15 FATOS SOBRE OS SONHOS LÚCIDOS QUE FARÃO VOCÊ QUESTIONAR A REALIDADE


Tem certeza de que você não está sonhando agora?by Caroline KeeBuzzFeed Staff💬 Ver 11 comentários

Todas as noites nosso cérebro constrói uma realidade que é completamente separada do mundo real. Geralmente, a experiência do sonho parece tão real que nos não percebemos que se trata de um sonho até que acordemos. Mas, às vezes, as pessoas percebem que estão sonhando durante o sonho — e assim elas passam a ter a habilidade de controlar e dobrar a realidade onírica.

Os sonhos lúcidos parecem coisa de filme de ficção científica, mas eles acontecem de verdade. Mas como e por que os sonhos lúcidos ocorrem? Nós falamos com dois especialistas para descobrir: Susana Martinez-Conde, Ph.D., professora e diretora do Laboratório de Neurociência Integrativa do Centro Médico SUNY e o “Doutor do Sono” Michael Breus, Ph.D., psicólogo clínico e associado à Academia Americana de Medicina do Sono.

1. Um sonho lúcido começa como qualquer sonho normal.

PUBLICIDADE

https://f9dcb958bf87c923ecaf72209548cbdd.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

2. Mas quando você começa a ter um sonho lúcido, subitamente percebe que o mundo do sonho não é real.

Pandora Cinema / Via lifesafjoke.tumblr.com

E quando você se torna consciente ou “lúcido”, pode controlar e manipular aspectos da realidade do sonho, diz Breus.

O sonho lúcido foi descrito pela primeira vez em 1913 pelo psiquiatra holandês Frederick Van Eeden ao narrar um sonho no qual ele pôde agir de forma voluntária e tinha plena consciência de sua vida real — porém ele ainda estava dormindo tão profundamente que não havia estímulos externos ou sensações corporais que influenciassem na sua percepção do sonho.

Isso é o que torna um sonho lúcido diferente de uma alucinação — seu corpo físico está em sono profundo e não pode efetivamente sentir nada que você faz, mesmo estando consciente e tendo o controle.

3. Os cientistas não estão certos sobre o que faz com que as pessoas percebam que estão sonhando e transformem aquilo num sonho lúcido.

PUBLICIDADE

4. É mais provável que os sonhos lúcidos aconteçam durante a fase de sono REM.

5. Sonhos lúcidos não são a mesma coisa que pesadelos.

PUBLICIDADE

6. Aproximadamente metade da população já teve um sonho lúcido e a maioria das pessoas começa a tê-los ainda na juventude.

7. Não há uma causa conhecida para os sonhos lúcidos, mas eles podem estar vinculados a pessoas mais introspectivas ou a pessoas que têm uma quantidade maior de massa cinzenta no cérebro.

TedEd / Via teded.tumblr.com

“Estudos têm mostrado que as pessoas que são mais introspectivas e que refletem mais sobre seus pensamentos são mais propensas a ter sonhos lúcidos do que as outras”, diz Martinez-Conde. Há alguns dados que mostram que pessoas que conseguem ter sonhos lúcidos também tendem a ter maior habilidade metacognitiva, que é basicamente a capacidade de refletir e perceber melhor os próprios estados mentais. Basicamente, quando você realmente pensa sobre o pensamento.

Imagens de ressonâncias magnéticas nos cérebros de pessoas que frequentemente têm sonhos lúcidos têm mostrado que há um volume maior de massa cinzenta no cérebro delas”, diz Breus. A massa cinzenta do cérebro trata do pensamento consciente, da memória, da tomada de decisões e do autocontrole. Então, isso pode aumentar a capacidade metacognitiva de uma pessoa e, portanto, a sua tendência de ter sonhos lúcidos.

“Há também um aumento na frequência dos sonhos lúcidos entre pessoas com narcolepsia, mas não estamos totalmente certos sobre as razões que fazem com que isso aconteça”, diz Breus.

PUBLICIDADE

8. Pode ser que o sonho lúcido seja apenas uma habilidade inata — como balançar as orelhas.

FX / Via giphy.com

Os especialistas concordam que ser capaz de ter sonhos lúcidos é provavelmente apenas uma habilidade inata ou uma habilidade natural com a qual algumas pessoas nascem. “O sonho lúcido não é necessariamente uma vantagem — é apenas uma capacidade estranha que as pessoas podem ter ou não”, diz Breus.

9. E como qualquer outra habilidade, você pode melhorá-la com a prática.

Warner Bros / Via fashion-wallflower.tumblr.com

“As pessoas que têm sonhos lúcidos podem desenvolver as suas habilidades para melhorar suas ações de acordo com as coisas que lhes são solicitadas e podem até mesmo encontrar soluções criativas para problemas em seus sonhos”, diz Breus. As técnicas variam, mas a maioria delas envolve ter a intenção de ter um sonho lúcido (dizendo para si mesmo, dizendo para outra pessoa, escrevendo no papel etc.) ou fazer certos exercícios mentais antes de dormir.

