10 SOLUÇÕES PARA QUANDO O WINDOWS ATINGE USO DE DISCO 100%


Se o seu computador está lento ou travando, pode ser que a causa seja o uso de disco 100% no Windows. Caso isso esteja acontecendo com você, aqui listamos 10 maneiras de resolver o problema.

Priscilla Kinast

 Por PRISCILLA KINAST
em 09/09/2020 13:54Mais sobre

10 soluções para quando o Windows atinge uso de disco 100%

https://2f90dbc8ed5d5ff6a5390811eb593105.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

Muitos usuários do Windows 10 infelizmente se deparam com um problema bastante irritante, que faz com que o tempo de resposta do seu computador seja lento, e ele trave. Esse problema é o uso de disco do Windows, que atinge 100%. É possível verificar isso ao consultar o Gerenciador de Tarefas. Se você está passando por este problema no seu computador, aqui trazemos uma lista com 25 soluções.

O Gerenciador de Tarefas fornece muitas informações sobre os processos que estão sendo executados atualmente em sua máquina. Entre as métricas, você pode monitorar com uso do disco do seu computador. Se você observar que o uso de disco está em 100%, isso significa que sua máquina atingiu o limite máximo, e o desempenho do sistema será prejudicado. Você precisa aplicar uma ação corretiva.

Aqui estão 10 métodos que você pode usar para tentar resolver o problema de alto uso do disco em seu sistema Windows 10. Mas antes vamos entender porque normalmente isso acontece.

Causas de 100% de uso de disco no Windows 10

Existem várias causas para que seu disco atinja 100% de uso, como as causas da lista abaixo:

  • Atualizações pendentes do sistema Windows.
  • Malware e vírus no computador.
  • Configuração problemática do arquivo de página.
  • Problemas de hardware, como setores defeituosos do HD ou SSD.
  • Drivers de sistema desatualizados
  • Mau funcionamento do software.
  • Arquivos de sistema corrompidos.

1. Reinicie seu sistema

Muitas vezes, reiniciar sua máquina pode resolver diversos tipos de problemas, e isso inclui o problema de uso de 100% do disco do Windows 10. Embora possa parecer uma solução muito simples, ela funciona em grande parte dos casos, e não custa tentar, já que é uma das soluções mais simples desta lista.

Certifique-se de usar a opção “Reiniciar”, que reinicia seu sistema, ao contrário da opção ” Desligar “, que preserva o estado do sistema e pode não resolver o problema do disco.

2. Atualize o sistema operacional

Ao instalar as atualizações mais recentes do seu sistema operacional, muitas vezes você acaba resolvendo alguns problemas misteriosos do Windows 10. Verifique se há atualizações disponíveis indo em “Atualização e segurança” no aplicativo Configurações do Windows.

Lá você confere se há novas atualizações e pode instalá-las se disponíveis. O sistema atualizado ficará mais otimizado, e você pode notar uma melhora no desempenho em geral, incluindo o do disco rígido.

Configurações > Configurações de atualização e segurança > Windows Update.https://2f90dbc8ed5d5ff6a5390811eb593105.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

hs
Configurações > Configurações de atualização e segurança > Windows Update.

3. Remova malwares

Se seu computador estiver infectado com malware, isso irá causar um pico de uso do disco. E se você não tem um software antivírus rodando em segundo plano, esse é um risco real, afinal, a internet está cheia de ameaças. Se esse for seu caso, providencie imediatamente a instalação de um bom antivírus.

Você pode conferir a nossa lista com os melhores antivírus pagos, que fornecem proteção premium. Mas caso não possa pagar por isso, há os softwares gratuítos, que inserimos nessa nossa lista, ou até melhor, a lista de antimalwares gratuítos. Com eles, pode resolver o problema sem gastar dinheiro com isso.

Com o antivírus instalado no seu PC, faça uma varredura em seu disco rígido, em busca de uma possível infecção. Isso pode ser um processo demorado, pois o disco já está sendo muito usado, mas pode ser necessário identificar e remover o software malicioso e assim resolver o problema do uso de disco 100%.GAMESAntivírus impacta o desempenho dos jogos no PC?

