Como superar um fracasso financeiro?


Diz a palavra do Senhor em Salmos 126:1 ao 6 “”Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles. Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres. Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.””
Eu entendo o quanto é difícil lidar com perdas, aliás, nenhum ser humano está, realmente, preparado para perder alguma coisa. Eu entendo o quanto é difícil lidar com frustrações, com o insucesso, com erros, com quedas, com falhas, que se tivessem sido evitadas não teriam causado sofrimento. Talvez alguém me diga:
-‘Tudo isso não teria acontecido de mal na minha vida, nem fracasso, nem erros, se eu pudesse voltar ao passado, eu faria tudo diferente!’
Talvez tenha confiado em alguém que não devia, se associado com um incrédulo, faltou sabedoria, tomado decisões precipitadas, escolhas erradas, oportunidades desperdiçadas, é aquela pessoa que diz:
-‘ O meu fracasso se deu porque eu tinha o negócio certo, mas com pessoas erradas, ou então, eu tinha as pessoas certas, mas entramos num negócio errado.’
Eu imagino o quanto tenha sido humilhante passar o que você passou, ou esteja passando, e o tema hoje é a superação do fracasso financeiro. Talvez me diga:
– Muitas vezes, eu acordei pela manhã, dizendo: Eu sou um fracasso!’
Eu sei o quanto deve ser humilhante ouvir dos outros: “Olha, lá! Perdeu tudo o que tinha!” Eu sei como deve ser angustiante ouvir piadas, críticas, ou até mesmo aquele olhar de pena quando olham para um fracassado, quando olham para alguém em situação delicada e fazem pouco caso. Mas, eu não estou aqui, para causar mais angústias no seu interior ou então para lembrar tudo de ruim que você passou, ou quem sabe está passando. Eu não estou, aqui para chorar o leite derramado junto com você, mas como um canal do fluir de Deus, para trazer solução para a sua vida e para lhe mostrar como superar um fracasso financeiro!
Eu começo lhe dizendo: Não desista! Você vai recuperar tudo o que você perdeu e muito mais. Diga: “Eu creio nesta palavra! Eu recebo esta palavra para a minha vida. Eu não vou desistir, eu vou superar tudo o que perdi e muito mais! Muito mais!”
A palavra em Isaías 61:6 e 7 diz “”Mas vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis as riquezas das nações e na sua glória vos gloriareis. Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria.””
Qual é o seu direito nesta terra? “Comereis as riquezas das nações e na sua glória, vos gloriareis.”
O Senhor diz: “Tereis perpétua alegria.” Perpétua significa eternamente, para sempre. Nunca mais você vai viver ou experimentar o fracasso na sua vida, a falta, a vergonha, a humilhação, a queda, nunca mais você terá estas experiências tão difíceis, porque em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra. Você terá fartura, provisão de Deus, abundância, prosperidade, muito dinheiro, sucesso, saúde, benção, honra do Senhor, você vai recuperar tudo o que perdeu e muito mais.
Diga: “Eu recebo esta palavra, eu chamo a existência que em lugar da minha vergonha, dupla honra e aquilo que me afrontou, nunca mais, na minha vida se sucederá.
Isto significa que a obra de restauração vai ser total. E diz a palavra que é perpétua alegria, é para sempre. Olha, os seus dias de vitória vão apagar para sempre o fracasso que você viveu porque a sua vitória será grande.
No Salmo 92:4 “diz “Pois me alegraste, SENHOR, com os teus feitos; exultarei nas obras das tuas mãos.””
Como são as obras das mãos de Deus?
Versículo 5: “”Quão grandes, SENHOR, são as tuas obras! Os teus pensamentos, que profundos!”” Ou seja, quando o Senhor faz a obra é algo grande, a vitória é grande. Salmos 126:3 e 4 “”Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres. Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe.””
Se o fracasso lhe trouxe muito desespero, lágrimas, insegurança, eu profetizo que a restauração de Deus vai trazer muita alegria, muita paz, muita felicidade e no lugar da vergonha, você terá dupla honra. No Salmo 126, ele continua porque quando Deus restaura a sorte de alguém, ficamos como quem sonha, você pára e começa a se perguntar: Será que isso é verdade? Me belisca para ver se eu estou vivo. Eu estou como quem sonha.
