Coronavírus: Ventilador pulmonar mecânico barato e feito por pesquisadores brasileiros entra em fase de testes


Pneumologista: ‘Ocorrem mortes sem diagnóstico de covid-19 na rede pública’

“É um ventilador pulmonar feito para fins emergenciais, para substituir os equipamentos quando não estiverem disponíveis. Uma opção de emergência. O paciente que estamos prevendo encontrar é o que sofre de síndrome da angústia respiratória”, disse o professor Jurandir Nadal, chefe do Laboratório de Engenharia Pulmonar e Cardiovascular, para o jornal O Globo.

O protótipo funciona dando ar rico em oxigênio e com pressão suficiente para superar a resistência do pulmão do paciente. Em seguida, as válvulas de segurança são fechadas, na expiração do paciente.

Com filtros especiais, o ar que sai passa por essas estruturas que retêm as gotículas de água com vírus, mantendo a umidade do sistema respiratório. Dessa forma, o ambiente e os profissionais em volta são protegidos também.

Uma rede de empresas foi montada que para produção imediata, mas a ideia é que fornecedores também possam oferecer partes que montam os ventiladores. Empresas que queiram colaborar podem acessar o site do projeto e preencher o cadastro.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s