4. Desligue temporariamente o software antivírus

Se por um lado o antivírus é um grande aliado, por impedir os malwares no seu sistema operacional, por outro lado ele gasta boa parte da energia do seu disco. E isso é um problema sério quando o uso do disco está em 100% no Windows 10. Por isso, vale a pena tentar desligar o antivírus temporariamente.

Teste, veja se isso melhora o uso do disco e o desempenho da sua máquina. Em caso afirmativo, você pode tentar um outro antivírus, mais leve. E cabe ressaltar que até mesmo o Windows Defender pode causar problemas, ao aumentar o I / O e o uso da rede, o que pode levar a um alto uso do disco. Você pode conferir como desabilitar o Windows Defender no Windows 10.

5. Altere a energia de equilibrada para alto desempenho

Quando você deixa o seu notebook ou computador no modo de energia equilibrada, acaba abrindo mão do desempenho do sistema a fim de economizar energia, especialmente em notebooks. Mas se você está enfrentando o problema de uso de disco 100% no Windows, convém desativar essa opção para proporcionar mais energia para seu sistema operacional. Aliás, a mudança nas configurações de energia funciona em muitos casos, então, vale a pena tentar.

Para isso, execute o seguinte procedimento:

  1. Vá em Opções de energia > Alterar configurações do plano > Alterar configurações avançadas de energia.
  2. Selecione a opção Alto desempenho na caixa suspensa, e certifique-se de que todas as configurações do plano estejam definidas como padrão.
Selecione a opção Alto desempenho na caixa suspensa.
Selecione a opção Alto desempenho na caixa suspensa.

6. Desinstale qualquer atualização do Flash Player

Desinstalar as atualizações do Adobe flash player também é relatado como uma boa solução que ajudou alguns usuários a sair da utilização do disco 100% no Windows 10.https://2f90dbc8ed5d5ff6a5390811eb593105.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

  1. Para fazer isso, vá em Configurações > Atualização e segurança > Windows Update > Opções avançadas > Exibir histórico de atualizações > Desinstalar atualizações.
    Atualização e segurança > Windows Update > Opções avançadas > Exibir histórico de atualizações > Desinstalar atualizações” src=”https://www.oficinadanet.com.br/imagens/post/32705/330xNxwhatsapp-image-2020-09-08-at-22-05-59.jpeg.pagespeed.ic.ef7efd1872.jpeg” srcset=”https://www.oficinadanet.com.br/imagens/post/32705/660xNxwhatsapp-image-2020-09-08-at-22-05-59.jpeg.pagespeed.ic.ef7efd1872.jpeg 2x”>Configurações > Atualização e segurança > Windows Update > Opções avançadas > Exibir histórico de atualizações > Desinstalar atualizações
  2. Em seguida, localize o Adobe Flash Player na lista.
    AdobeDesinstale a atualização do Flash Player.
  3. Desinstale a atualização do Flash Player.

TECNOLOGIAAdobe Flash Player chega ao fim em 2020

7. Desative o Superfetch

Embora o Superfetch seja um recurso do Windows 10, ele pode acabar causando problemas. Mas o bom é que você pode desativar este serviço temporariamente com o comando: net.exe stop superfetch.

Atenção: Se você não está achando o serviço Superfetch, não se preocupe, pois ele não sumiu do services.msc. Ele esta lá, mas no seu caso, por algum motivo, ele está com outro nome: Sysman.

Para desativar o serviço permanentemente, sega este procedimento:

  1. Pressione o Windows key+R, digite services.msc e clique em Enter.
  2. A janela de serviços será aberta. Selecione a entrada superfetch (ou Sysman) e clique duas vezes sobre essa opção para atualizar suas propriedades.
    Selecione DisabledSelecione o superfetch (ou Sysman)
  3. Selecione Disabled em Startup type e, a seguir, OK para salvar suas alterações.
    Selecione DisabledSelecione Disabled

8. Redefina a memória virtual no Windows 10

A memória virtual trata seu disco como se fosse RAM, e o usa para armazenar arquivos temporários quando ele fica sem RAM real. Os erros no pagefile.sys podem acarretar no uso do disco 100% em seu Windows 10. A solução para esse problema é redefinir as configurações da memória virtual. Siga estas etapas abaixo.

