CORRIGINDO O ERRO DO ANDROIDX NO FLUTTER


#flutter#android#androidxPedro Massango18 de jul. de 2019 ・4 min read

Artigo sobre um erro muito comum para desenvolvedores Flutter, o problema com a depreciação de certas dependências do projeto android. Trago desta vez, a tradução de um artigo originalmente publicado por CarlosMillan, que nos mostra então como resolver este problema.


Olá Flutterverse, hoje Eu venho discutir um problema que têm ocorrido quando estamos construindo nosso aplicativo Flutter, e aparece uma mensagem dizendo que este projeto é incompatível com AndroidX.

Isto acontece quando um pacote ou dependência do projeto migrou para AndroidX ou quando as bibliotecas do android.support (que estão em desuso) são incompatíveis com AndroidX (que veio para substituir ele).

Na maioria das vezes você pode consertar fazendo o downgrade da versão do pacote com problema, mas caso não funcionar (aconteceu comigo), então, siga os passos abaixo:

Como resolver este problema

  1. Abra o projeto flutter com o Android Studio. Sim, Eu sei que ele é pesado e você não usa ele, mas você precisa consertar o problema.
  2. Na esquerda, na árvore de arquivos, nós procuramos pela pasta Android e fizemos click direito nele, clica na opção Flutter e a seguir em Open Android module in Android Studio. Se abrir uma janela Open Project, clique no botão This Window.
  3. A seguir aparece uma janela informando que é aconselhável atualizar o plugin do Gradle. Nesta janela nos clicamos no botão Update.
  4. No Android Studio clicamos no menu Tools -> SDK Manager -> SDK Tools e verificamos se selecionamos a opção Google Play Services. Caso a caixa esteja desmarcada, marcamos ela e a seguir instalamos ela.
  5. Depois de instalado o Google Play Services, no painel esquerdo nós procuramos pela pasta android -> app e abrimos o ficheiro gradle.build, procure pela propriedade compileSdkVersion e alteramos o valor para 28.
  6. Abra o ficheiro gradle.properties e adicione as seguintes linhas:
  • android.useAndroidX=true
  • android.enableJetifier=true

7. A seguir na árvore de ficheiros no painel esquerdo, por cima altera o modo Android por Project, faça clique esquerdo na pasta android e selecione a opção Migrate to AndroidX. Uma janela irá aparecer informando que irá fazer um backup se quisermos, a seguir clicamos no botão Migrate. Seleccionamos onde nós queremos salvar a copia, se nós decidimos na janela anterior e depois clicamos OK.

8. Comece a executar os processos e, em seguida, informar-nos se tudo correu bem.

9. Depois disso, é uma boa ideia executar o comando flutter clean para eliminar a pasta build e executamos o aplicativo, o erro não irá aparecer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s