Como funcionam os fundos alavancados


Na indústria de fundos, muitas estratégias apresentam versões alavancadas, isto é, produtos de mesma estratégia, mas níveis de risco diferentes, relacionados por um múltiplo fixo.

No universo dos fundos de investimento, alavancagem é o ato de se ter, em determinada operação, exposição financeira maior do que o patrimônio líquido. Isso ocorre principalmente por meio de derivativos, como contratos futuros.

Adicionalmente, a alavancagem se dá quando é movimentado um volume financeiro maior do que o valor desembolsado, a partir da venda de uma ação alugada, por exemplo.

Assim, por meio da alavancagem, os gestores conseguem variar o nível de risco dos fundos, regulando a exposição financeira aos ativos do portfólio.

Exemplos

Na indústria de fundos, muitas estratégias apresentam versões alavancadas, isto é, produtos de mesma estratégia, mas níveis de risco diferentes, relacionados por um múltiplo fixo.

SPX Nimitz x SPX Raptor (2x risco)
Kinea Chronos x Kinea Atlas (2x risco)
Sharp Long Short x Sharp Long Short 2x (2x risco)
Trend Ibovespa x Trend Ibovespa 2x (2x risco)

Efeitos na Rentabilidade

Intuitivamente, os ganhos diários do fundo alavancado são maiores do que os de sua versão de menor risco, assim como as perdas diárias são maiores. Por outro lado, a relação entre os retornos, em determinada janela, não é igual à relação entre os níveis de risco. Por exemplo, um risco duas vezes maior em um fundo não reflete uma performance duas vezes maior no longo prazo. Isso ocorre devido ao efeito da volatilidade na consolidação dos retornos diários do fundo.

Acompanhe na tabela abaixo como se dá o efeito da volatilidade, e compare o retorno do Fundo 1, hipotético, com o retorno do Fundo 2, de risco 2 vezes maior. Considere que, no dia 1, o fundo 1 caia 5% e consequentemente* o fundo 2 caia 10%, e que, no dia 2, o fundo 1 suba 5% e consequentemente o fundo 2 suba 10%.

Perceba que, apesar de o fundo 2 apresentar risco 2 vezes maior, o que implica ganhos ou perdas diárias 2 vezes maior, o retorno acumulado não necessariamente é multiplicado por 2.
No exemplo, o fundo 2 tem uma perda 4 vezes maior do que o fundo 1.

Fundo Trend Ibovespa 2x

Os efeitos da alavancagem na rentabilidade de um fundo são inteiramente válidos para o Trend Ibovespa 2x, fundo alavancado que assume 2 vezes o risco do Ibovespa. Nesse sentido, graças à volatilidade do Ibovespa, o retorno acumulado do Trend Ibovespa 2x não necessariamente é igual a 2 vezes o retorno do Ibovespa.

Vale lembrar a forma como o fundo opera: 75% do PL é alocado em ETFs de Ibovespa, 25% do PL em caixa (LFT e fundos de zeragem) e 125% do PL (valor nocional) em contrato de Ibovespa futuro. Assim, a exposição de risco ao Ibovespa vale 200% do PL. Por outro lado, o ato de alavancar, para qualquer fundo de investimento, tem um custo de alavancagem, que vem da relação entre o mercado futuro e o mercado à vista. Pelo princípio da não arbitragem, a cotação do contrato futuro é dada por Índice Futuro Ibovespa*(1+i), sendo i a taxa de juros esperada até o vencimento do contrato (DI futuro). Dessa forma, para se ter uma exposição financeira maior do que o valor do patrimônio líquido, todo fundo paga um percentual equivalente ao custo do dinheiro para comprar o índice futuro, e isso é o chamado custo da alavancagem.

Por fim, existem diferenças no horário de negociação entre o mercado à vista e o mercado futuro de Ibovespa que podem levar a pequenas diferenças entre os retornos diários do Trend Ibovespa 2x e o Ibovespa.

Outros Exemplos de Rentabilidade

O impacto que o aumento do nível de risco de um fundo tem em sua rentabilidade pode ser verificado em diversos casos da indústria, com dados de volatilidade e retorno calculados até o dia 12/04/2019, retirados do Economatica:

Perceba que para os fundos apresentados, os quais possuem a mesma estratégia, a relação entre os retornos é menor que a relação entre as volatilidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s