A importância da tentativa e erro para o desenvolvimento das crianças


tentativa e erro

Você sabe a importância da tentativa e erro para o desenvolvimento infantil? Apesar de haver um grande tabu na nossa sociedade em torno dos momentos de falha, errar é parte natural do processo de aprendizado, possibilitando a busca de soluções criativas para um problema.

Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue lendo! Neste artigo, mostramos a importância de as crianças saberem lidar com as tentativas e erros para o seu desenvolvimento. Confira!

Como a tentativa e erro impactam o aprendizado infantil?

A aprendizagem não é elaborada apenas na sala de aula, mas em qualquer interação da criança com o meio ao seu redor. Assim, uma brincadeira, um jogo ou uma rotina podem ser uma maneira de viabilizar o aprendizado de novas habilidades e conhecimentos.

Nesse processo, a criança vai errar diversas vezes, mas não necessariamente ela verá isso como algo ruim. Como ainda está aprendendo a lidar com o mundo, tudo é muito novo, e a curiosidade faz com que ela continue tentando sempre, mesmo se falhar. Por exemplo, se a criança constrói um castelo na areia, mas a fortaleza não se sustenta, ao invés de ver isso como um fracasso, ela vai repensar e buscar novas formas de fazer com que a construção dure mais tempo.

Desse modo, as tentativas e os erros são importantes para que os pequenos se desenvolvam e aprendam a pensar e buscar soluções de maneira mais autônoma.

Qual o papel dos pais na aprendizagem das crianças por tentativa e erro?

Mesmo que errar seja algo que faz parte do aprendizado, ao longo da vida vamos criando uma percepção negativa sobre os erros. Quando somos punidos ou recebemos notas ruins ou reclamações por falhar em uma atividade, o erro deixa de ser um caminho para a descoberta de algo novo e vira apenas uma falha ou ainda algo vergonhoso.

Com isso, criamos cada vez mais uma visão negativa em relação aos erros e esquecemos que as tentativas são importantes para alcançar o sucesso. Afinal, já pensou no quanto um atleta ou um inventor teve que errar até se aperfeiçoar?

Nesse contexto, os pais têm um papel importante para estimular os filhos a persistirem após errarem. Assim como os educadores, os responsáveis pela criança influenciam diretamente a forma como ela vai ver aquele erro: ele pode ser encarado como um não-acerto rumo ao sucesso ou um fracasso vergonhoso.

O que fazer quando os erros acontecerem?

Uma maneira de lidar com os erros, por exemplo, é considerá-los uma “forma provisória de saber”, como diria Paulo Freire. Assim, deixa-se de buscar apenas uma resposta certa e se propõe que o erro seja discutido. Antes de apenas ensinar a resposta, tente entender o pensamento da criança e o que a levou a achar aquela solução. Se foi por uma distração, por exemplo, pode-se pedir que a criança reflita sobre a questão, para que ela mesma se dê conta do erro.

Também é possível que ela chegue a uma resposta diferente por usar uma lógica inesperada. Nesse caso, vale tentar compreendê-la e estimulá-la a pensar de outras formas, sem podar a criatividade da criança.

Como ajudar nesse processo de aprendizagem?

No processo de aprendizagem, a programação para crianças é uma boa forma de fazer com que elas compreendam a importância da tentativa e erro, já que são estimuladas a usar a lógica e a se esforçar para buscar uma solução na construção de comandos que façam uma determinada ação.

Assim, com a experimentação em sala de aula, o seu filho pode lidar melhor com os erros, criar mais espírito crítico, melhorar suas habilidades em trabalho em equipe, entre outras coisas.

Agora, você já sabe a importância da tentativa e erro no processo de desenvolvimento infantil. Lembre-se de que, para aprender, o seu filho precisa ver as falhas como um degrau para o aperfeiçoamento do conhecimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s