Você está como quem sonha, mas na verdade você está vivendo a pura realidade na sua vida. “Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo; então, entre as nações se dizia: Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles. Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres. Restaura, SENHOR, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes.”
Ele disse: Aquele que um dia saiu chorando, vai voltar recompensado por Deus. Quantas vezes, você chegou em casa preocupado, confuso? Quantas vezes você chegou em casa oprimido, atormentado? Quantas vezes você saiu de casa chorando como este homem? Quantas vezes você teve que disfarçar o seu sofrimento para que outras pessoas também não sofressem? Quantas vezes você teve que disfarçar a falta dentro da sua casa? Quantas vezes você teve que fingir que não estava acontecendo nada? Amado, isso já passou. A sua restauração já começou! E quando Deus restaura a vida de alguém, há recompensa.
Isaias 60:20 “”Nunca mais se porá o teu sol, nem a tua lua minguará, porque o SENHOR será a tua luz perpétua, e os dias do teu luto findarão.””  Os dias de fracasso, de derrota, de pobreza, de miséria, de falta, de escassez, porque ele disse: Os dias do seu luto acabaram. O Senhor esta dizendo que a sua restauração começou.
A restauração vem da palavra grega: KATISTENI– que quer dizer: POR EM ORDEM; RESTABELECER; RECUPERAR; RECONQUISTAR; REERGUER; RENOVAR; SUPERAR.
Quando Deus diz que ele restaura a sorte, restaura a vida, restaura as finanças, ele está dizendo que ele vai por a sua vida em ordem, vai lhe restabelecer, você vai se recuperar, vai reconquistar, ele está lhe renovando, lhe reerguendo e você vai superar o fracasso na sua vida.
A grande pergunta é: Mas como? Como eu vou superar este fracasso financeiro?
 1.    Entenda por que as pessoas fracassam e não siga, nunca mais, as pegadas que levam à derrota.
Você está, aqui, para seguir as pegadas de Deus, há um caminho a ser trilhado, há uma jornada a ser proposta, há um caminho onde o salmista diz: O caminho de Deus é perfeito. E você precisa aprender, em primeiro lugar, por que as pessoas fracassam e não siga nunca mais as pegadas que levam ao fracasso e à derrota. Eu separei alguns itens importantes que levam as pessoas à derrota, que pode ser a causa do insucesso, a causa da frustração de vida. Eu começo a dizer aquilo que nós já aprendemos há algumas semanas: A pessoa que vive sem metas, ela perde a direção, e perde a motivação. Se não há metas não há objetivos!
a)   A pessoa que procrastina. A procrastinação pode levar muitas pessoas ao fracasso.
É como se você dissesse assim: Amanhã! Mês que vem! E está sempre procrastinando, adiando decisões que têm que ser feitas, hoje. Coisas que têm que ser feitas, hoje, agora. E a pessoa está, sempre, adiando, adiando e procrastinando.
 b)   A falta de autodisciplina
Pode até começar hoje, mas logo pela falta de auto-disciplina, volta tudo a estaca zero.
 c)   A auto-suficiência.
É aquela pessoa que transforma Deus num simples detalhe da sua vida. Enquanto Deus disse: Você tem que me amar de todo o seu coração, de toda a sua alma, com todo o seu entendimento, com todas as suas forças. Você tem que buscar o meu reino e a minha justiça, em primeiro lugar na sua vida. Mas, há pessoas que transformam Deus num detalhe. Quando der, eu vou. Quando não der, eu não vou. Quando der, eu honro. Quando der, eu oro. Quando não der, eu não oro. Transformam Deus num detalhe e isto leva ao fracasso.
Vamos tratar de assuntos que dizem respeito ao dia-a-dia. O que pode, também, levar ao fracasso? Essas, também, são pegadas que você não pode mais seguir.
 d)   Os gastos indeterminados.
Há pessoas que são compulsivas, descontroladas. Deus pode colocar 50, 100, 200 mil reais de renda que a pessoa vai gastar tudo. Basta ter um aumento, basta ganhar um pouco mais para estar comprando um pouco mais, estar gastando um pouco mais.
