você já ouviu falar sobre subconsciente e inconsciente


subconsciente e inconsciente

Com certeza, em algum momento da vida, você já ouviu falar sobre subconsciente e inconsciente, não é mesmo? Mas você sabe a real diferença entre os dois conceitos? Pois é. Muitas pessoas confundem o significado das palavras ou até mesmo usam ambos os termos de maneira indiscriminada.

Entretanto, é importante conhecer cada um deles, pois os dois conceitos citados anteriormente têm a capacidade de interferir diretamente em nossos pensamentos e, por consequência, na vida de cada um.

Para compreender as principais diferenças entre os dois termos, acompanhe o post a seguir e descubra o poder do subconsciente e inconsciente na vida e no comportamento das pessoas. Preparado para aprender a utilizar a mente a partir de um outro nível? Então, vamos lá!

Subconsciente e inconsciente: o que significam e qual a diferença entre eles?

Em palavras simples, podemos dizer que o inconsciente é o “local” onde estão arquivadas todas as informações que absorvemos ao longo da vida. Porém, este “banco de dados” encontra-se reprimido pelo nosso cérebro e não é acessado diariamente pela mente consciente.

O motivo desse arquivamento acontece de maneira natural ou, também, pode ser oriundo de traumas como em casos de acidentes, mortes repentinas, abusos, experiências dolorosas etc. Para que consigamos seguir “normalmente” com a vida, esses pensamentos são realocados no cérebro e ficam abaixo da memória acessível.

De acordo com estudos de Freud, o inconsciente tem a capacidade de desencadear doenças, neuroses, distúrbios e outros problemas mentais.

Por sua vez, o subconsciente está localizado abaixo da consciência e pode ser facilmente acessado se você se esforçar para isso. Um exemplo é a memorização de números telefônicos, de placas de automóveis, nomes de ruas e pessoas. Esta memória está presente no subconsciente e você até pode esquecer a informação momentaneamente. Porém, se você pensar muito, poderá resgatar a mensagem.

É importante dizer que todas as lembranças que você consegue acessar sem esforço ou atenção são consideradas memórias conscientes. Entretanto, quando você precisa raciocinar para lembrar de algo, você está acessando o subconsciente. Simples, não é mesmo?

Portanto, a principal diferença entre o subconsciente e o inconsciente é que este último conceito, de acordo com Freud, atua como um mecanismo de proteção sobre a mente. O inconsciente aloja tudo aquilo que é nocivo para a nossa saúde mental e arquiva em um local de difícil acesso.

Você até poderá reencontrar memórias traumáticas, mas precisará de sessões terapêuticas e influências externas para “descascar” as inúmeras camadas que protegem essas informações.

Como o subconsciente e inconsciente influenciam a sua vida?

O subconsciente tem a capacidade de atuar com um espelho: ele capta todas as informações, pensamentos negativos e positivos e transforma em realidade. Isso só é possível graças à incapacidade de distinguir a realidade da imaginação. Portanto, se você direcionar a imaginação para resultados negativos e prejudiciais, você direciona o subconsciente ao fracasso.

Porém, ao direcionar pensamentos para coisas boas, como conquistas pessoais, você dá a ideia ao subconsciente de que já possui tal objeto de desejo e ele preparará você para manifestar isso na realidade. Por isso, a repetição é a chave para o sucesso. Escreva diariamente suas metas e objetivos. Mentalize repetidamente suas conquistas e imagine que você já tem aquilo que deseja: um carro novo, a promoção no trabalho, a cura de doenças, um objetivo pessoal etc.

O subconsciente é uma ótima ferramenta para influenciá-lo a alcançar objetivos e conquistar sonhos. Para se ter uma ideia, a influência do subconsciente é tão significativa na vida das pessoas que tem sido objeto de estudo por neurocientistas da University College, em Londres.

De acordo com pesquisas, nossa mente é bombardeada por sons, imagens e sensações que influenciam diretamente o que pensamos e como agimos. Com isso, nossas atitudes são fruto de pensamentos subconscientes, pois não temos tempo de pensar racionalmente a todo momento.

Por isso é importante destacar a importância de direcionar nossos pensamentos a atitudes positivas e prósperas. De nada adianta almejar sucesso e realização profissional/pessoal se você está imerso em negatividade e atitudes autodestrutivas. O subconsciente absorverá todos os estímulos e você será uma pessoa estagnada em todos os setores da vida.

Nada é impossível para uma mente que opera nos princípios da positividade.

Como dominar a mente e controlar essas influências?

Para que conseguir utilizar os benefícios do subconsciente e inconsciente ao seu favor, é necessário realizar uma reprogramação mental. Ou seja, você deve estar consciente de que a mente exerce um poder significativo sobre seus pensamentos e atitudes. Portanto, assuma as rédeas da vida a partir do seu pensamento.

Deixe as crenças limitantes no passado, busque motivação tanto na vida pessoal quanto no ambiente profissional, desarme-se de preconceitos e julgamentos sobre si e sobre os outros. Você pode conseguir tudo isso e muito mais apenas utilizando a mente de maneira correta.

O mercado disponibiliza diversos treinamentos para aprimorar o domínio mental, como é o caso da metodologia Protagon. Esse treinamento revolucionário foi desenvolvido com base em estudos, pesquisas e experiências de campo em diversos lugares do mundo. O objetivo principal é trabalhar o autoconhecimento de forma profunda, desenvolvendo a mente para trabalhar valores, desejos de vida e emoções como você nunca viu.

O método utiliza princípios simples e eficientes, que podem ser aplicados imediatamente na vida de qualquer pessoa. Você conseguirá desbloquear padrões que impedem o crescimento e a utilização correta da mente como um todo.

Por isso, se você quer se beneficiar das vantagens do subconsciente e inconsciente para alcançar seus objetivos na vida, saiba que desenvolver a mente é o primeiro passo para que isso aconteça. Não tenha medo de mudar e, principalmente, acredite em você mesmo e reconheça que você é capaz de conquistar tudo o que sempre sonhou. Tudo que você precisa é investir em si mesmo e sair da zona de conforto.

E, você? Gostou do nosso post sobre as particularidades e importância do subconsciente e inconsciente no comportamento das pessoas? Então, compartilhe o texto nas redes sociais e mostre aos seus amigos como é possível mudar de vida de uma vez por todas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s