Como superar dificuldades?


como superar dificuldades quando nada parece fazer sentido

Como superar dificuldades? Como é possível cumprir objetivos e realizar sonhos se tudo aquilo a que você se propõe parece tão complicado? Como evoluir na vida se qualquer movimento que você faz no dia a dia parece demandar um enorme esforço?

Eu ouço esse tipo de desabafo de homens e mulheres todos os dias. E é muito desanimador quando você se vê em uma situação como essa, envolto em uma espécie de rede de culpa, de ansiedade, com uma sensação de que tudo dá errado e de que nada faz sentido. Então, você se pergunta, será que esse momento vai passar? Como superar dificuldades?

É claro que eu já me vi em situações bem parecidas a essas. E ainda enfrento momentos difíceis, do tipo que há algum tempo eu não conseguiria de jeito nenhum enxergar uma maneira de superar.

A diferença é que hoje eu tenho a certeza de como mudar isso. E vou te ensinar algumas das minhas estratégias.

Você já passou por isso

A primeira coisa que você precisa ter em mente é: essa não é a primeira vez que você passa por um momento difícil.

Você já enfrentou momentos de estresse no trabalho, ou perdeu alguma pessoa querida, ou teve de lidar com uma dívida pesada, ou enfrentou um relacionamento em crise, ou teve problemas para largar algum hábito ruim ou mesmo começar alguma coisa nova. E, de alguma forma, você conseguiu reverter a situação.

E sabe por quê? Porque você já tem dentro de você as principais ferramentas que precisa para isso: o seu foco e a sua paciência. Você só precisa saber como desenvolvê-las.

Quando digo paciência, não me refiro a você ficar parado esperando o momento difícil acabar. Ter paciência é saber que essa dificuldade faz parte de um processo. Por isso, estabeleça metas diárias e não se cobre tanto.

Lembre-se de ser gentil consigo mesmo. Os tempos complicados começam a ser superados quando você percebe que eles também são uma criação da sua mente. Não foi assim da outra vez?

Se estiver difícil de visualizar, pense desta forma: se você se propõe a começar a correr um quilômetro e, no início, só consegue correr 600 metros, não se cobre por essa diferença. Um dia após o outro, você vai chegar lá. O importante é persistir. E, se seu pique cair alguma vez, tudo bem, faz parte da maratona maior. Diga a você mesmo: “Amanhã vai ser melhor”.

Ao mesmo tempo, esse desenvolvimento vai ganhar muito quando você parar de se comparar com os outros. É claro que é importante você ter pessoas em quem se inspira, mas sua vida é a sua. Então, pense em melhorar a si mesmo a cada dia – e, se cair, simplesmente se levantar.

Tudo passa, mas tenha foco!

As pessoas não sabem como passar por tempos complicados porque tendem a não ter paciência – e, aí, acreditam que o momento difícil é eterno. Mas você é muito mais forte do que isso! Por isso, você precisa colocar na sua cabeça que vai passar.

Se você mantiver o foco, vai sair dessa bem rapidamente. Claro que é um processo. As coisas não melhoram de um dia para o outro, eu sei. Mas melhoram, e você precisa acreditar nisso. Precisa deste mindset.

Quer uma estratégia para te ajudar neste processo? Anote em uma folha de papel onde você quer estar no curto prazo. Porque ter foco é também saber o que você deve fazer para chegar lá. Planeje agora como sair desta crise! Você vai ver como superar dificuldades é mais fácil do você imagina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s