A meditação da respiração


A meditação da respiração é provavelmente a prática de meditação mais popular e direta. É também a base de muitas outras formas de meditação. Tente estas instruções essenciais.

Encontre um lugar calmo e elevado onde você possa praticar sua meditação. Ao iniciar, veja se você pode permitir 5 minutos para a prática.

1. Sente-se. De pernas cruzadas em uma almofada de meditação ou em uma cadeira de encosto reto, com os pés apoiados no chão, sem encostar-se ao encosto da cadeira.

2. Encontre sua postura sentada. Coloque as mãos com as palmas das mãos sobre as coxas e sente-se em uma postura ereta, com as costas retas – relaxadas, mas dignas. Com os olhos abertos, descanse o olhar confortavelmente enquanto olha levemente para baixo cerca de um metro e oitenta à sua frente.

3. Observe e siga sua respiração. Coloque sua atenção levemente em sua expiração, mantendo-se consciente do seu ambiente. Fique com cada respiração enquanto o ar sai pela boca e pelas narinas e se dissolve no espaço ao seu redor.

No final de cada expiração, simplesmente descanse até que a próxima inspiração comece naturalmente. Para uma meditação mais focada, você pode acompanhar tanto a expiração quanto a inspiração.

4. Observe os pensamentos e sentimentos que surgem. Sempre que notar que um pensamento, sentimento ou percepção desviou sua atenção da respiração, basta dizer a si mesmo “pensando” e voltar a seguir a respiração. Não há necessidade de se julgar quando isso acontece; apenas observe-o com cuidado e preste atenção à sua respiração e postura.

5. Termine sua sessão. Após o tempo estipulado, você pode considerar o período de prática de meditação terminado. Mas não há necessidade de renunciar a qualquer sensação de calma, atenção plena ou abertura que você experimentou. Veja se você pode conscientemente permitir que elas permaneçam presentes durante o resto do seu dia.

Pronto! Você acabou de meditar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s