O COE (Certificados de Operações Estruturadas)


O COE (Certificados de Operações Estruturadas) é o produto financeiro que une características de renda fixa e variável, trabalhando com uma série de cenários entre ganhos e perdas. Em alguns casos pode garantir o investimento inicial aplicado – vamos explicar melhor no decorrer desse texto!

O que é RENDA VARIÁVEL?

É um tipo de investimento no qual não se define o quanto seu dinheiro vai render em determinado período. Tendo como ponto de atenção, aplicações de maior risco, porém, o rendimento pode (atenção aqui, isso não é uma garantia) ser muito maior e em um espaço de tempo mais curto.

O que é RENDA FIXA?

É um tipo de investimento em que as pessoas conhecem ou podem prever a rentabilidade, antes mesmo de realizar a operação. Diferente da renda variável, como a bolsa de valores, em que a rentabilidade não é garantida.

COE: “A versão brasileira das Notas Estruturadas”

A proposta do COE (Certificados de Operações Estruturadas) é combinar a proteção da renda fixa com a possibilidade de maiores ganhos da renda variável, ainda acessando diversos ativos internacionais. Sim, é aqui que você vira sócio de grandes empresas internacionais: NIKE, APPLE, AMAZON, NETFLIX, entre outras.

Esse investimento, COE, ajuda a diversificar sua carteira de investimentos. Atuando com cenários que não seriam tão fáceis de obter ganhos sem correr grandes riscos.

As perdas e os ganhos do investimento costumam ser limitados. Quem aplica hoje já tem noção de quanto dinheiro terá ao final do investimento – aquela renda pré-fixada, que você já conhece.

Ainda em medidas comparativas podemos dizer que o COE lembra um pouco os fundos de investimentos. Com algumas diferenças BEM importantes: ele tem o valor mínimo de investimento e um indexador definido, possuindo também uma data de vencimento e uma série de cenários diferentes de ganhos e perdas. Atendendo os investidores conservadores, ainda receosos de aplicar em mercados mais arrojados, quanto investidores experientes, que buscam diversificar suas aplicações em mercados mais sofisticados.

Converse com um assessor de investimentos

Como funciona?

Por ser um título dinâmico e com estrutura complexa, o COE (Certificados de Operações Estruturadas) possui variações em suas formações. São criados a partir do que chamamos de operações estruturadas, montadas pelos bancos ou corretoras emissoras do título e com um determinado prazo de vencimento previamente definido. Define-se também um valor mínimo para aplicação e um cenário de ganhos e perdas, com ou sem capital inicial protegido. Sem garantia de rentabilidade.

Um COE, pode ser estruturado de forma a oferecer um rendimento fixo de, por exemplo, 20% caso o índice Ibovespa avance mais de 20% em um determinado período. Se o Ibovespa se valorizar até 20% no período, o investidor poderá, receber um rendimento proporcional à valorização obtida. Agora, se o Ibovespa recuar neste período ou se manter estável até o vencimento, o investidor poderá ter seu investimento inicial de volta – não havendo perda e ganho no período.

Investimento Inicial Garantido

Tem a garantia de receber de volta no vencimento da operação seu valor inicial investido. Ou seja, se você aplicar R$ 5 mil em um COE e ele não fechar no final da operação em perda, você não perderá este valor.

Sem Investimento Inicial Garantido

Neste tipo de COE o investidor tem riscos de perder todo o valor inicial investido. A perda, no entanto, está limitada ao capital aplicado.

Quais as vantagens e desvantagens de iniciar um investimento em COE? Listamos algumas…

Vantagens

Possível ganhar tanto na alta do mercado como na baixa. Ou até mesmo diante dos dois cenários. Além disso, existem também COEs, em que se ganha ainda que o mercado permaneça estável;

É possível se expor a ativos mais sofisticados, como câmbio, ações e fundos internacionais de maneira simplificada;

Oferece uma rentabilidade acima da média, quando comparada ao ganho da renda fixa, mas com a segurança deste tipo de operação;

É possível controlar as perdas sendo, no máximo, o prejuízo do valor investido;

Não possui taxa de administração, custódia ou come-cotas;

Oferece opções de investimentos para os mais diferentes perfis de investidores;

Oferece uma diversificação de investimentos em um modo fácil;

Permite investir no mercado estrangeiro sem precisar enviar recursos ao exterior.

Desvantagens

Não possui a garantia do Fundo Garantidor de Crédito. Assim, se o emissor quebrar, o investidor pode não receber de volta o dinheiro aplicado;

Como o COE tem prazo de vencimento estabelecido em contrato, o título oferece pouca liquidez a curto prazo;

Tributação regressiva do imposto de renda.

FALE COM UM ASSESSOR EQI E COMECE HOJE SEUS INVESTIMENTOS

E agora, vale a pena investir em COE?

Essa resposta é do investidor e não do investimento. Se o investimento será bom ou ruim para o investidor isso vai depender dos objetivos de cada um.

Se o seu objetivo é formar patrimônio, investir em COE de renda variável – com um prazo para vencimento – não me parece ser uma boa escolha. Se a sua meta é acumular dinheiro e investir no mercado de renda variável é importante focar em opções de investimentos a longo prazo – especialmente aqueles que não possuem prazo definido para resgate.

Agora, se você é um investidor que ainda tem medo de investir em ações, mas que deseja dar o primeiro passo na renda variável e experimentar um investimento menos arriscado neste sentido, o COE pode fazer sentido.

A escolha de investir ou não em COE, será sua.

É muito importante você entender como funcionam os investimentos que têm interesse e fazer suas escolhas com consciência, pesando as vantagens, os riscos e o custo de oportunidades de cada operação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s