QUE EXAMES SÃO IMPORTANTES PARA QUEM TEM DIABETES?


 

por GlicOnline | ago 3, 2015 | Blog | 6 ComentáriosQUE EXAMES SÃO IMPORTANTES PARA QUEM TEM DIABETES?

Existem outros exames de rotina que nos auxiliam a analisar o tratamento do diabetes.

Quando recebemos o diagnóstico de diabetes, logo aprendemos a importância de fazer a glicemia capilar (o teste de glicemia). Além o mais comum (e temido!) exame de hemoglobina glicada, (a A1C), que faz uma média da glicemia nos últimos 3 meses.Pensando nisso, fizemos um pequeno check-list e vamos te explicar por que cada um destes exames é importante.

Hemoglobbina Glicada (A1C):

Normalmente é realizado cada 3 ou 4 meses, sendo que ele visa identificar a média da glicemia nos 3 meses anteriores ao exame. É um teste importante. Mas não pode ser analisado sozinho. Pois como faz uma média, pode ser que você esteja tendo muitas hiperglicemias e hipoglicemias e mesmo assim ainda ter uma boa média. Seu médico poderá complementa-lo com outros exames. Ele saberá como analisá-lo.

Peptídeo-C:

Este exame mede o quanto o pâncreas ainda produz de insulina. Portanto é recomendado que seja feito, ao menos anualmente, por pessoas que não são dependentes de insulina.

Exame de Fundo de Olho:

A possibilidade de haver vazamentos nos microvazos no fundo do olho (retinopatia diabética) é o que faz este exame ser tão importante. Estes vazamentos nem sempre têm sintomas e podem acontecer vagarosamente. O exame de fundo de olho deve ser feito por um oftalmologista e há mais de uma técnica. Converse com seu médico para saber qual o melhor exame e periodicidade para você.

Teste de Sensibilidade nos pés.

A mesma lesão dos microvasos que acontece nos olhos, que citamos acima, podem acontecer em outros microvasos. Isso nclui nos nervos das mãos e pés, alterando as sensações de toque, temperatura, pressão e sensibilidade à dor.Os testes de sensibilidade nos pés podem incluir desde vibrações (diapasão) ao toque de fitas e resposta à sensibilidade. Seu médico, certamente, vai definir qual é o mais indicado para você.

  • Outros exames importantes são: Colesterol (LDL e HDL), Cortisol, e Triglicérides. São medidas importantes para o seu médico entender o fluxo de sangue no seu organismo. Além de avaliar e prevenir futuras complicações. Qualquer alteração, avise seu médico imediatamente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s