Estar Comprado ou Vendido?


 

Muito se ouve sobre este termo usado entre os operadores no mercado de renda variável que comumente causa grande confusão para os iniciantes.

COMPRADO

Estar comprado não significa apenas que você comprou uma ação. Esta expressão indica sua postura como investidor. Estar comprado significa que você está apostando na alta dos preços, e está aplicando seu capital com base nisso.

VENDIDO

Quando você liquida uma posição de compra, vendendo o papel na Bolsa de Valores, isso não quer dizer que você está vendido ou “fez uma venda”. Você apenas liquidou seu ativo, encerrando ou zerando sua operação. Estar vendido é exatamente o oposto de estar comprado. Significa que você está assumindo uma postura contrária à alta dos preços, agora apostando na queda dos mesmos.

No mercado, a posição de vendido é tão comum quanto a de comprado. Isso é o q dá o equilíbrio entre os lados e entre os preços. Para complementar mais a informação, sem querer dar um nó na cabeça dos Srs que nunca ouviram este termo, existem duas formas básicas de atuar como vendido: A venda simples e a venda a descoberto.

A venda simples é realizada da seguinte forma: Para iniciar uma operação vendida na Vale PN, por exemplo, basta acessar seu Home Broker, e enviar uma ordem de VENDA de “x” ações, ao preço escolhido. Pronto, você vai vender algo que você não tem em carteira, acreditando numa queda dos preços, e lucrando com isso. Uma tendência só passa de alta para baixa porque o mercado se torna mais vendido do que comprado, e vice-versa.

A diferença de operar vendido é que você receberá o dinheiro da operação primeiro, para só depois, no momento de liquida-la, ser obrigado a pagar pela ação, comprando-a no mercado.

O risco dessa operação também é mais alto, uma vez que você terá prejuízo sempre que o mercado subir e uma alta de preços pode ser infinita, já que não existe um teto. Já para o caso de operar comprado, você contará com a “segurança” de que existe um chão para os valores dos seus ativos. Aquilo que você pagou por uma ação é o máximo que pode perder com ela, o que é raríssimo de acontecer.

Claro, para operar na venda, sua Corretora vai exigir de você uma margem de capital, que servirá como um fator em relação à quantidade de papéis vendidos que você poderá lançar simultaneamente. Isso significa que quanto mais capital disponível na sua conta, mais ações você poderá vender. Sempre que você estiver vendido, esse capital ficará bloqueado temporariamente, como garantia de que você vai cumprir com sua obrigação caso o mercado dispare num rally de alta.

A segunda forma de atuar vendido é através da venda a descoberto, mais especificamente no mercado de opções de ações, e também consiste em vender algo que você não tem, mas agora relacionando isso a um direito do comprador de adquirir essa ação de você (que no caso será o vendedor), a um determinado preço, numa data futura. A venda se chama “a descoberto” porque voc~e também não dispõe dessas ações em carteira, mas, ainda sim, vai vender no mercado um “direito” (uma espécie de contrato) para alguém adquiri-las de você.

Por envolver as opções de ações, você estará alavancando sua operação, assumindo assim, um risco muito maior. Pode parecer um pouco complexo, mas ao longo do tempo você vai se habituar a isso tudo.

Nosso foco, por enquanto, não é desenvolver sobre o mercado de opções. Ressalto que o mercado de opções não é um local para principiantes. É um mercado de enorme volatilidade e gigantescos lucros e prejuízos. Se algum dia você ouviu alguma história de alguém que perdeu tudo na bolsa, pode acreditar, ele se aventurou em opções. Aconselho aos Srs evitar este tipo de mercado até terem uma certa experiência.

Com as informações passadas vocês já estão com uma noção sobre ações, o suficiente para começarem a se divertir nos simulados passados anteriormente. A partir de agora entraremos no que realmente nos interessa. Princípios da Análise Técnica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s