A VAIDADE, A VELHICE, A FELICIDADE


Publicada em 31/05/2013 às 17h
facebook sharing button
twitter sharing button
print sharing button
sharethis sharing button

Perdoem-me se magoo alguém ao dizer a palavra velhice, hoje quase banida por eufemismos do tipo melhor idade ou assemelhados, que não muda em nada o significado real no que se refere à evolução natural da espécie humana. Confundida com velharia, a velhice passou a ser abominada e inutilmente evitada, como se já fosse possível dominar de modo definitivo a natureza. Vários são os métodos empregados, espectro que inclui modificações de vida mais naturais, com dietas, exercícios físicos e medicações antioxidantes até os procedimentos estéticos mais invasivos ou mesmo cirurgias plásticas. Há toda uma indústria que fatura milhões no mercado da vaidade, da beleza, do antienvelhecimento; o bombardeio midiático já não se restringe às mulheres. Tudo isso é muito bom quando não vira obsessão e objetivo único da vida.

A mídia, principal veiculadora de tantas dessas ilusões, farta-se de alardear quando há algum insucesso, em geral tentando culpabilizar o médico e o serviço, muitas vezes profissionais e hospitais proficientes e de larga experiência, com raras exceções. Longe de mim criticar quem procura ser mais bonito e mais jovem, eu mesma quero isso; entretanto, tento sacudir as pessoas ao meu alcance de modo a fazê-las refletir que há outras coisas na vida além da beleza e da juventude; que a vida pode ser melhor aproveitada se nos aceitarmos como somos, sendo assim até mais aceitos pelos outros; que a velhice é inevitável e as limitações a ela inerentes podem no máximo ser dribladas e, finalmente, que nada do que fizermos será garantia de felicidade, estado este cada vez mais difícil de se atingir, sobretudo com esse grau atual de cobrança em relação à aparência de jovens e bem-sucedidos que somos obrigados a ter, não importa com que idade, além de evidentemente por muitos outros motivos que o espaço não permite citar.

A linda Greta Garbo morreu reclusa, dizem, para esconder o envelhecimento; Jane Fonda, porém, alardeia sua beleza hoje velha no que chama de terceiro ato da vida, enfrentando a velhice de frente.

Transpondo isso para um mundo mais pedestre, acolher a natureza em nós pode talvez não nos fazer mais felizes, mas imagino que nos ajude a envelhecer sofrendo menos e que amenize a angústia da finitude.

MAIS ARTIGOS DE MARIA DE FÁTIMA DUQUES

  • Nutrição e alimentação em tempos de covid-19

    28/08/2020 às 18h

    Comemora-se o dia do Nutricionista em 31 de agosto, profissão essencial que contribui sobremaneira para a saúde humana. Não só por elaborar dietas para os indivíduos, mas sobretudo por tentar promover a segurança alimentar e nutricional coletiva, criando estratégias e participando de…

  • Hepatites virais em tempos de coronavírus

    31/07/2020 às 18h

    Estamos por enquanto submissos ao SARS Cov-2, esse novo vírus que vem devastando o mundo e particularmente os países que enfrentaram incorretamente a pandemia de COVID-19 como ainda ocorre no Brasil. Entretanto, a vida e o mundo não pararam e as hepatites pelos vírus B e C não podem ser esquecidas, pois…

  • O valor dos nutricionistas para a saúde

    30/08/2019 às 19h05

    A nutrição é uma ciência que tem importante função na saúde e na doença dos seres humanos. Tem também um papel social fundamental, por ser responsável por acompanhar as mudanças que ocorrem na agricultura, nos hábitos alimentares e até na…

  • A humanidade necessária

    12/10/2018 às 18h

    O médico tem um papel frente ao paciente individualmente, com o qual ele estabelece uma relação que pode ser revestida de afetos, pois tem o privilégio de ser o observador mais próximo da fragilidade da condição humana na doença. A interação médico-paciente, quando…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s