4 motivos para você não usar telha de zinco no seu telhado


Quem está buscando soluções em cobertura para sua construção — como telha de zincotelha ecológica ou telha de fibrocimento, por exemplo — precisa levar em consideração aspectos importantes, como a funcionalidade e a durabilidade do material escolhido, o conforto térmico que ele proporciona e sua contribuição estética para o resultado final da obra.

Embora possam parecer detalhes menores, quando consideramos a construção como um todo, esses fatores impactam significativamente no imóvel, especialmente no que diz respeito à sua segurança e valorização, como também no cotidiano de seus ocupantes, que fazem uso de uma construção que foi planejada pensando no seu bem-estar.

Pensando em ajudar a escolher a melhor cobertura para o seu projeto, o artigo de hoje traz algumas informações importante sobre a telha de zinco.

Telha de Zinco

Popularmente conhecido por ser durável e resistente, esse material apresenta uma série de inconvenientes quando submetido a uma análise mais detalhada. Saiba mais sobre o assunto!

Motivos para você não usar telha de zinco

Quem se interessa por arquitetura e construção, certamente já ouviu falar que a telha de zinco tem um preço mais elevado, mas oferece ótimo custo x benefício por ter boa durabilidade. Será que esses são os únicos aspectos que você deve considerar na hora da compra?

Entenda porque você não deve se contentar com uma explicação tão simplista:

1. O isolamento térmico e acústico da telha de zinco não é bom

Embora reflitam a luz do sol, o que poderia até reduzir os custos de resfriamento, em geral as telhas de zinco têm baixa inércia térmica. Isso quer dizer que elas tendem a aquecer rapidamente, o que facilita a transmissão de calor para a parte interior da construção.

Para atenuar o problema provocado pelas telhas de zinco, seriam necessárias medidas adicionais, como a instalação de um forro ou laje que possibilite a circulação do ar e evite que a temperatura das telhas seja direcionada diretamente para o ambiente, ou a instalação de mantas térmicas, aumentando o custo previsto da obra.

Além disso, a telha de zinco também oferece péssimo isolamento acústico. Por isso, ruídos que entram em contato direto com o telhado, como o de uma forte chuva, por exemplo, parecem ainda mais intensos, o que pode se tornar bastante incômodo no dia a dia, prejudicando o bem-estar e até a produtividade dos ocupantes do imóvel.

2. As telhas de zinco podem se expandir e contrair

O material presente no revestimento de zinco pode se contrair ou expandir quando há variação de temperatura. Por isso, se as telhas não forem instaladas por profissionais qualificados e experientes, que respeitem as particularidades do material, você pode ter sérios problemas com o afrouxamento do telhado.

Nesse caso, será necessária a realização de uma obra adicional para correção do problema ou mesmo para substituição das telhas de zinco, o que acarretará em custos extras.

Além disso, eventuais acúmulos de água em áreas do telhado decorrentes de instalação inadequada, ou por eventuais telhas amassadas, também podem provocar danos graves à construção.

Telha de Zinco

 

3. A variação de cor das telhas de zinco é muito grande

Por seu design e aspecto geral, as telhas de zinco já não são um material com grande apelo estético. No entanto, esse ainda não é o maior problema do produto nesse quesito.

Se você optar por fazer a cobertura do seu telhado com telhas de zinco, precisa estar ciente de que, caso haja necessidade de expansão da construção, reparos, ou mesmo de substituição de parte das telhas, as chances de encontrar peças de reposição exatamente da mesma cor utilizada inicialmente são muito pequenas.

Logo, qualquer nova obra criará pontos de variação de cor no revestimento do telhado, o que comprometerá ainda mais o resultado estético da construção.

Uma solução possível para diminuir essa discrepância seria pintar todas as telhas, o que também implicaria em custos extras e não ofereceria resultados estéticos compatíveis com o investimento.

4. A telha de zinco está sujeita à oxidação

Ainda que tenham boa durabilidade, ao longo dos anos, as telhas de zinco estão expostas às intempéries e, nessas condições, ficam sujeitas aos efeitos da oxidação.

Variações bruscas de temperaturas, chuvas ácidas, granizo, raios ultravioletas ou até mesmo a instalação incorreta de para-raios ou outros objetos na cobertura desgastam o material progressivamente, especialmente em ambientes litorâneos, fazendo com que as telhas de zinco necessitem de reparos ou mesmo de substituição total.

A medida, além de incorrer em altos custos, envolve também inconvenientes como a paralisação das atividades diárias e a necessidade de deixar o telhado descoberto por algum tempo, o que não acontece quando você opta por soluções mais modernas, como as telhas onduladas ecológicas.

Como você pode ver, é importante levar em consideração diversos fatores ao escolher uma cobertura para o seu telhado, já que se trata de um aspecto importante da sua construção.

Muitas vezes, um material que parece ser a melhor escolha em um primeiro momento, ou que é popularmente conhecido como uma opção durável e segura, revela-se inviável quando submetido a uma análise mais detalhada.

Por isso, é importante pesquisar e estar aberto às novas opções de material, que podem trazer conforto e segurança para sua construção sem aumentar os custos da obra ou trazer os inconvenientes apresentados pela telha de zinco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s