Auto sabotagem: como superar em 7 dicas


Posted on Posted in ComportamentoPsicanálise

Se você chegou até aqui, é porque quer saber mais sobre auto sabotagem. Talvez você sinta que vem se auto sabotando e quer ajuda para entender isso. Afinal, na vida já enfrentamos tantas coisas, não precisamos ser mais um agente contra nós mesmos.

Nesse artigo, vamos conversar um pouco sobre o que é auto sabotagem. Além disso, falaremos quais os sinais de que você está se auto sabotando e te contaremos como sair dessa.

Sabotagem segundo o dicionário

Vamos começar falando sobre a definição de sabotagem. Se formos até o dicionário veremos que é um substantivo feminino. A etimologia da palavra é francesa: sabotage.

E entre suas definições vemos:

  • É uma ação de provocar prejuízo para que algo seja impedido de funcionar regularmente. Isso pode ser em relação a empresas, instituições, meios de transporte, estradas…;
  • É a ação de sabotar;
  • Em relação ao sentido figurado da palavra, vemos que essa é toda a ação que tem o objetivo de prejudicar alguém.

E a auto sabotagem

Mas o que é a auto sabotagem? Essa é a ação de sabotar a si mesmo. Isto é, de agir contra seus planos e desejos.

É um processo inconsciente em que nos colocamos contra nossos próprios impulsos e pensamentos. Assim, como resultado, adquirimos comportamentos para nos punir e não chegar ao sucesso que almejamos. Trata-se de ir contra ao sucesso pelo qual tanto nos esforçamos e lutamos.

Curso de Formação em Psicanálise Clínica EAD

Há vários fatores que podem influenciar e desencadear esse processo. Um dos mais significativos é a nossa infância. A própria psicanálise advoga que os traumas vividos nesse período são os mais determinantes para nossas vidas.

É nessa fase que adquirimos referências para construir nossa base mental, pois estamos tendo nosso primeiro contato social. Assim sendo, nossa família é nosso primeiro núcleo, e forma quem seremos. Logo, se sofremos diversas privações e proibições traumatizantes, passamos a crer que merecemos isso. Acreditamos, inclusive, que não merecemos receber coisas boas.

Sinais de auto sabotagem

É importante saber que é natural, ao longo da vida, que os nossos objetivos mudem. No entanto, é importante diferenciar quando isso é na verdade um auto boicote. Ou seja, saiba quando desiste de algo por não acreditar que é capaz de alcançar esse objetivo.

Em vista disso, trouxemos aqui uma lista com alguns comportamentos que podem indicar que você está se autossabotando.

Comportamentos típicos

Acreditar que você não é “não merecedor”

Quando nos sentimos frágeis e cada vez mais indignos de algo, isso vai nos afastando da felicidade. Assim, nós sentimos uma necessidade de fugir do papel que consideramos inadequado para nós. Passamos a dar mais valor a nossas falhas e acreditamos realmente que não merecemos conquistar nada. Por consequência, nós acreditamos demais nos julgamentos dos outros e acreditamos de menos em nossas virtudes.

Não reconhecer suas próprias conquistas

Nós batalhamos todos os dias por nossas metas. É um processo longo e árduo chegar onde desejamos. Contudo, quando estamos vivendo a auto sabotagem, negamos essas vitórias. Consequentemente, acreditamos que não fizemos nada e não conseguimos comemorar ou reconhecer nossos méritos.

Focar sempre no que falta ou que não está bom

Não é difícil entender esse sinal, afinal, nossa sociedade parece estar cada vez mais imersa num desejo infinito. Nada é bom o suficiente, nada basta, nada satisfaz. Contudo, isso é um sinal de que nos auto sabotamos, pois nunca conseguimos acreditar no que fizemos. Assim, nunca se é bom o suficiente para comemorar. É um círculo vicioso que nos torna vazios.

Leia Também:  Escola Piaget de pensamento e educação: 20 princípios

Apresentar a necessidade de falar muito sobre suas conquistas para encontrar o senso de merecimento

É extremamente saudável falar sobre nossas conquistas com aqueles que compartilhamos nossas vidas. No entanto, falar só disso sempre pode ser uma necessidade de acreditar naquilo que você mesmo diz.

Essa atitude é um sinal que você precisa desesperadamente que as pessoas reforcem que você conseguiu algo. Assim, você torna evidente a sua necessidade de que elas aceitem e aprovem o que você é e o que faz. Dessa forma, coloca sua autoestima nas mãos dos outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s