ATINJA A ALTA PERFORMANCE PROFISSIONAL EM 16 PASSOS PRÁTICOS


Você domina a alta performance profissional? Recebe elogios por seu trabalho em reuniões de equipe? É um especialista em sua área e seus colegas de trabalho sempre te pedem conselhos?

Ser um profissional de alta performance não só aumentará suas chances de obter melhores salários e progredir na carreira, como também poderá ser fonte de orgulho e satisfação pessoal.

Definir metas e atingir resultados, demonstrando sua experiência, seu potencial e suas habilidades, também são elementos fundamentais para o sucesso profissional. Se você deseja assumir o controle de sua carreira e alcançar a alta performance ser um profissional, basta ler nosso guia e aprender com as nossas dicas.

16 dicas para ser um profissional de alta performance e excelência

1. Aprimore suas habilidades

Para chegar à alta performance profissional, você não pode se acomodar com o que já realizou até aqui: atualize continuamente seu desempenho, alcançando metas e superando expectativas.

Participe de seminários, assista a webinars e consuma publicações profissionais para manter suas habilidades afiadas. Se busca aprimorar sua capacidade de comunicação, por exemplo, associar-se ao Toastmasters ou outras organizações semelhantes servirá de estímulo e desafio.

2. Conheça sua concorrência

Quais empresas são as líderes em sua área de atuação? Identifique quem se destaca em seu segmento e faça todo o possível para superar a alta performance profissional de seus concorrentes. Defina quais características você considera importantes para atingir altos níveis de desempenho e se desafie a superar seus próprios objetivos.

3. Comunique suas realizações

Algumas pessoas ainda apresentam reservas quanto a divulgar suas próprias conquistas e realizações. Todavia, ser elogiado por colegas de trabalho ou clientes certamente levará você a ser considerado para futuras promoções.

Se você desejar mudar de empresa, assegure-se de possuir exemplos mensuráveis de sucesso para se destacar dos concorrentes.

4. Aja no momento presente

Se você costuma adiar tarefas para quando “tiver um tempinho”, é preciso rever seu comportamento no trabalho o quanto antes! A alta performance profissional é inimiga da procrastinação de tarefas.

Os profissionais mais produtivos são conhecidos por atuar de forma rápida e decidida. Seja qual for sua profissão, atuar no “aqui e agora” ajudará (e muito) o desenvolvimento da sua carreira.

5. Encontre um mentor

Profissionais de alta performance, geralmente, contam com a ajuda de um mentor que ofereça conselhos para a carreira e para a rotina profissional.

Cercar-se de profissionais de qualidade ou até mesmo organizar encontros periódicos para discutir planos e vocalizar objetivos contribuirá para manter você motivado e comprometido com seu crescimento profissional.

6. Crie um método próprio de concentração

Elabore seu próprio método. Pode ser uma rotina mensal, um ritual pessoal para atingir atenção plena, uma agenda ou diário. Enfim, qualquer coisa que faça sentido e funcione para manter você organizado e com foco na execução dos planejamentos realizados.

7. Seja um bom ouvinte

Procure estar sempre disposto a receber feedbacks, sugestões, dicas estratégicas e críticas construtivas. Para chegar à alta performance profissional, é fundamental que consiga tanta informação quanto possível.

Fique atento a todas as oportunidades para adquirir conhecimentos novos e relevantes: as palavras do orador durante uma conferência, a fala de um colega de trabalho explicando uma estratégia que funcionou para ele, o estudo sistemático e aprofundado na sua área etc.

8. Assuma suas responsabilidades

Sempre concentrados na qualidade e excelência do trabalho a realizar, profissionais de alta performance mantêm sua palavra.

Se, devido a algum imprevisto, você não puder cumprir o que prometeu, negocie diretamente novos prazos e condições. Esta atitude responsável dará tranquilidade àqueles com quem você se relaciona profissionalmente, porque eles saberão exatamente o que esperar de seu trabalho e o tipo de profissional que você é.

