RLP (Retail Liquidity Provider): saiba o que é e como funciona


Clear Corretora

Clear Corretora

Conteúdo exclusivo.

Entenda no detalhe como funciona essa inovação disponibilizada para corretoras brasileiras

RLP_o_que_e

RLP: já ouviu falar?

Disponível desde o dia 5 de agosto de 2019, o RLP, em inglês Retail Liquidity Provider, é um novo tipo de oferta no sistema da B3 utilizada por corretoras e bancos de investimento.

Esse sistema permite que as corretoras negociem com as suas carteiras próprias, atuando efetivamente como contraparte de seus clientes pessoa física nas negociações de minicontratos de índice e dólar.

Desenvolvido para permitir que as instituições rentabilizem o fluxo de ofertas que seus clientes geram, a decisão de aderir ou não ao RLP é 100% do cliente e pode ser cancelada a qualquer momento.

RLP: o que é?

RLP é um serviço disponível no sistema da B3 e fiscalizado pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Com o objetivo de beneficiar os clientes buscando aumento de liquidez dos ativos negociados e melhora de preço de execução das ordens, as ofertas RLP foram autorizadas pela CVM por um período de testes, inicialmente de 12 meses.

Durante essa fase experimental, o uso das ofertas será limitado às negociações de minicontratos futuros de índice e dólar.

Vale ressaltar que, embora autorizadas, nem todas corretoras e bancos de investimento do Brasil aderiram ao uso da oferta RLP.

Clear está na lista das pioneiras a utilizarem esse benefício aos clientes, que embora novo Brasil, é um modelo de negociação utilizado há anos pelas principais bolsas de valores do mundo, como a NYSE (Bolsa de Nova York).

“É um produto que se tornará popular no mercado brasileiro e nossos clientes não poderiam ficar de fora”, diz André Santos, Head de Electronic Trading da Clear.

Como funciona o RLP?

Parece difícil, mas é simples de entender: todos os negócios fechados via RLP terão como contraparte a corretora, ou seja, as operações são feitas “dentro de casa” com a carteira própria de clientes.

Em outras palavras, a instituição disponibiliza uma oferta, manifesta a sua intenção de compra ou venda de uma determinada quantidade e o preço deve ser o melhor disponível no mercado naquele momento.

Dessa forma, ao operar minicontratos de índice e dólar, o investidor pessoa física tem acesso aos ativos por um preço igual ou melhor ao preço disponível no livro de ofertas.

Veja um exemplo prático:

RLP_como_funciona

RLP_como_funciono_2

Para André, uma das principais vantagens para o investidor é o fato de melhorar o preço médio das execuções das ofertas que foram enviadas a mercado.

“Por exemplo, considerando que o investidor envie uma oferta de compra de 5 contratos onde, no livro temos apenas 2 contratos no primeiro nível, este investidor executaria 2 contratos no preço do primeiro nível e os 3 contratos restantes no segundo nível do livro fazendo um preço médio entre essas execuções. Com a RLP esta mesma oferta será executada totalmente no preço do primeiro nível do book, pois os 3 contratos remanescentes serão executados pelo RLP no mesmo preço do primeiro nível”, explica.

No entanto, existe um limite para utilização desse tipo de oferta que não pode ultrapassar 15% do volume negociado – isso garante que essas negociações sejam um benefício ao cliente e não uma regra.

“Esperamos que com a popularização desse tipo de oferta a B3 aumente esse limite e inclua novos ativos para execução via RLP, visando sempre manter a competitividade e imparcialidade do mercado na relação entre oferta e demanda”, conclui André.

Apesar da corretora atuar diretamente nas operações, as mesmas continuam ligadas ao sistema de negociações da B3, chamado de PUMA Trading System.

Principais Vantagens

Performance

Esse novo sistema aumenta a liquidez nas operações de mini-índice e minidólar.

Eficiência

Com essa ferramenta, a tendência natural é que o volume dessas negociações aumente consideravelmente.

Preço

Com o RLP, as ordens serão sempre negociadas em um preço melhor ou igual ao do livro de ofertas.

Otimização

Atende todas as suas ordens a mercado no primeiro nível de preço. E o melhor de tudo: sem custo para o cliente.

Transparência

RLP é auditado pela CVM e todas as operações realizadas por meio dele são divulgadas mensalmente pela corretora.

Como aderir a RLP?

Para clientes Clear a adesão é muito simples: basta acessar o pit de negociação, clicar no número da sua conta (no canto superior direito do navegador) e, em seguida, selecionar a opção RLP.

Ainda não é cliente e quer usufruir desse serviço? Clique aqui e abra sua conta.

RPL_corretagem_zero

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s