  1. Nas “Propriedades do sistema” do seu computador, clique em “Configurações na seção Desempenho.
    clique em Configurações.clique em “Configurações.
  2. Selecione a guia “Avançado” e clique no botão “Alterar“.
    Clique em Alterar.Clique em Alterar.https://2f90dbc8ed5d5ff6a5390811eb593105.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html
  3. Certifique-se de que a caixa intitulada “Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação” esteja marcada.
    Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginaçãoGerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação
  4. Clique em OK e reinicie o computador. Isso inibirá o uso de memória virtual e pode melhorar o desempenho do disco do sistema.

9. Execute a verificação de disco

A verificação de disco pode mostrar se há algum problema físico com o disco rígido. Normalmente, um alto uso do disco indica que há um aplicativo ou problema lógico direcionando o uso do disco, mas vale a pena descartar qualquer dano físico. Execute a verificação do disco e observe seus resultados.

10. Corrija o driver StorAHCI.sys

As redefinições do controle de disco podem serem causada por vários fatores. Um dos mais conhecidos é que alguns modelos de Interface de controle de host avançado PCI-Express (AHCI PCIe) causam esses sintomas no Windows 10, quando executados com o driver StorAHCI.sys da caixa de entrada.

Devido a um bug de firmware, a unidade de estado sólido (SSD) não completa entrada / saída adequadamente quando o modo Message Signaled Interrupt (MSI) está habilitado. Como resultado, a pilha de armazenamento do Windows tenta redefinir o dispositivo após aguardar uma leitura / gravação sem resposta por um período de tempo.

Portanto, para resolver o uso de disco 100% no Windows 10 você pode desabilitar o modo MSI por meio do registro. Siga o guia abaixo:

Identifique se você está executando o driver AHCI da caixa de entrada (StorAHCI.sys)

  1. Pressione “Win + R” para abrir o Executar e digite “devmgmt.msc“. Após isso, pressione Enter.
  2. Em “Controles IDE ATA / ATAPI“, clique com o botão direito em “Controlador SATA AHCI padrão” e selecione “Propriedades“.
    PropriedadesControles IDE ATA / ATAPI > Controlador SATA AHCI padrão > Propriedades
  3. Navegue até a guia “Driver” e clique em “Detalhes do driver“. Se você ver “storahci.sys” na lista, você está executando o driver da caixa de entrada.
    Detalhes do driverDetalhes do driver

Desative o MSI para o controlador no registro

  1. Na mesma janela de propriedades, navegue até a guia “Detalhes” e selecione “Caminho da instância do dispositivo” no menu suspenso Propriedades. Preste atenção ao valor que começa com PCI VEN, que será útil na etapa 3.
    Caminho da instância do dispositivoCaminho da instância do dispositivo.
  2. Abra o editor de registro digitando “regedit” na mesma caixa Executar.
  3. Navegue até “HKEY_LOCAL_MACHINE System CurrentControlSet Enum PCI <AHCI Controller> Device Parameters Interrupt Management MessageSignaledInterruptProperties“, onde <AHCI Controller> se refere ao caminho da instância do dispositivo que você observou na Etapa 1.
    PCI VENPCI VEN
  4. Altere o valor da chave MSISupported de “1” a “0”.
    1
  5. Reinicialize a máquina e veja se a utilização do disco do Windows 10 não está mais em 100%.

Conclusões

Se esses métodos não resolverem o seu problema com o uso do disco 100% em seu Windows 10, talvez você precise substituir o disco rígido.

A última coisa a tentar é desabilitar todos os processos de desfragmentação automática em execução, pois eles podem estar causando problemas.

No geral, o disco rígido nunca deve estar em 100% de uso; portanto, se estiver, há algum motivo para a condição. Você precisa corrigir o problema ou arriscar um computador muito lento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s