POR QUE TERAPIA ABA?


ABA é uma sigla que em inglês significa Applied Behavior Analysis e se traduzirmos para o português temos Análise do Comportamento Aplicada, que é uma a ciência que estuda o comportamento humano.

Em 1913 John Watson trouxe a premissa de que todo comportamento é controlado por eventos do ambiente.

Em seguida veio B. F. Skinner e clarificou dizendo que o comportamento controla a futura ocorrência do comportamento. Skinner é considerado o pai da Análise do Comportamento Aplicada (ABA)

A ABA é uma ciência aplicada a qual possui princípios e estratégias. Ficou amplamente conhecida quando em 1987 Dr. Ivar Lovaas publicou um estudo com um grupo de 59 crianças autistas, examinando a melhor maneiras das mesmas aprenderem. E ele descobriu que o grupo de 19 crianças que receberam 40 horas por semana de atendimento um para um de Terapia ABA tiveram melhores avanços.

Desse grupo aproximadamente 47% se tornaram indistinguíveis de seus pares da mesma idade numa sala de 1 ano. Esse estudo foi o primeiro que deu esperanças as famílias de crianças autistas sobre o desenvolvimento das mesmas.

Em seguida muitos outros estudos foram feitos, chancelando a intervenção ABA a melhor opção para crianças autistas, e também com outras dificuldades e atrasos no devolvimento tais como: TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), Síndrome de Down, e demais atrasos e dificuldades.

Dentro da mesma ciência ABA, nós temos diferentes formas de aplicações tais como: Comportamento Verbal, Tentativa Discreta, Ensino em Ambiente Natural, todas são ABA mas são diferentes formas de aplicações.

Quais são os maiores desafios na sua prática hoje?

  • Você possui alunos com atraso no desenvolvimento na sua sala de aula, e é cobrado que você exerça seu papel de professora?
  • Recebe demandas em seu consultório para intervenção, cada vez mais cedo, de crianças com atrasos ou suspeitas de algum transtorno do desenvolvimento?
  • Você sente que não foi preparado completamente na faculdade para esta atuação?
  • Mesmo já tendo pós graduações no seu currículo, parece que ainda te faltam elementos práticos de atuação?
  • Sofre uma grande cobrança e sente na pele a frustração das famílias devido aos atrasos no desenvolvimento de seus filhos?
  • De repente os planos de saúde, e famílias estão solicitando um profissional chamado Terapeuta ABA para os casos de Autismo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s