As 9 MELHORES DICAS PARA ALCANÇAR METAS DE NEGÓCIOS QUE VOCÊ PRECISA IMPLEMENTAR AGORA


dicas para alcançar metas

Aonde você quer chegar com o seu negócio?

Essa é uma pergunta que todo empresário deve se fazer. E a resposta para tal questionamento se traduz em metas de curto, médio e longo prazo.

A empresa que não traça suas metas e objetivos acaba ficando sem direcionamento e está fadada ao fracasso.

Pensando nisso, listamos aqui as 9 mais importantes dicas para alcançar metas de negócios.

Continue a leitura e saiba o que você não pode deixar de fazer na sua jornada em busca de seus objetivos.

Você sabe a diferença entre objetivos e metas? Então, dê uma olhada neste vídeo de nosso canal no YouTube:

As 9 melhores dicas para alcançar metas de negócios

Leia também: Descubra como criar uma planilha de acompanhamento de metas ou baixe uma pronta!

1 – Alinhe seus objetivos à missão, à visão e aos valores da empresa

Dando início às nossas dicas para alcançar metas de negócios, é de fundamental importância que os seus objetivos estejam devidamente alinhados à declaração de MMV – Missão, Visão e Valores.

Esses três aspectos são essenciais para a identidade organizacional do seu negócio. Por isso, nada mais justo que os seus objetivos tenham a ver com a razão pela qual a sua empresa existe, os valores dos quais você não abre mão e o cenário ideal que você imagina para o seu negócio a longo prazo.

2 – Decomponha seus objetivos

Objetivos de longo prazo requerem muito trabalho e perseverança para serem alcançados.

Por isso, é interessante que você quebre esses objetivos em pequenas etapas gerenciáveis. Ao fazer isso, você conseguirá se concentrar melhor no que precisa ser feito agora e evitar a sobrecarga do processo, mas sem perder de vista a sua linha de chegada.

Uma boa forma de fazer isso é criar um plano de ação composto por tarefas individuais claramente definidas. Ou seja, cada degrau que a empresa precisa subir diariamente para chegar ao objetivo maior.

3 – Comprometa-se com suas metas

Comprometimento é a palavra-chave para quem quer alcançar metas.

Se você não conseguir se comprometer com suas metas, dedicando tempo e esforços para se concentrar nas tarefas diárias, dificilmente você chegará aonde almeja chegar.

4 – Envolva toda a sua equipe

Você não precisa (nem deve) fazer tudo sozinho. Para alcançar as suas metas de negócio, conte com a ajuda da sua equipe e envolva seus colaboradores neste processo.

Compartilhe as metas com sua equipe, atribua tarefas a eles e mostre como o papel que cada um deles desempenha é importante para a conquista de algo maior. Peça para que eles contribuam com suas ideias.

5 – Seja o mais específico possível

Ao definir suas metas e envolver sua equipe neste processo, é muito importante que você faça isso da forma mais específica possível. Com bastante clareza, descreva quais são as metas a serem alcançadas.

Por exemplo, em vez de estabelecer como meta “aumentar nossa base de clientes”, você pode optar por formular da seguinte maneira: “obter pelo menos cinco novas contas corporativas a cada seis meses”.

Quanto mais específico você for, melhor.

6 – Defina metas que sejam viáveis

Metas viáveis são aquelas passíveis de serem alcançadas. De nada adianta estipular metas impossíveis; isso só vai desmotivar você e sua equipe.

No entanto, isso não quer dizer que as metas devam ser fáceis demais. Elas precisam ser viáveis e, ao mesmo tempo, desafiadoras.

7 – Estabeleça um prazo para suas metas

Metas que não possuem um prazo determinado tendem a ser deixadas de lado. Se, por exemplo, você tem como meta abrir um filial, é fundamental definir o “quando”. Caso contrário, não se cria um senso de urgência e você pode acabar achando que tem todo o tempo mundo, deixando tudo para depois.

No final, uma meta que originalmente levaria um ano para ser alcançada acaba levando 3 anos simplesmente porque não se estabeleceu um prazo inicial.

8 – Certifique-se de que suas metas são mensuráveis

Como saber se você está mais próximo ou mais distante das suas metas?

Para conseguir responder a essa pergunta, é preciso que as suas metas sejam mensuráveis.

Suponhamos que a sua meta seja aumentar a taxa de conversão em 20% nos próximos 12 meses. Neste caso, trata-se de uma meta mensurável, pois a taxa de conversão é algo que você pode medir mensalmente, por exemplo, para saber se você está mais próximo ou não dos almejados 20%.

9 – Mantenha-se flexível

Para encerrar nossas dicas para alcançar metas de negócios, sinto lhe dizer: nem sempre as coisas vão sair conforme você esperava. Por isso, é importante se manter flexível às adversidades que podem aparecer no seu caminho e saber contorná-las.

Embora seja essencial ter um plano de ação claramente definido, você precisa também ser menos rígido e limitado a ele. Às vezes, alguns ajustes são necessários.

Quanto maior for o seu jogo de cintura para lidar com o inesperado, mais chances de sucesso você terá.

Conhece as metas SMART? Então, confira mais este vídeo:

Saiba mais: O que é meta SMART: veja as 5 características mais importantes para definir uma meta que funcione de verdade

O que você achou das nossas 9 dicas para alcançar metas de negócios? Coloque-as em prática e fique cada vez mais perto do seu sucesso.

Veja mais: Software para acompanhamento de metas: vale a pena investir?

STRATWs One é um software de gestão de performance corporativa que auxilia a criar, acompanhar e compartilhar KPIs, metas e resultados. Por isso, é ideal para quem quer fazer controle de metas.

Revolucione a gestão da sua empresa com o STRATWs One

Daniella DoyleJornalista e Publicitária de formação, está no mercado há mais de 15 anos com foco em gerar resultados para empresas B2B por meio de estratégias online e offline. Adora uma nova tendência e trabalhar com métricas e metas. É gerente de marketing na Siteware e, quando sobra um tempinho, aproveita para tricotar e pintar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s