Benefícios do bom humor para a nossa mente


·  março 23, 2019

Quais benefícios o bom humor tem? Você já parou para pensar alguma vez sobre esta questão? A seguir deixamos um artigo para que você descubra por si próprio.

Alguma vez você já se perguntou quais são os benefícios do bom humor? Quando estamos bem-humorados, as dúvidas parecem se dissipar e nos afastar das tormentas da mente. O riso é um presente misterioso da natureza que está incluído na nossa bagagem ao nascer.

Nós somos “homo ridens“, mesmo que paradoxalmente nasçamos chorando. O humor é um assunto muito debatido e, além disso, abrange diversas áreas. Tem a ver com as raízes antropológicas do ser humano e com suas diversas manifestações.

O humor está na literatura, no cinema, nas revistinhas, nas brincadeiras, nas histórias, na magia, etc. Nas palavra de Rojas Marcos (1998), “a condição para rir com vontade é estar livre de dor e de tristezas e desfrutar de um estado de ânimo prazeroso. É como o ronronar dos gatos: só o produzem quando estão felizes”.

O humor e a ciência

Com o desenvolvimento das ciências humanas, também foram desenvolvidas pesquisas científicas sobre o humor. De fato, o próprio Freuddedicou algumas páginas ao humor em sua obra chiste e sua relação com o inconsciente.

No entanto, faz somente trinta anos que os psicólogos começaram a estudar o humor.  E o estudaram como um comportamento humano. Até então o assunto havia sido considerado pouco sério comparado aos temas da psicologia social ou da psicologia clínica.

Por outro lado, cabe destacar que os estudos e os trabalhos científicos sobre o humor têm se multiplicado na atualidade. Existem, inclusive, revistas específicas como “Humor: International Journal”.  Por que o humor está no auge das pesquisas científicas? A resposta é clara: o humor salva, cura e nos integra.

“Sortudos são aqueles que riem de si mesmos, porque nunca lhes faltará motivos para sorrir”.
– Anônimo –

Amigas sorrindo

O que é o humor?

A natureza do humor é livre, imprevisível e surpreendente. Confinar o humor em poucas palavras é uma atrocidade e uma contradição, de acordo com Ángel Rodríguez Idígoras.

Jardiel Poncela já dizia que definir o humor é como tentar atravessar as asas de uma borboleta com um cabo de força.

Então, o que é o humor? De acordo com Mingote, humor é não ter medo de pensar. Sendo assim, o bom humor não necessariamente vai causar riso ou sequer um sorriso. O bom humor cumpre com sua tarefa nos mostrando que podemos ver as coisas de formas muito diferentes do que estamos acostumados. Se o humor é capaz de algo, é de nos separar da rotina e encontrar graça em lugares nunca esperados.

Os benefícios do bom humor para a mente

O humor é uma atividade intelectual.  Seu mau funcionamento pode contribuir para alterar a saúde mental das pessoas. No entanto, a boa gestão do humor pode ser muito valiosa para prevenir ou melhorar determinados transtornos mentais. Vejamos quais são os benefícios que conseguimos ao ver o lado divertido das coisas:

O bom humor ensina as pessoas a serem menos arrogantes

E, portanto, mais humildes. Como disse Jaume Perich em uma de suas piadas, se compararmos a imensidão do mar com o homem, o homem também sai perdendo. Assim ele devolvia sua insignificância para a humanidade, que se achava muito importante.

Quando utilizamos o bom humor, nos livramos da arrogância. Deixamos visíveis aqueles defeitos que não queríamos mostrar. Definitivamente, quando utilizamos o humor, nos mostramos menos arrogantes e mais humildes.

“Onde não há humor, não há humanidade. Onde não há humor, existe o campo de concentração”.
-Eugene Ionesco-

O bom humor ajuda a encontrar soluções para os problemas da vida cotidiana

Outro dos benefícios do bom humor é que ele nos ajuda a encontrar uma saída inesperada diante de qualquer problema. Para utilizá-lo, é preciso ter um pouco de inteligência, de rapidez e espontaneidade…

Portanto, pode nos ajudar a solucionar  problemas. Através do humor, podemos encontrar caminhos que nunca tínhamos pensado antes. Além disso, quando estamos de bom humor, vemos tudo de outra cor, com o otimismo renovado.

O bom humor é contagiante

O bom humor favorece a adaptação à mudança

Qualquer situação nova pode ser interpretada como ameaçadora. Com bom humor, podemos expressar ideias desagradáveis ao receptor sem que ele se sinta incomodado. As pessoas podem ser apresentadas a realidades que ainda não tinham descoberto ou não tinham admitido.

Sabemos que, em muitas cortes dos antigos reis, os únicos que podiam criticar a monarquia eram os bobos da corte. Estes, amparados por seu trabalho de artistas cômicos, se permitiam discordar dos comandos do palácio.

Estes são apenas alguns dos benefícios do bom humor. Sem dúvida, existem muitos outros. Deixo, então, que você vá descobrindo mais benefícios à medida que fizer bom uso do seu senso de humor.

Anúncios