 
e) A insensatez das más decisões
Há pessoas que tudo que tentam fazer, fazem de forma superficial e medíocre. Não têm atitudes de excelência. No seu trabalho, na sua profissão, no que tem que produzir, na tarefa que tem que cumprir, nos projetos, nos compromissos. Há pessoas que não desenvolvem uma atitude de excelência, fazem as coisas de forma superficial, de qualquer maneira e há muita gente que está fazendo muito bem feito e acaba por passar na sua frente.
f)    Perda do foco
Quando nós perdemos o foco? É quando você tenta fazer muitas coisas e acaba por não conseguir fazer nada bem feito. Podemos falar sobre a “síndrome do cavaleiro solitário”. É aquela pessoa que diz: Eu não preciso de ninguém, eu vou viver isolado, eu me basto, eu sou o melhor do mundo, eu sou o rei da cocada preta, ninguém precisa me ajudar em nada, ninguém precisa me ensinar nada, eu já aprendi o que tinha que aprender. Eu vou ser um cavaleiro solitário e vou vencer na vida! Não vence, não.
g)   O Orgulho, do egoísmo, da soberba.
O que diz a palavra em Provérbios 16:18 “”A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda.””  Estamos falando de coisas que levam ao fracasso. Por que as pessoas fracassam?
h)   Desonestidade
Deus não abençoa algo que não esteja de acordo com a sua natureza. Os esforços vão por “água abaixo”. A pessoa desonesta, ela pode até durante um tempo, ganhar vantagens, mas logo a sua desonestidade vem à tona, em algum momento. Parece que os homens ainda não aprenderam isto.
i)     A intolerância
Se você é uma pessoa intolerante, não consegue viver em harmonia com a família, com o esposo, com a esposa, está sempre, reclamando, brigando, é intolerante com os colegas de trabalho, com os seus vizinhos, com os amigos da faculdade.  Pessoas intolerantes fracassam.
j)    O medo
O medo é o inimigo número 1 da fé. O medo do fracasso acaba por atrair o fracasso.
 
k)   As desculpas
As “famosas” desculpas: Ah, eu não fiz, por causa de fulano. Eu não cheguei porque não deu. São as famosas desculpas. Não fazem o que precisa ser feito para ter sucesso.
 
l)     Querer ganhar as coisas do nada. 
É a lei do menor esforço. Quem não gostaria de dormir pobre e acordar milionário? Mas, não é assim. Estas são as lições de vida que o fracasso nos dá. Mas, eu quero lhe dizer que o fracasso não é o seu fim, e sim, uma lição para os próximos desafios da sua vida. Você está aprendendo a superar os fracassos. Você está aprendendo a superar os desafios, vai se deparar com barreiras na sua vida. Você tem que aprender que o fracasso é uma lição, são coisas que nós estamos aprendendo juntos. É uma lição para os próximos desafios, e não é o seu fim.
 2.    Aprenda a perdoar os seus erros financeiros do passado.
Há pessoas que não se perdoam. Você tem que perdoar os seus erros do passado. O perdão liberta, desobstruí a vida, abre os caminhos, ele arrebenta com as cadeias da vida. Há pessoas que não se perdoam. É para você aprender com seus erros e não se prender aos seus erros. Deus nos ensina a aprender com os nossos erros e não nos acorrentarmos neles. Se você continuar olhando para trás, você não poderá ter novas idéias na sua vida. Olhar para trás pode paralisar a sua vida, ela se torna escrava do seu passado e Deus já nos ensina em 2ª Coríntios 5:17 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”
Há pessoas que não se perdoam! Amados, você tem que se perdoar, se você olhar para trás, a sua vida vai paralisar e você vai ser escravo do seu passado. Você se lembra da esposa de Ló? Quando o Senhor disse: Eu vou destruir Sodoma e Gomorra! Vocês vão sair da cidade e não olhem mais para trás, vocês vão seguir em frente.  Gênesis 19:24 ao 26 ””Então, fez o SENHOR chover enxofre e fogo, da parte do SENHOR, sobre Sodoma e Gomorra. E subverteu aquelas cidades, e toda a campina, e todos os moradores das cidades, e o que nascia na terra. E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal.””
