RESENHA: DEMIAN – HERMAN HESSE


SINOPSE

O livro inicia-se na infância de Emil Sinclair, em uma lar extremamente religioso e “luminoso”. Ele, apesar de idolatrar este mundo luminoso sente-se diferente do resto de sua família já que não consegue abraçá-lo em sua plenitude, mas apenas enxergá-lo como se estivesse do lado de fora de toda a situação. É apenas quando se envolve com Franz Kromer, valentão da escola que o chantageia, que Sinclair realmente passa a lidar com a dualidade do mundo luminoso de sua casa e o inevitável mundo sombrio dentro de si, agora tão aflorado. O sofrimento se torna constante e a distância do mundo luminoso cada vez maior. Demian, aluno de sua escola – e aparentemente entendido do sofrimento de Sinclair – aparece em sua vida e seu problemas são resolvidos com Kromer. O sofrimento cessa momentaneamente, apenas para reaparecer mais forte tempo depois. Sinclair mal sabia que nele havia sido plantado uma semente, e que apenas uma jornada de auto-conhecimento iria levá-lo até o florescer dela.

CONSIDERAÇÕES

Demian-Hermann-Hesse

Demian é um livro incrível, que tal como Gertrud tem o título de uma pessoa extremamente importante na vida do personagem principal. Mas porque Demian é tão especial? Não é ele que tornou Sinclair o que ele é, mas foi ele a faísca que ascendeu o fogo do personagem. Já existia algo ali dentro, um sentimento de deslocamento que se tornou descontrolado antes de Demian. E apenas com o apoio deste –  que mesmo longe atuou como um inicialmente um guia e depois como figura a ser alcançada e a quem se deve satisfações -, que Sinclair foi capaz de  retornar a sua jornada em cada uma das turbulências pelo qual passa durante a jornada contada no livro.

A dualidade, ou a inexistência dela é o grande tema da trama. Luminoso, escuro, homem, mulher. Com o passar de suas crises e o aumento de seu conhecimento Sinclair descobre-se um pouco de cada e torna-se cada vez mais completo, em sua concepção. Temos uma incrível passagem onde Demian chega cita que o demônio também é Deus, já que não há como uma força tão grande ser apenas um lado da moeda. Isto é que Sinclair deve procurar, uma aceitação do todo, sem restrições quando a algum lado.

Por fim, é interessante ressaltar que toda a história acaba aos 18 anos do personagem. Apesar de parecer que uma vida inteira já ocorreu ali, justamente pelos altos e baixos vividos por ele. A falta de detalhes físicos e a grande semelhança entre seus personagens, sempre em busca de um sentido para a vida me faz ver a todos como o próprio Hesse.

CITAÇÕES

” Mas cada homem não é apenas ele mesmo, é também um ponto único, singularíssimo, sempre importante e peculiar, no qual os fenômenos do mundo se cruzam daquela unica vez e nunca mais”

” Não creio ser um homem que saiba. Tenho sido sempre um homem que busca, mas já agora não busco mais nas estrelas e nos livros. Começo a ouvir os ensinamentos que meu sangue murmura em mim.”

” Quando temos medo a alguém é porque demos a esse alguém algum poder sobre nós; “

” Hoje sei muito bem que nada na vida repugna tanto ao homem do que seguir pelo caminho que o conduz a si mesmo”

“Quando um animal ou um homem orienta toda a sua atenção e toda a sua força de vontade para determinado fim, acaba por consegui-lo. O mesmo acontece com o que antes dizíamos. Se observarmos uma pessoa com suficiente atenção, Acabaremos por saber mais da pessoa do que a própria pessoa”

VALE A PENA?

Demian é um destes livros que vale a pena ser relido várias vezes durante a vida. As reflexões mudam conforme você também muda. Apesar de todos os livros de Hesse possuírem tal similaridade, Demian consegue ser uma de suas melhores obras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s