Kundalini


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Saltar para a navegaçãoSaltar para a pesquisa

Portal A Wikipédia possui o
Portal do Ocultismo

Kundaliní (em sânscrito: कुंडलिनी, Kundaliní) é fenômeno bioelétrico e espiritual, dito ser uma energia adormecida que fica concentrada na base da coluna; O termo é feminino, deve ser sempre acentuado e com pronúncia longa no í final. Muitos por a considerarem sagrada, grafam o nome com “K” maiúsculo. O símbolo do caduceu é considerado como uma antiga representação simbólica da fisiologia da Kundalini;

É entendida como um poder espiritual adormecido no osso sacro (cóccix) que só pode ser despertado por uma alma realizada de alto nível. Depois do despertar a Kundalini atravessa seis chakras que estão acima. São eles: swadisthana, manipura (nabhi), anahata, vishuddhi, ajna e Sahasrara conectando-se com o poder primordial divino: Param Chaitanya.

Ao subir pela coluna vertebral chega-se ao sétimo chakra dando a iluminação ou Nirvana para o discípulo ou ativação da glândula pineal e liberação de endorfinas. Esse processo ocorre somente para pessoas de altíssimo nível espiritual, que estejam preparadas ou para aqueles que recebem essa bênção da Divina Mãe Shri Mataji Nirmala Devi.² É o poder espiritual ou físico (dependendo da linhagem esotérica ser espiritualista ou naturalista) primordial ou energia cósmica que jaz adormecida acima do primeiro chakra o Muladhara, ficando no osso sacro chamado de Múládhár Chakra, o centro de força situado na base da coluna. É a energia que transita entre os chakras que são centros de energia no corpo físico. Ao ser despertada a Kundalini percorre todo o corpo espiritual, equilibrando os canais energéticos e centros de energia (chakras).

A prática da Sahaja Yoga² permite o despertar dessa importante energia sagrada: Kundalini que consiste em nossa mãe espiritual, o reflexo de Deus dentro de nós e o nosso crescimento individual na busca em nós tornarmos nosso próprio Guru- mestre.

Deriva de uma palavra em sânscrito que significa, literalmente, “enrolada como uma cobra” ou “aquela que tem a forma de uma serpente”. É a energia do Universo ou chi ou Prana em seu aspecto Purna-Shakti, total, como potencial, sendo o Prana-Shakti o aspecto biológico, ou físico, etc. A Kundalini é também conhecida como “a brisa fresca do Espírito Santo“.

A ascensão da kundalini corresponde àquilo que os místicos designam o “segundo nascimento em espírito”, ao início da viagem no reino interno neste mundo, àquilo que corresponde à descoberta de Deus no nosso inconsciente. Sobre isso disse o mestre Jesus: “se não vos tornar-des como crianças não entrareis no Reino de Deus.”

É também tema de estudo no campo da psicologia onde a reputam de difícil condução com a disciplina e maturidade que são requeridas para esse intento.

Referências a Kundalini no Ocultismo[editar | editar código-fonte]

A serpente representa a força kundalini na base da coluna vertebral. Quando a serpente é ativada através da meditação e exercícios específicos de energia, ela sobe através dos sete chakras, trazendo a consciência intensa, iluminação, poderes, habilidades psíquicas, e onisciência. A cobra naja encapuzada, vista em muitas esculturas e pinturas antigas no Egito, simboliza a consciência expandida, resultado do aumento da serpente. [1] Este é o fundamento verdadeiro da realização: a ascensão da serpente. Aqueles que são bem sucedidos na elevação da energia serpentina estão em um nível espiritual muito mais elevado e então podem alcançar a transcendência e entrar no paraíso, obter a iluminação divina.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Kundalini Yoga – MP Pandit
  • Craniosacral Chi Kung: Integrating Body and Emotion in the Cosmic Flow – Mantak Chia
  • Raja Yoga – Swami Vivekananda
  • Sahaja Yoga- Vishwa Nirmala Dharma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s