Nikola Tesla – Vida Pessoal


Tesla era fluente em muitos idiomas. Além do sérvio, falava ainda sete outras línguas: checo, inglês, francês, alemão, húngaro, italiano e latim.

Tesla pode ter sofrido de transtorno obsessivo-compulsivo,e tinha muitas manias e fobias pouco habituais. Fazia as coisas de acordo com o número três, e era inflexível em relação a ficar em quartos de hotel cujo número era divisível por três. Tesla era também notado por ficar fisicamente revoltado por joalharia, sobretudo brincos de pérola. Era fastidioso acerca da limpeza e higiene, e era, segundo a opinião corrente, misofóbico.

Tesla era obcecado por pombos, encomendando sementes especiais para os pombos que alimentava no Central Park e chegando mesmo a trazer alguns com ele para o seu quarto de hotel. Tesla era um amante de animais, lembrando-se muitas vezes com contentamento dum gato que tinha tido na infância, “O Magnífico Macak.” Tesla nunca se casou. Era celibatário e afirmava que a castidade era muito útil às suas capacidades científicas.No entanto, existiram numerosos relatos de mulheres disputando a afeição de Tesla, algumas mesmo loucas de amor por ele. Tesla, embora delicado, reagia de um modo ambivalente a essas mulheres, no sentido romântico.

Tesla era sujeito a se alienar e era geralmente murmurado. No entanto, quando realmente participava na vida social, muitas pessoas o referiam de um modo muito positivo e admirador. Robert Underwood Johnson descreveu-o como atingindo uma “distinta doçura, sinceridade, modéstia, refinamento, generosidade, e força.” A sua leal secretária, Dorothy Skerrit, escreveu: “o seu sorriso genial e postura nobre sempre evidenciaram o carácter cavalheiresco que estava tão arraigado na sua alma.” Hawthorne, amigo de Tesla, escreveu que “poucas vezes se conhece um cientista ou engenheiro que também seja um poeta, um filósofo, um apreciador de música erudita, um linguista, e um connoisseur de comida e bebida.”

No entanto, Tesla por vezes mostrava traços de crueldade; expressava abertamente a sua repulsa por pessoas obesas, tendo despedido certa vez uma secretária devido ao seu peso. Era também rápido a criticar as roupas dos outros, e em muitas ocasiões ordenou uma subordinada que fosse a casa e mudasse de vestido.

Tesla era largamente conhecido pela sua teatralidade, apresentando as suas inovações e demonstrações ao público de uma forma artística, quase como um mágico. Isto parece não estar de acordo com a sua observada propensão à reclusão. Tesla era uma figura complexa, recusava-se a seguir as convenções, com a sua bobina Tesla bombardeava eletricidade através da sala, apesar da audiência muitas vezes estar aterrorizada, assegurando que era tudo absolutamente seguro.

Em 30 de Julho de 1891, com 35 anos, Tesla naturalizou-se americano. Ele estabeleceu seu laboratório na South Fifth Avenue situada em Nova Yorke. Mais tarde ele estabeleceu um segundo laboratório na rua 46 E. Houston. Ele acendeu remotamente lâmpadas em ambas as localidades, demonstrando o potencial da tecnologia de transmissão de energia elétrica wireless Nesse mesmo ano ele patenteou a bobina de Tesla.

Na meia idade, Tesla tornou-se amigo muito próximo do escritor Mark Twain, passando ambos muito tempo juntos no seu laboratório e em outros lugares.

Nos seus últimos anos de vida, Tesla tornou-se vegetariano. Num artigo da Century Illustrated Magazine escreveu: “É de certo preferível cultivar vegetais e, penso eu, portanto, que o vegetarianismo é uma alternativa recomendável aos hábitos bárbaros estabelecidos.” Tesla argumentava que é errado comer carne cara quando um número tão elevado de pessoas estão à fome; também acreditava que a alimentação vegetariana era “superior a isso [carne] tanto no desempenho mecânico, como no desempenho mental”. Argumentava também que o abate dos animais era “imoral e cruel”.

No final da sua vida sofria de sensibilidade extrema à luz, som e outras influências.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s