Por quê? Porque Deus disse: Você não tem que olhar mais para trás. Sodoma e Gomorra, já passou! O fracasso ficou para trás, o passado ficou para trás. Agora, vocês vão em frente. Mas, ela resolveu olhar para trás, virou uma estátua de sal. Amado, os seus olhos têm que estar em Deus. Têm que estar nas promessas, nos seus novos sonhos, nas suas novas conquistas, nos seus novos objetivos de vida, no seu vitorioso futuro. É onde você tem que colocar os seus olhos.
Diz em Lucas 9:62 “Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.”
Se você tem que colocar a mão no arado, e aí o Senhor se refere aos desafios, ao que enfrentamos na nossa vida. Se você quer colocar a mão no arado e receber as promessas de Deus, você não pode mais olhar para trás. Então, perdoe os seus erros financeiros, perdoe quem lhe causou prejuízos.
3.Persevere em acreditar que é possível crescer, é possível vencer, é possível conquistar.
A pessoa que tem um fracasso financeiro, ela já perde as suas esperanças: Coisa muito difícil! Nunca vou crescer, enriquecer, nunca vou conquistar! Mas, você tem que perseverar e acreditar! Perseverar, sempre. Porque, amados, a perseverança é a nossa fé em movimento.Hebreus 10:35 diz: “”Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.””    A minha perseverança é a minha fé em movimento, é a minha confiança e ela traz grande galardão.  Versículo 36 “”Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.””
Eu alcanço a promessa quando eu persevero em acreditar que é possível crescer, enriquecer, vencer e conquistar.Tiago 1:3 “diz “sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança.”” Então, a minha fé em movimento, a aprovação da minha fé é a minha perseverança. A perseverança é a sua atitude de “posso conseguir”. Quando você se convence disso: Eu posso conseguir! Eu posso conseguir! Amado, você pode conseguir.
Paulo diz isso em Filipenses 4:13 “ diz “Tudo posso naquele que me fortalece.”” Eu posso conseguir! A perseverança, e  é esta a sua atitude: Eu posso conseguir. Não há meio termo, não pode haver desânimo, não pode haver desinteresse, nem covardia na vida de quem quer superar um fracasso. Porque em 2ª Timóteo 1:7 diz “”Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.”” 
Diga: “Deus não me deu Espírito de covardia. Eu não sou um covarde.”
É preciso coragem. É preciso audácia, intrepidez. Isto é fundamental para superar um fracasso.  E quando eu falo em superação, eu tenho um exemplo mais próximo em minha vida, que é o meu pai que vivia uma vida abastada em Portugal, na Angola, seus pais eram ricos, bem sucedidos, tinham carros, fábricas, indústrias, Mercedes, carros importados e de repente vem a guerra, o Apóstolo entra nessa guerra, vem o acidente, a explosão, perderam tudo o que tinham, vai para um hospital, dois anos acamado, desenganado pela medicina, sai do hospital, vai para a cadeira de rodas, sai da cadeira de rodas e vai para a muleta, sai da muleta e caminha normalmente, vem para o Brasil, chega do nada e aqui, supera tudo. Porque é preciso ter coragem! É preciso coragem, é preciso ter este pensamento, esta força, este: “Eu posso conseguir.”
Pare de se sentir um frustrado. É o que acontece com alguém que tem um fracasso na vida, ele se sente um eterno frustrado. Pare de se sentir um derrotado, um incapaz. Eu quero lhe dizer que você está pronto para conseguir tudo o que você sonha e deseja conseguir. Você já está pronto. Persevere!
Perseverar é se recusar a desistir. Eu me recuso a desistir. Você se recusa a desistir? Então, diga: Eu me recuso a desistir! Eu vou perseverar. Eu já estou pronto para conseguir tudo que sonho e tudo que desejo conseguir. Diga: Glória a Deus!
Perseverar é você continuar com firmeza, constância e insistência. Provérbios 24:16 “porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os perversos são derribados pela calamidade.”
O justo pode cair sete vezes, mas tem que se levantar. Amado, você tem que se levantar, nesta manhã, se levantar para a vida, tem que se levantar para os seus sonhos, para os seus ideais. Sete vezes cairá o justo e se levantará. Só quem crê que vai conseguir, consegue. Não se deixe dominar pelo fracasso, reaja com fé, com coragem, com perseverança.
