Retail Liquidity Provider (RLP)


A oferta RLP estará disponível no sistema de negociação PUMA Trading System da B3 a partir do dia 05/08/2019. Ela possibilita que a própria corretora, banco de investimento, banco múltiplo ou outro participante contratado pela corretora seja a contraparte das ordens de compra e venda de títulos e valores mobiliários de seus clientes de varejo, trazendo maior liquidez aos clientes para realizarem suas negociações nos mercados operados pela B3.

A RLP foi desenvolvida junto com o mercado, em um processo de consulta pública, com o objetivo de aperfeiçoar a regulamentação do mercado de capitais brasileiro para incentivar o crescimento dos investidores pessoas físicas atendidos pelas áreas de varejo dos bancos e corretoras.

Esse novo tipo de oferta é exclusivo para ordens agressoras, ou seja, aquelas em que são negociados os melhores preços de compra e venda. Inicialmente, poderão ser negociados exclusivamente minicontratos futuro de dólar e índice.

Como funciona

  • A oferta RLP não fica visível no livro central de ofertas. Ela pode ser visualizada apenas pela corretora que a enviou. No momento em que o negócio for fechado, ele fica transparente, imediatamente, para o público.
  • Ela pode ser usada exclusivamente para fechar negócios de clientes de varejo (pessoas físicas).
  • Quando o negócio não for fechado, a oferta RLP é cancelada ao final do dia.
  • O preço é ajustado pela plataforma de negociação, de forma contínua e automática, para oferecer as melhores condições de liquidez e preço ao cliente pessoa física. Ou seja: ao fechar um negócio, ele terá sempre um preço igual ou melhor do que o disponível no livro central de ofertas.
  • Quando os preços forem iguais aos do livro central de oferta, quem estiver aguardando o fechamento de negócio terá prioridade garantida, caso ofereça uma quantidade suficiente para atender, total ou parcialmente, a oferta do cliente de varejo da corretora.
  • O número de contratos negociados não poderá superar o percentual de 15% do total, considerando a metodologia detalhada neste documento e revista periodicamente.

Benefícios e vantagens

  • Maior liquidez para o mercado e bom funcionamento do processo de formação de preços.
  • Garantia ao cliente de varejo de que o preço da operação será sempre igual ou melhor do que o preço disponível no livro central de ofertas.

Como aderir

A adesão à RLP não é obrigatória. Caso o cliente pessoa física queira que suas ofertas agressoras sejam fechadas contra as ofertas RLP, o mesmo deverá autorizar a corretora a fazê-lo.

Quem pode atuar no ambiente RLP

Apenas os Participantes de Negociação Plenos (PNP) podem enviar ofertas RLP à plataforma de negociação PUMA Trading System. Eles, no entanto, podem permitir que outros participantes atuem em seu lugar, consolidando seu fluxo de ofertas de varejo.

Instrumentos disponíveis

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s