VOCÊ CONHECE A REGRA DOS 20 SEGUNDOS?


4 de October de 2018/em Não categorizado /Se você é como a maioria das pessoas, já tentou fazer uma mudança radical na sua vida no passado… e falhou nos objetivos miseravelmente, vez após vez.Talvez você já tentou perder peso, acordar mais cedo ou ler mais. E nos primeiros dias, você se sente ótimo. Se sente motivado, e consegue cumprir tudo com o esperado: você acorda às 6 da manhã, come frango grelhado com brócolis todas as noites e lê aquele livro inteirinho de uma vez só.

Chega o quarto dia, e você não quer nem levantar da cama. Só de pensar em tudo o que você tem que fazer já o faz apertar o botão da soneca pela quarta vez seguida, se ajeitar confortavelmente na cama, tirar mais um cochilo, e nem se lembra de quais eram aqueles objetivos!

Então aqui vai a pergunta que tentaremos responder neste artigo: Como ser consistente nos seus objetivos, quer você esteja com vontade ou não?

Parte 1: A Regra dos 20 segundos

Uma das maneiras mais simples de manter a consistência em qualquer projeto ou enquanto aprende uma nova habilidade, é seguir a regra dos 20 segundos para aumentar ou diminuir a energia de ativação necessária para aquela tarefa.

O que tudo isso quer dizer? Esta é uma dica retirada do livro The Happiness Advantage escrito por Sean Achor, que traz pesquisas realizadas pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi 

Em resumo…

  1.  Energia de ativação é o motivo pelo qual é tão difícil de começar a fazer as coisas. É a barreira entre você e a coisa que você quer fazer. Alta energia de ativação = mais energia necessária para lhe “ativar” a começar a fazer a tarefa.
  2. A Regra dos 20 segundos é uma estratégia para conseguir diminuir essa barreira. Ela dita que se você diminuir o tempo que você demora para começar uma tarefa para apenas 20 segundos, só isto já aumenta suas chances de realizá-la consistentemente.

Isso acontece porque, como seres humanos, gostamos de conforto e temos a tendência de escolher o caminho com menos resistência. Isso significa que se você quer fazer algo, você tem que torná-la fácil para você. Quer aprender a tocar violão? Deixe-o pronto para ser tocado, ao lado da sua cama, por exemplo. Quer ler mais? Deixe livros espalhados em vários pontos da sua casa.

O oposto também é válido: quer parar de fazer algo? Faça com que seja mais difícil de ter acesso a isso.

Certo, agora você já saber tudo sobre energia de ativação e a regra dos 20 segundos. Como você consegue implementar isto em sua rotina diária para ser consistente com um hábito?

Parte Dois: Crie um Plano de Ação

Da próxima vez que você se sentir motivado a começar um novo hábito, ao invés de ficar animado e mergulhar de cabeça, pare.

Ao invés disso, use seu entusiasmo e crie planos e um sistema para que você tenha uma visão clara de como vai dar continuidade a isso.

Exemplo: se você quiser começar a ir à academia, não faça simplesmente sua membresia e comece a “puxar ferro”. Algo que pode lhe ajudar a ser consistente é:

  • Tenha um plano de treino para cada dia
  • Deixe sua bolsa de academia preparada
  • Um espaço agendado e separado para ir até a academia, treinar e voltar
  • Uma troca de roupas na sua bolsa de academia

Sem qualquer um destes pontos acima, fica muito mais fácil de encontrar qualquer motivo simples para não ir.

Conclusão

Como você pode ver, o importante não é ter superpoderes, mas sim criar um plano que torne o seu fracasso quase impossível.

Basta criar um plano que faça com que você precise de esforço mínimo para começar a trabalhar nos seus objetivos e para manter esses objetivos em sua vida, para que você não tenha que depender das suas emoções e fatores externos para ir até o final.

Agora vá lá e comece a alcançar todos os seus objetivos!! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s