Na vida há tempo para tudo, menos para desistir


 julho 2, 2020

Quando você escolhe não desistir, suas forças despertam, suas emoções se inflamam e sua vontade se torna inabalável. Os humanos são assim, capazes de recomeçar quantas vezes forem necessárias para avançar e realizar os seus sonhos.

Não importa o caminho que você escolha; o mais curto ou o mais longo. Não importa se esse caminho atravessa uma floresta, uma montanha ou se beira uma praia; sempre haverá obstáculos. Isso porque a vida é uma jornada sinuosa. Pode haver dias calmos e ensolarados, mas também chuvas e tempestades. Apesar de tudo isso, não desista. Sua vontade deve ser intransigente e você não deve recuar. Na vida há tempo para tudo, menos para desistir.

Dentro da psicologia da motivação, você deve saber que nenhum motor é tão poderoso quanto a energia que combina emoções, pensamentos e comportamentos rumo ao mesmo objetivo. Isso porque não há obstáculo que resista se você o encarar com confiança, tendo em mente o que você merece.

Sim, nem sempre é fácil manter essa atitude, já que às vezes você pode esquecer suas forças e capacidades psicológicas.

Pode haver uma reviravolta inesperada no seu destino e você pode perder o controle sobre a sua realidade e, de repente, se sentir tomado pelo medo. A questão é: como lidar com essas situações? E também: qual é a melhor maneira de nunca desistir?

“Nossos corpos são nossos jardins, nossas vontades são nossos jardineiros”.
-William Shakespeare-

Na vida há tempo para tudo, então não desista

Na vida há tempo para tudo, então não desista

Na vida há tempo e oportunidade para muitas coisas. Para ser feliz e infeliz. Para rir e ter o coração partido. Amar e odiar, admirar e desconfiar.

Seus pés viajantes e sua mente provavelmente o levaram a muitos lugares e a experimentar muitas coisas que você não esperava. Todos os dias, você aprende e desaprende, e também corrige e comete novos erros.

Nesta sucessão de ciclos e etapas da vida, existe uma espécie de copiloto que está sempre com você: sua força de vontade. Ela o encoraja a não desistir e se torna sua força motriz em situações difíceis para que você continue seguindo em frente.

No entanto, de acordo com um estudo realizado na Universidade de Maastricht, na Holandaa força de vontade às vezes enfraqueceEssa dimensão psicológica está diretamente ligada às emoções. E, como é evidente, o ânimo nem sempre a acompanha. Há dias em que a angústia pesa excessivamente, assim como tristeza e a frustração.

Nesses momentos, é fácil desistir, dizer a si mesmo que nada vale a pena e que é melhor ficar parado e deixar a tempestade cair sobre você. Mas isso não é aceitável, então nunca desista.

Você deve alimentar a força de vontade que o impede de desistir

Segundo a APA (Associação Americana de Psicologia), a maioria dos pesquisadores define a força de vontade capaz de impedi-lo de desistir da seguinte maneira:

  • Capacidade de se comprometer com o seu bem-estar.
  • Capacidade de desativar pensamentos contraproducentes (como a ideia de que você vai falhar) para dar força àqueles que podem colocá-lo no caminho das suas conquistas.
  • Saber como regular suas emoções. Entender que os medos podem impedi-lo de superar uma adversidade.
  • Entender que a força de vontade é um recurso que se esgota e que você nem sempre estará motivado. É sua responsabilidade despertar e nutrir essa dimensão psicológica diariamente.
Conexão com a natureza

Você pode!

Um mantra útil para não desistir em tempos difíceis é repetir para si mesmo “eu posso”. Você tem o que é preciso para enfrentar, agir, resolver e superar. As pessoas não nascem sabendo como ser fortes, mas, às vezes, você descobre que não tem outra opção a não ser se levantar e lutar.

Albert Bandura enfatizou a importância de trabalhar a autoeficácia. Isso nada mais é do que a confiança em sua própria capacidade de alcançar algo, de melhorar a si mesmo e ter sucesso. Ele deu um exemplo muito ilustrativo de como essa dimensão psicológica pode ajudar.

Imagine que você está uma sala onde há apenas uma saída e ela está trancada. É uma porta muito velha e enferrujada. Você tem cem chaves, mas apenas uma delas abrirá a porta e permitirá que você saia de lá.

A autoeficácia é a garantia de que, mais cedo ou mais tarde, você encontrará essa chave. Pode levar tempo e você pode ter que testar 99 delas até encontrar aquela que abre a porta, mas mesmo assim você não desiste.

Há esperança para as pessoas que não desistem, porque na vida há tempo para tudo

Você deve ser realista, já que há momentos em que desistir e dar um passo atrás ou recuar em certas batalhas não é apenas apropriado, mas saudável. No entanto, você deve continuar seguindo em frente e sendo corajoso. Portanto, não desista!

As pessoas costumam dizer que, às vezes, você precisa perder uma batalha para vencer a guerra. A vida proporciona momentos inesquecíveis, mas pode passar da calma para a tempestade em alguns segundos. Nesses momentos, não há escolha a não ser vestir a capa da esperança e dançar na chuva, enquanto você espera o abraço do sol pela manhã.

Lembre-se de que sempre existirá um amanhã contanto que você não desista e seja ousado ​​e corajoso. Mantenha isso em mente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s