9. Mantenha o pensamento positivo

Isso não significa que você deverá considerar bom tudo o que acontece ao seu redor. No entanto, se a única escolha possível for entre a celebração e o cinismo, certamente você se beneficiará ao buscar enxergar o lado positivo e se empenhar na execução de suas atribuições.

10. Aceite os desafios

Como um profissional de alta performance, você deve desenvolver um gosto especial por tarefas que outros consideram difíceis ou desagradáveis. Esteja sempre pronto e determinado a ser um solucionador de problemas.

Você se surpreenderá com a quantidade de vezes em que a resolução de um problema surge assim que a tarefa é aceita!

11. Estabeleça metas pessoais para ser um profissional de alta performance

Defina metas pessoais complementares ao planejamento de negócios. Não há alta performance profissional sem objetivos próprios que até mesmo superem aqueles estabelecidos pela empresa.

Surpreenda seus clientes ou os demais membros da empresa ao terminar projetos com antecedência ou abaixo do orçamento. Torne isso um hábito ao procurar oportunidades para superar todas as expectativas.

12. Aprenda com os erros passados

Mesmo depois de entender o que é alta performance profissional e conseguir aplicar todas as técnicas para ser um profissional de alta performance, você estará sujeito a erros e equívocos, e nem sempre será possível alcançar seus objetivos.

O diferencial está em não considerar o momento de fracasso como um desastre ou perder tempo se lamentando. Um profissional de alta performance vê em cada insucesso uma oportunidade de aprendizado e crescimento.

13. Gerencie seu tempo

Reflita sobre seu estilo de trabalho e como você realiza tarefas diárias. Não tenha receio em dizer “não” às pessoas se isso ajudar a não desapontá-las quando elas estão esperando que você dedique a elas um tempo do qual não pode dispor.

Em outras palavras, controle seu tempo de modo a negociar somente compromissos factíveis e estabelecer expectativas realistas.

14. Comprometa-se com seu desenvolvimento pessoal

Não seja complacente quanto às possibilidades de adquirir e/ou desenvolver novas habilidades. Para chegar à alta performance profissional, você deve se comprometer a aprender algo novo todos os dias. Não é necessário que seja uma descoberta grandiosa e inovadora. Lembre-se de que a aprendizagem se dá até em pequenas interações.

15. Demonstre engajamento e compromisso com sua empresa

Exponha sua disposição para se engajar e se comprometer com os objetivos gerais da empresa. O sucesso do negócio é o seu sucesso. Dessa forma, construa relações de trabalho baseadas na confiança, no respeito e na consciência de que todos os profissionais da empresa compartilham dos mesmos propósitos.

16. Anote suas resoluções

Não permita que a sua determinação se esgote nos primeiros meses de cada ano-novo. Defina e escreva suas metas e aspirações profissionais para tê-las sempre em mente.

Tornar-se um profissional de alta performance exige trabalho duro e dedicação, no entanto, está ao alcance de quem se compromete seriamente.

Um dos pontos fundamentais para alcançar a alta performance profissional é saber como monitorar o seu progresso e ter parâmetros para demonstrar que está evoluindo. Para isso, é necessário escolher bons KPI para a sua empreitada.

Conte com a ajuda do STRATWs One, software de gestão de indicadores desenvolvido pela Siteware. Com ele, você consegue transformar em processos toda a metodologia de gestão da sua empresa. Assim, além de diminuir o tempo gasto com tarefas repetitivas, você ainda poderá monitorar o seu progresso.

Atualmente, a Siteware tem mais de 160 mil usuários em todo o mundo, que estão distribuídos em clientes como Unimed, BRMalls e Movile. Com a plataforma, você pode transformar em processo metodologias como SWOT, Lean, BSC e outras.

Peça uma demonstração gratuita e dê o primeiro passo para alcançar a alta performance profissional.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s