AUTISMO SEVERO


Postado em 11:43h em AutismoAutismo e FamíliaAutismo e SaúdeBlogVictor Mendonça by Mundo Autista

Victor Mendonça

Eu sou asperger. Não faço apologia ao autismo. Mesmo no autismo leve, o sofrimento é enorme, embora se manifeste de uma maneira diferente e mais sutil que no severo. O sofrimento é intenso e está nos detalhes, no caso do asperger. Houve épocas em que minha casa foi palco de muito sofrimento. Já tive crises que colocaram a minha vida em risco. E compreendo bem a sensação de impotência que temos às vezes. Eu ainda tenho crises e sinto que não depende muito de mim. São mais raras hoje, mas ainda são intensas.

A deficiência intelectual é realmente o fator complicador no caso dos autistas mais severos. Reconheço que, para mim, foi mais fácil encontrar meios de minimizar esses sofrimentos porque, apesar de ter toda a gama de características e sintomas do TEA, meu QI é preservado. No entanto, já conheci autistas severos brilhantes (poetas, escritores e até youtubers) que tiveram condições de desenvolver esse potencial. Sei que nossa realidade ainda está engatinhando e ainda são poucos os que têm a chance de se desenvolver dessa forma. Mas, acredito que todos têm o potencial adormecido dentro deles.

Eu sei que pode ser cruel com os pais porque o autista sente o ambiente, mesmo que não demonstre, e os pais têm que estar bem para não desestruturá-los. Isso é pesado. O meu apelo à comunidade autista como um todo é a união, porque no fundo, todos os autistas têm mais em comum do que podemos imaginar. É uma questão de empatia perceber que os sofrimentos são diferentes e não devem ser comparados. Aos pais, digo: Não desistam de seus filhos. Por mais difícil que seja. É com vocês que eles contam.

POSTS RELACIONADOS

  • Autismo e abstraçãoVictor Mendonça O meu psiquiatra me solicitou um texto sobre autismo e abstração ao escrever.…
  • Autismo e SexualidadeVictor Mendonça A sexualidade é um assunto polêmico. Quando falamos da sexualidade de pessoas no…
  • Suicídio no AutismoVictor Mendonça Este Setembro Amarelo é um período marcado como o mês da prevenção do…
TAGS:

AutismoAutismoSeveroAutistaAutistaescreveEspectrodoAutismoMaisinformaçãoMenospreconceitoMundoAspergerTEAVictorMendonça

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s