Você pode ver alguns deles no Lucidity Institute, criados pelo especialista em sonhos lúcidos Stephen LeBerge, Ph.D.

PUBLICIDADE

10. Se você nunca teve um sonho lúcido, existem formas de ensinar a si mesmo o que fazer para ter um.

“O fato de você nunca ter tido um sonho lúcido antes não quer dizer que nunca terá um”, diz Martinez-Conde. Existem diferentes técnicas para induzir conscientemente os sonhos lúcidos, mas o que vai funcionar depende e varia para cada pessoa. “A simples intenção de ter um sonho lúcido e dizer a si mesmo que isso vai acontecer ou que você terá mais controle no sonho antes de dormir pode ajudar”, explica Martinez-Conde.

Segundo Breus, outro método popular é começar desenhando um X na parte de trás da sua mão e olhar para ele de hora em hora até que se torne um hábito por uma semana ou duas. A ideia é que você pode, então, também olhar para baixo procurando o X durante um sonho e, se perceber que ele não está lá, saberá que está sonhando e estará lúcido, ele explica. Outros “testes de realidade” semelhantes poderiam ser coisas como ver se você tem cinco dedos ou verificar se você é capaz de passar a mão através de uma parede. O fato é: as experiências de sonhos lúcidos são super subjetivas e, por isso, é difícil encontrar uma técnica definitiva que funcione para todos.

11. O grau de consciência e controle em um sonho lúcido pode variar.

PUBLICIDADE

https://f9dcb958bf87c923ecaf72209548cbdd.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

12. O sonho lúcido não vai influenciar a sua vida real.

13. Temas comuns incluem aventuras e sexo. É óbvio.

PUBLICIDADE

14. Pode ser que você nunca tenha um sonho lúcido na sua vida e isso é completamente normal.

15. E os sonhos lúcidos não trazem nenhum benefício além da diversão e de ter sonhos memoráveis.

Warner Bros / Via maudit.tumblr.com

Até o momento, não foram comprovadas vantagens em ter um sonho lúcido. Claro, ele pode ser legal, misterioso e surpreendente, mas os especialistas alertam contra o fato de ler demais sobre o fenômeno. “Eles podem ser uma parte muito memorável e divertida de sua vida”, diz Martinez-Conde, mas não são necessários para você tirar o máximo proveito dos estados de sono ou da sua vida acordado.

  1. Você tem sonhos lúcidos?Nunca.Já tentei, mas não funcionou.Às vezes, mas eles não são muito intensos.O tempo inteiro — eu faço as coisas mais malucas nos meus sonhos!Eu nem sei se isso aqui é um sonho lúcido ou a vida real SOCORRO!

VEJA OS RESULTADOS

Compartilhar

PUBLICIDADE

https://f9dcb958bf87c923ecaf72209548cbdd.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html

O que você achou?

  • 46love
  • 14O MELHOR
  • 8HAHAHA
  • 7FAIL
  • 6WTF
  • 4heartbroken
  • 3MEU DEUS

BuzzFeed Daily

Keep up with the latest daily buzz with the BuzzFeed Daily newsletter!Newsletter signup formSeu endereço de email (Obrigatório)Cadastrar

11 comentários·Faça login para comentar

Order by:Most HeartsMost Recent

  • fontenelea42há 2 mesesRapaz, Eu me identifiquei muito com isso, eu consegui tomar controle do meu sonho que eu não sei como ficou muito estanho e descobri que estava sonhando, eu falei em voz alta e falei que queria ficar rápido e logo depois começei a correr e foi a última coisa que eu lembro mais o estranho… Consulte mais1
  • mixellycastro18há 11 mesesJá tive sonhos que pareceu real, mas o de hj foi fora do normal, tive um dia muita agitado e fui dormir, muito cansada, meu foi com meu namorado me traido e me largando e me humilhava, só que eu não tava conseguindo acredita pq na vida real ele não nada como no sonho, ele era muito… Consulte mais1
  • Klaudyhá 1 anoRealmente quem estuda e discursa sobre esse tema não passou pela experiência extenuante de se ter sonhos lúcidos tantas vezes que no decorrer do dia fica difícil saber se sonhou ou praticou tal ação. Eu peço em oração toda noite para ter uma noite sem sonhos, pois sinto que sonhar… Consulte mais1
  • j458585299há 4 anosNão interfere na vida real disse o Phd…. não na dele, mas eu tenho sonhos lúcidos toda vez que durmo, muito cansativo, e chega um momento em que realmente não sabemos se foi real ou se foi sonho, recomendo o filme “abre los ojos” ou “vanilla sky” onde claramente sabemos quando ele… Consulte mais1
  • samuelsg00há 28 diasEu domino bem técnica, a parte difícil mesmo é conseguir se concentrar e ficar calmo no sonho pra que a gente não acorde.

Veja mais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s