10 habilidades para uma vida feliz


 maio 29, 2020

A felicidade é resultado de esforço, uma colheita que floresce quando é semeada. As habilidades para uma vida feliz são guias para trabalhar em busca do nosso bem-estar, o que leva a um sentimento de satisfação com nós mesmos e com a vida.

“Algum dia, em qualquer parte, em qualquer lugar, indefectivelmente encontrarás a ti mesmo, e essa, só essa, pode ser a mais feliz ou a mais amarga das tuas horas.”
-Pablo Neruda-

  • 1. A felicidade também pode ser planejada

  • 2. Foco em direção ao crescimento, uma das habilidades para uma vida feliz

  • 3. Aprender a ver o melhor de tudo

  • 4. Ser capaz de confiar em si mesmo

  • 5. Equilíbrio entre as diferentes dimensões da vida

  • 6. Desenvolver a resiliência

  • 7. Lutar contra os hábitos danosos

  • 8. Encontrar um propósito principal

  • 9. Praticar a bondade, fazer o bem ao mundo e a si mesmo

  • 10. Construir relações saudáveis

Às vezes pensamos, erroneamente, que a felicidade é uma questão de sorte. Não é bem assim. Na realidade, este bem-estar global que costumamos chamar de felicidade é fruto, principalmente, do trabalho. A verdade é que todos nós podemos desenvolver habilidades para uma vida feliz, independentemente das coisas boas ou ruins que possam acontecer.

É claro que há também o componente da sorte no percurso de vida de todos nós. Não somos donos das nossas circunstâncias e não podemos moldá-las à nossa vontade. No entanto, quando desenvolvemos as habilidades para uma vida feliz, encontramos o caminho para abordar essas circunstâncias da forma mais construtiva possível.

As habilidades para uma vida feliz não são talentos de outro mundo. Elas têm a ver com educar a nossa mente para encontrar o caminho do bem-estar de forma mais autônoma.

“Algum dia, em qualquer parte, em qualquer lugar, indefectivelmente encontrarás a ti mesmo, e essa, só essa, pode ser a mais feliz ou a mais amarga das tuas horas.”
-Pablo Neruda-

Habilidades para uma vida feliz

Habilidades para uma vida feliz…

1. A felicidade também pode ser planejada

Todos nós falamos da felicidade, mas nem todos sabemos como defini-la. Da mesma forma, é possível que tenhamos um conceito global de felicidade, mas não conseguimos concretizá-lo por situações específicas.

Por isso, a primeira das habilidades para uma vida feliz é desapegar do nosso conceito de bem-estar; não somente no geral, mas nos âmbitos ou aspectos pontuais nos quais nos encontramos.

2. Foco em direção ao crescimento, uma das habilidades para uma vida feliz

Desafiar a nós mesmos nos aproxima da felicidade. O conformismo é um sinal de que estamos cheios de medo ou sem motivação nenhuma.

Sendo assim, assumir objetivos nos traz revitalização e coloca graça no que fazemos. Querer ser melhores e fazer o necessário para alcançar essa mudança aumenta a nossa satisfação com a vida.

3. Aprender a ver o melhor de tudo

Por instinto de conservação, tendemos a focar mais no lado negativo do que no positivo das situações. Por isso, não é fácil aprender a ver o melhor de cada pessoa ou de cada situação.

O mais aconselhável é permitir que essas visões negativas cheguem à superfície, mas imediatamente enfrentá-las com enfoques otimistas e permanecer assim.

4. Ser capaz de confiar em si mesmo

Uma das grandes habilidades para uma vida feliz é a autoconfiança. Para desenvolvê-la, nada melhor do que nos transformamos em nossos próprios melhores amigos.

É preciso deixar a autocrítica constante de lado e perdoar a nós mesmos pelos erros que cometemos ou por não conseguir, de cara, o que queremos. Devemos ter autocompaixão e nos esforçar para tentar nos entender, não julgando a nós mesmos indevidamente.

5. Equilíbrio entre as diferentes dimensões da vida

O trabalho é uma parte importante da vida, mas não é a vida em si. Tudo bem dedicar boa parte do nosso tempo ao trabalho, mas não podemos permitir que a nossa vida gire em torno dele.

Somos mais felizes quando experimentamos não uma, mas muitas facetas do nosso ser. É por esse motivo que o parceiro, os amigos, a família, a saúde e a produtividade devem ter seus espaços definidos.

Amigos se abraçando

6. Desenvolver a resiliência

Essa é uma das habilidades mais importantes para ter uma vida feliz. Essa habilidade está relacionada com a capacidade de se recuperar e crescer após sofrer algum trauma.

Às vezes leva tempo, às vezes dá muito trabalho, mas, definitivamente, é uma capacidade que todos nós podemos desenvolver com força de vontade e empenho suficientes.

A resiliência aumenta a autoconfiança, e esta aumenta a segurança. Ou seja, três pelo preço de uma.

7. Lutar contra os hábitos danosos

Todos nós estamos cheios de hábitos mentais, emocionais e físicos. Às vezes eles nos ajudam a tornar a vida mais simples, mas outras vezes são ações mecânicas que só levam ao mal-estar. É bom observar a nós mesmos para detectar se algo neste sentido tem acontecido.

Então, seria uma boa ideia começar mudando os hábitos físicos de comportamentos que queremos erradicar, para, só então, seguir para os hábitos mentais e emocionais.

8. Encontrar um propósito

A maioria de nós sabe que a vida é mais interessante e agradável quando temos um propósito pelo qual lutar. O problema é que nem sempre encontramos esse grande propósito existencial.

Talvez seja melhor nos deixar levar por nossos impulsos espontâneos em direção a pequenos propósitos imediatos. Assim, certamente eles nos levarão a descobrir nossos grandes objetivos de vida.

Mulher com os cabelos ao vento

9. Praticar a bondade

Talvez você já tenha notado que as pessoas mais bondosas são, também, as mais felizes. Em contrapartida, aqueles que se enchem de amargura também são pessoas mais egoístas e, às vezes, cruéis.

Ser bondoso com os demais provoca um sentimento de felicidade profunda e duradoura. Sem dúvidas, a felicidade produzida por impactar positivamente a vida dos outros não tem preço.

10. Construir relações saudáveis

O sentimento de felicidade só é pleno quando é compartilhado. As relações com os demais são fundamentais para o bem-estar pessoal. A melhor forma de construir essas relações é valorizando cada um pelo que é, do jeito que é, respeitando e sendo gratos pelo que eles nos proporcionam.

Estas 10 habilidades para uma vida feliz não são desenvolvidas da noite para o dia. É necessário empenho, dedicação e decisão.

Embora seja improvável alcançar uma felicidade idealizada e total, com certeza alcançaremos um nível de bem-estar muito mais elevado e um importante grau de satisfação com a nossa existência colocando estas habilidades em prática.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s