudar a esclarecer mais essa polêmica de custos … veja também o diagrama .

Anúncios