CERTIFICAÇÕES FINANCEIRAS – Código de Ética e Responsabilidade Profissional


Kleber Stumpf
Escrito por Kleber Stumpfem 8 de novembro de 2019
JUNTE-SE A MAIS DE 100 MIL PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Enviar

Para adquirir tal certificação é necessário que o profissional seja extremamente idôneo e qualificados a atender as demandas específicas de cada cliente fornecendo a orientação na melhor maneira de investir ou gerir patrimônio ou mesmo o caminho mais sábio para contornar as dívidas e tomar o caminho saudável das finanças pessoais

Para os fins de nossos estudos a fim da conquista da certificação profissional CPA 10 é exigido do candidato o conhecimento dos princípios éticos definidos pelo IBCPF a fim de que os profissionais aqui certificados adotem a mais ética postura profissional em suas atividades profissionais.

Estes princípios devem ser as bases da conduta profissional de qualquer profissional da área financeira.

Os comentários que acompanham cada princípio ético visam explicar de forma mais detalhada seus significados. Vejamos abaixo os principais pontos do Código de Ética e Responsabilidade Profissional.

O Cliente em Primeiro Lugar

Colocar os interesses do cliente em primeiro lugar.

É marca característica de profissionalismo do profissional financeiro colocar os interesses do cliente em primeiro lugar, agindo de forma honesta e não colocando ganhos ou vantagens pessoais acima dos interesses do cliente.

Curso Online para Certificação CPA10

Integridade

Fornecer serviços profissionais com integridade.

Os profissionais financeiros ocupam uma posição de confiança dos clientes e a fonte primordial dessa confiança é a honestidade, isenção e transparência do profissional de planejamento financeiro pessoal. Mantendo a integridade acima de tudo, o profissional financeiro deve considerar diferenças legítimas de opinião.

Objetividade

Fornecer serviços de forma objetiva.

O profissional financeiro deve buscar atender as necessidades e objetivos do cliente dentro do escopo do serviço acordado, de forma pragmática, isenta, clara e transparente.

Probidade

Ser justo e imparcial nos relacionamentos profissionais

A probidade exige do profissional financeiro manter com os clientes uma relação profissional íntegra, revelando e gerenciando possíveis conflitos de interesse. Envolve compatibilizar os próprios sentimentos, preconceitos
e desejos, de forma a alcançar um equilíbrio entre os interesses conflitantes. A probidade é tratar os outros da mesma maneira que gostaríamos de ser tratados.

Conduta Profissional

Agir com postura profissional exemplar.

A conduta profissional exige comportar-se com dignidade, agindo com respeito para com os clientes e outros profissionais, em conformidade com as regras, regulamentações e os requisitos profissionais adequados. A conduta profissional requer também que o planejador financeiro aprimore e mantenha a imagem pública da marcas que o profissional representa e o compromisso destes em bem servir.

Competência

Manter e desenvolver habilidades e os conhecimentos necessários para fornecer os serviços profissionais de forma competente.

Competência exige atingir e manter um nível adequado de habilidades, capacidades e conhecimentos para o fornecimento de serviços profissionais de planejamento financeiro pessoal. Inclui, também, a sabedoria e maturidade para conhecer as suas limitações e as situações em que a consulta a, ou o encaminhamento para outros profissionais for apropriada. A competência exige que o profissional tenha um comprometimento com sua educação continuada e aperfeiçoamento profissional.

Confidencialidade

Proteger a confidencialidade de todas as informações dos clientes.

Confidencialidade exige do profissional financeiro a guarda e a proteção das informações dos clientes, de forma a permitir acesso prudente apenas às pessoas autorizadas. Um relacionamento de confiança com o cliente só pode ser construído sob o entendimento de que as informações serão tratadas de forma discreta e segura e não serão reveladas inadequadamente.

Diligência

Fornecer serviços profissionais de forma diligente.

A diligência exige do planejador financeiro atender aos compromissos profissionais om zelo, dedicação e rigor, cuidando adequadamente do planejamento e execução de serviços profissionais nas condições acordadas.

Caso o conteúdo sobre o Código de Ética e Responsabilidade Profissional não tenha ficado claro, fique a vontade para deixar sua dúvida nos comentários e iremos responder o mais breve possível. Se este artigo e a vídeo aula lhe foi útil, não deixe de compartilhá-lo e clicar em gostei, esta atitude simples é de extrema importância para que possamos continuar desenvolvendo nosso trabalho de educação financeira gratuita e melhorando nosso conteúdo a cada dia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s