O que é Tape Reading?


O Tape Reading é uma das formas que investidores da Bolsa de Valores têm para avaliar o que acontece dentro do mercado de capitais, principalmente em relação aos detentores de grande quantia de capital.

O seu nome pode ser traduzido pela “leitura de fita” e é originado em um momento antigo da Bolsa de Valores, dos tempos em que era possível imprimir uma fita com as cotações do dia. Hoje em dia o processo já é muito mais automatizado, porém o nome da estratégia acabou mantido.

No Tape Reading, o principal objetivo é entender e analisar os fluxos dos ativos. É importante ressaltar que essa não é considerada uma forma de analisar ativos (como no caso da Análise Técnica ou Fundamentalista, por exemplo), mas apenas monitorar e realizar uma leitura de mercado.

Qual o objetivo do Tape Reading?

 

A grande sacada do Tape Reading é conseguir mensurar o fluxo de ativos, em especial as grandes movimentações de mercado que, de uma maneira geral, são feitas pelos maiores investidores — também chamados de investidores institucionais ou, mais popularmente, de tubarões.

A realidade é que esse tipo de investidor tem uma grande influência sobre o Mercado Financeiro na medida em que trabalham com volumes significativos de capital. Desta forma, o investidor individual pode identificar onde os grandes operadores estão colocando seu dinheiro e, assim, tentar seguir uma tendência para lucrar com ela.

Em outras palavras, podemos dizer que o objetivo do Tape Reading é conseguir seguir a tendência de preço desses investidores institucionais ou, usando de uma expressão comum dentro da área de finanças, “follow the money” (siga o dinheiro, em português).

Como funciona o Tape Reading?

Como já vimos, o Tape Reading consiste em monitorar oferta e demanda dos ativos. Isso pode ser feito de diferentes maneiras, mas o uso mais comum é do Book de Ofertas.

Hoje em dia, essa consulta é extremamente simples de ser realizada através Home Broker de uma corretora. Nesse ambiente, a própria plataforma mostra a fila de operadores interessados em comprar e vender um ativo, assim como seus respectivos preços.

Desta forma, o investidor individual consegue avaliar o volume de negociações que estão sendo propostas e tentar prever uma movimentação dos tubarões dentro do mercado.

Esse ainda é um modelo de leitura de mercado que costuma interessar especialmente aos traders de curtíssimo prazo (é o caso do scalper e do Day Trader, por exemplo). Por meio desse tipo de avaliação, é possível entender uma movimentação de preço e abrir uma posição na Bolsa de Valores.

Vale a pena usar da estratégia de Tape Reading?

Ainda que seja algo muito antigo, o Tape Reading segue com grande validade para os investidores atuais. Ainda assim, é preciso considerar sempre os prós e contras desse método de leitura de mercado. Como sempre mencionamos aqui no Mais Retorno, não existe uma fórmula perfeita e não é diferente neste caso.

Em primeiro lugar, vale reforçar que essa não é uma forma de análise de ativos. Ou seja, você não vai encontrar razões para comprar ou vender uma ação baseando-se exclusivamente no Tape Reading. O que ele informa é apenas uma tendência em função do grande volume de capital que será movimentado.

Ao dominar essa técnica, você terá uma ferramenta poderosa para entender o direcionamento de capital feito pelos grandes investidores. No entanto, fazer essa leitura nem sempre é tão simples quanto parece, especialmente em um ambiente dinâmico como a Bolsa de Valores.

Portanto, o ideal é usá-la na prática e ir acompanhando o comportamento do mercado. Vale lembrar que, afinal, trata-se de uma tendência e nem sempre tendências se confirmam.

Como Investir nos Melhores Fundos

Avalie esse texto e nos ajude a melhorar cada vez mais.

TOPO
Nos ajude a melhorar o conteúdo desse texto! Envie um complemento ou correção por aqui para deixar esse conteúdo ainda melhor. Seu nome pode ser citado como revisor desse conteúdo com a sua permissão! 😉

Conheça também os termos relacionados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s