O protocolo VB-MAPP é uma sigla em inglês que no português significa “Avaliação de Marco do Desenvolvimento e Programa de Nivelamento”


O protocolo VB-MAPP é uma sigla em inglês que no português significa “Avaliação de Marco do Desenvolvimento e Programa de Nivelamento”. É um instrumento bastante falado e conhecido dentro da ABA e hoje vamos esclarecer as principais informações sobre ele.

Como surgiu o VB-MAPP?

O VB-MAPP veio da intervenção para autismo com maior evidência científica, a Análise do Comportamento Aplicada, a terapia ABA. Mas ele vem também de outra área: a teoria de comportamento verbal. Essas duas áreas são como teorias base para a criação desse instrumento. 

Por isso, para entender melhor sobre o VB-MAPP se faz necessário entender também o que é a teoria de comportamento verbal.

Skinner, o pai da análise do comportamento, escritor formado em letras com doutorado em psicologia, escreveu um livro (Comportamento Verbal) em que foi analisada a linguagem de uma maneira pioneira.

Ele entende que a linguagem é um comportamento que também pode ser aprendido e todos somos capazes de aprender a linguagem. Assim, a linguagem está exposta ao mesmos princípios de aprendizagem de qualquer outro comportamento. Ou seja, assim como andar ou ler, se comunicar é também um comportamento. 

A partir disso, o que o Skinner chegou a conclusão de que o desenvolvimento da linguagem é modelado de acordo com o efeito que produz no ambiente.

Por exemplo, quando um bebê chora, o que ocorre? Sua mãe o socorre, o ajuda, atende as suas necessidades. Com isso, ele aprende que para que ele tenha suas necessidades atendidas, ele precisa chorar.

Desta forma, o VB-MAPP se baseia nessas duas teorias: ABA e Teoria Comportamental Verbal. 

vb-mapp

O que é o VB-MAPP e como funciona?

O VB-MAPP foi feito para oferecer um levantamento de uma amostra demonstrativa das habilidades verbais e relacionadas da criança. O que essa criança sabe com relação ao comportamento verbal dela, sua linguagem e as habilidades que influenciam e são influenciadas por ela no desenvolvimento da linguagem?

A partir disso, o protocolo foi desenvolvido com base em 5 componentes, que mostraremos detalhadamente agora.

1. Avaliação de Marcos

Uma avaliação que contem 170 marcos da linguagem e aprendizado dividido em 16 domínios, essa organização se dá em 3 níveis de acordo com a idade cronológica da criança. Ou seja, nível 1 de 0-18 meses, nível 2 de 18 a 30 meses, e nível 3 de 30 a 48 meses.

2. Avaliação de Barreiras

Nesta etapa são avaliadas 24 barreias para o desenvolvimento, aprendizado e linguagem da criança. Por exemplo, algumas barreiras encontradas: tato comprometido, imitação comprometida, comportamento de ouvinte comprometido, falha na generalização.

3. Avaliação de Transição

Tem o objetivo de fornecer uma avaliação objetiva das habilidades e capacidades das crianças em 18 áreas mensuráveis, para ajudar educadores e pais a tomarem decisões no que tange o processo educacional e prioridades da criança, como o ambiente educacional.

4. Avaliação de Tarefas e Habilidades de Apoio

Esta é uma avaliação de 750 habilidades dividas em 14 domínios, com o foco de uma avaliação mais detalhada das habilidades da avaliação de Marcos e que serve de apoio para profissionais no desenvolvimento do Plano de Ensino Individualizado. 

5. Nivelamento VB-MAPP e Objetivos de Plano de Ensino

A avaliação fornece um direcionamento para a elaboração do PEI e é um auxílio para os profissionais na seleção do número de objetivos traçados.

Quem pode aplicar o VB-MAPP e qual sua importância?

Para aplicar este protocolo, é essencial que haja conhecimento na Teoria de Comportamento Verbal, ter conhecimento básico na Análise do Comportamento Aplicada, além de conhecimento da estrutura básica da linguagem, desenvolvimento da linguagem e conhecer o Manual da Aplicação desta ferramenta.

O VP-MAPP é um protocolo importante porque abrange diversas questões essenciais para a intervenção, como, por exemplo:

  • quais habilidades devem ser prioridades na intervenção;
  • em qual nível a intervenção deve começar;
  • quais estão sendo as barreiras para o desenvolvimento da linguagem e do aprendizado;
  • quais as estratégias de ensino especificas;
  • qual o melhor ambiente educacional para a criança;
  • e outras dúvidas relacionadas.

Você deseja conhecer mais sobre esse assunto? Então clique aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s