O que saber sobre os casos de coronavírus sem sintomas


Algumas pessoas com o novo coronavírus não apresentam sinais da doença. Mas elas podem transmitir o vírus? Devem fazer exames?

O aumento no número de casos no Brasil e a confirmação de um episódio assintomático de infecção pelo novo coronavírus (chamado de Sars-CoV-2) em uma adolescente paulistana levantaram certas dúvidas. Pessoas sem sintomas devem fazer o exame para eventualmente diagnosticar o vírus? E mesmo nessa situação elas podem transmiti-lo? SAÚDE vai responder.

Comecemos pelos exames: “Testar quem não está doente sobrecarrega o sistema de saúde e não traz benefícios para o indivíduo, uma vez que não há recomendação de tratamento para episódios assintomáticos”, aponta Renato Kfouri, infectologista e presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Fora que o indivíduo que vai até o hospital ou a um laboratório para ser testado pode acabar contaminado por outros vírus circulantes — estamos no vivendo os primeiros casos de infecção por influenza, o causador da gripe, que matou pelo menos mil pessoas em 2019. Aliás, a campanha de vacinação começa no dia 23 de março.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s