Descansando na Esperança


Palavras de Jesus

[Resting in Hope]

Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.—Romanos 15:13[1]

O que significa exatamente “descansar no Senhor”? As pessoas têm diferentes conceitos, mas descansar em Mim significa acima de tudo entregar a Mim, em oração, e não tentar carregar esses fardos sozinho.

Descansar em Mim é um ato de profunda confiança e amor. É um verbo, ação, porque implica em decidir confiar em Mim em vez de na sua capacidade de resolver as coisas. Isso não significa que seja fácil de fazer. Descansar em Mim significa entregar a Mim tudo o que o preocupa e aflige, sabendo que cuidarei dos problemas da melhor maneira e que contribuirá para o melhor no final.

Imagine-se como uma criancinha que sabe que o lugar mais seguro é nos braços de um dos pais que tanto a ama. É ali que ela dorme profundamente, pois sabe que está bem segura, e confia que estará sempre acolhida e amparada. Você também sempre terá forças a cada passo se colocar os seus dias nas Minhas mãos. O segredo é esse simples ato de dependência: entregar a Mim o seu dia.

Cansado? Acha que não aguenta dar mais um passo ou cuidar de outra necessidade ou exigência sequer? Eu sei e entendo a sua situação.  Passei por tudo que você passa e vivenciei as limitações humanas.[2] Eu sempre o vejo com compaixão, e lhe darei forças para perseverar.

Acha que as suas orações não são atendidas? Pergunta-se se realmente Me importo e ouço? Todos os Meus filhos fazem essas perguntas e cada um deles passa por essas provas para poder fortalecer a sua fé. Se nunca enfrentasse dificuldades e passasse por uma tempestade, não teria um firme fundamento de fé e crença em Mim. Quando passa pelo vento, pela chuva e pelos fogos da vida e continua determinado a Me seguir, então a sua fé se transforma em ouro puro.

Eu nunca prometi uma vida fácil, mas prometi que nunca o desampararia!Eu nunca disse que seria amado pelo mundo, mas prometi que o receberia como filho. Eu nunca disse que a vida seria isenta de dificuldades, mas prometi que você conseguiria fazer tudo através da Minha força, e que aqueles que esperam em Mim renovam as suas forças.[3]

Perspectiva positiva

Eu o ajudarei a ver as pessoas e suas circunstâncias como Eu as vejo, que é sempre de maneira positiva e com possibilidades. Não faz parte da sua natureza sempre ter um ponto de vista positivo. Os desafios e as dificuldades da vida podem fazer as coisas parecerem desanimadoras ou desalentadoras. Mas se Me pedir o Meu ponto de vista, Eu lhe mostrarei tudo de belo e as vitórias e bons frutos que resultarão até mesmo das situações mais difíceis.

As pessoas podem considerar você ingênuo por escolher ter um ponto de vista positivo quando as circunstâncias não parecem boas, mas lembre-se que a Minha sabedoria pode parecer tolice para o homem.[4] Uma situação pode ser vista de vários ângulos e com diferentes perspectivas, mas a única visão correta e completa é a Minha. Busque a Mim para ajudá-lo a ver as coisas como são na realidade, e terá mais fé, paz de espírito e um entendimento mais claro.

A vida e sua limitada existência podem lhe parecer repleta de problemas, preocupações e temores se focar apenas essas coisas. Mas se escolher confiar em Mim e adotar uma perspectiva positiva, você começará a ver a oportunidade que existe e os fatores positivos em situações negativas. Você terá fé para se erguer acima das circunstâncias que o puxam para baixo no mundo e aceitar que existe um plano maior para a sua vida e, em última análise, que Eu é que estou no controle.

Nenhuma situação ou circunstância está além do Meu alcance de o auxiliar! Por isso, quando estiver em apuros, mesmo que seja algo inédito na sua vida, lembre-se que sempre tem espaço para Eu agir. Jamais o deixarei ou desampararei, muito menos quando as coisas aparentemente piorarem. Olhe para o alto e além das circunstâncias. Confie na Minha presença no seu coração, e isso o fortalecerá.

Refúgio na esperança

Quando confia em Mim, você se refugia em Mim. Portanto, confiar em Mim vai muito além de palavras, é principalmente uma questão de vontade. Você vivenciará muitas coisas que o deixarão ansioso, inclusive seus próprios pensamentos fazem isso.

Se não estiver alerta, a ansiedade por penetrar no seu dia sem você perceber. Quando isso acontece, talvez se indague por que começou a se sentir mal, e geralmente ignora esse sentimento. Ou talvez tente ignorá-lo por meio de distrações como comida, bebidas, televisão, fofocas ou outras coisas. É muito melhor “pegar” os pensamentos de preocupação antes de eles dominarem você. Por isso Eu digo, “esteja alerta”!

Se estiver atento e alerta poderá escolher se refugiar em Mim sempre que tiver um ataque de ansiedade. Um refúgio é um lugar de abrigo, um porto seguro, algo ao qual você pode recorrer e encontrar alívio ou escape.

Estou mais do que disposto a ser o seu refúgio, e estou sempre ao seu lado. Não obstante, você tem que decidir recorrer a Mim por ajuda. Pela sua confiança você escolhe ter-Me como refúgio. Bem-aventurado—feliz, a ser invejado—é aquele que se refugia em Mim.[5]

A recompensa da fé

Estou registrando tudo o que fez e faz por amor a Mim e pelos outros.Nada Me passa despercebido. Eu lhe retribuirei conforme ministrar a outros, e você nunca poderá dar mais do que Eu. Abençoo e recompenso sua labuta de amor. Eu lhe dou sinais dessas bênçãos e recompensas agora, como pequenos símbolos ou exemplos do que está por vir. Mas não é nada em comparação com o que lhe estará reservado na outra vida.

Fico muito orgulhoso quando penso em você, porque vejo o amor, a atenção e o interesse sincero que tem pelas pessoas. Aqueles que são amorosos sem esperar nada em troca são verdadeiramente grandes no Meu Reino.

A gentileza e o amor nunca são em vão. Até mesmo o mínimo ato de amor plantado em um coração carente, um dia dará fruto. O amor persiste amando mesmo quando não existe reciprocidade. Você talvez nem sempre veja os frutos do amor que dispensa aos outros. Algumas pessoas são mais difíceis de amar do que outras, mas Eu vejo tudo e o amor nunca, jamais falha.

Faça tudo em amor e receberá recompensas eternas. Essa é a minha promessa.[6]

Publicado originalmente em outubro de 2006. Adaptado e republicado em julho de 2020.


[1] NVI.

[2] Hebreus 4:15.

[3] Hebreus 13:5; João 14:3; Filipenses 4:13; Isaías 40:31.

[4] 1 Coríntios 1:25–29.

[5] Sarah Young, Jesus Today (Thomas Nelson, 2012).

[6] 2 Coríntios 9:6; 1 Pedro 5:4.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s