Marcos 9:23 diz: “”Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê.”” Aquela pessoa que fica no meio termo: Ah, eu não sei. Eu sou um frustrado, um fracassado. É isso o que diz? Não. Tudo é possível ao que crê, ao que persevera, ao que continua firme, ao que insiste. Só quem crê é que consegue.
Você se lembra quando o povo de Israel ficou por sete anos sob o domínio dos Midianitas? O povo de Deus fez o que era mau diante do Senhor, para variar. E durante sete anos, eles ficaram sob o domínio dos Midianitas. Foi um fracasso. Eles passaram por um fracasso. E Deus escolhe Gideão para vencer e derrotar os Midianitas, mas Deus, agora, ensina como se supera um fracasso. E ele diz em Juizes 7:3 “”Apregoa, pois, aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for tímido e medroso, volte e retire-se da região montanhosa de Gileade.””
A pessoa tímida e medrosa não vai conseguir superar um fracasso. Deus disse: Olha, Gideão, vou lhe contar um segredo: Estes que não estão acreditando que vão conseguir são os tímidos e medrosos, estão com espírito de covardia, não vão superar nada! E diz a palavra na parte B do versículo 3“”Então, voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.”” Estavam ali, medrosos, intimidados, estavam, ali, tímidos que não iam superar aquela batalha e nem aquele fracasso que viveram.
A perseverança e a fé geram o sucesso. Olha a força da perseverança na vida de Gideão e daqueles quinhentos homens! Olha a força da perseverança na vida de Jacó, mais uma vez Jacó! Você se lembra o que aconteceu em Gênesis 32:26“Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares.”
Jacó disse ao anjo: Olha anjo! Eu só vou te deixar ir, se tu me abençoares, se eu receber a minha benção! Olha a força da perseverança! Jacó lutou com o anjo até ser abençoado! Ele disse: Eu vou conseguir, é esse o dia, e eu não vou mais desperdiçar oportunidades. Jacó disse: Anjinho, você não vai sair mais daqui não. Eu vou lhe dizer mais uma coisa, amado: Os anjos de Deus só vão sair, daqui, nesta manhã, depois que lhe abençoarem, porque os anjos de Deus estão ministrando a seu favor, estão chegando à sua vida, há libertação para a sua família, portas estão se abrindo agora, os anjos de Deus só vão sair deste lugar, depois que ministrarem aquilo que Deus preparou para a sua vida! Eu creio nisto, eu creio que há anjos neste lugar.  E eu vou dizer: Anjos, vocês só sairão daqui, depois que nos abençoarem.
E diz a palavra nos versículos 27 e 28 “Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste.”     Ele recebeu um novo nome: Príncipe – Israel. Você também pode se tornar um príncipe de Deus, um abençoado de Deus porque Deus já lhe deu esta posição espiritual. Você é o príncipe de Deus, uma princesa de Deus, você é um próspero de Deus, um vitorioso no Senhor, é um amado, um escolhido,  não é um CPF. Esquece o vazio, o desanimo, o fracasso do passado. Lute pela vitória.
Em João 6:37 “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.” Aquele que o meu Pai me dá, virá a mim. Sabe o que ele disse? Que aquilo que Deus nos deu, já em sua palavra, as sete mil promessas, um pacto de melhores e superiores promessas, aquilo que Deus nos deu virá às nossas vidas. Aquilo que o Pai me dá virá a mim. Aquilo que Deus nos deu virá às nossas vidas. Aquilo que Deus prometeu virá à sua vida. Aquilo que Deus escreveu virá à sua vida. Glórias a Deus!  
Tudo o que Deus lhe deu e o que ele prometeu vai chegar às suas mãos.     Tímidos e medrosos, voltem! Gideão, quem é tímido e medroso, rua! Quem quer colocar a mão no arado, quem quer superar o fracasso não pode ficar olhando para trás e virar estátua de sal, amado. Tudo o que o Pai nos deu virá a nós. Nós não vamos lançar fora.
 4. Peça, sempre, muita sabedoria, pois inteligência não basta.
Sabedoria! Eu todos os dias peço a Deus sabedoria porque todos os dias eu vejo homens de Deus inteligentíssimos, fracassando: Fulano lia dez livros por mês! E daí? Fracassou! Inteligência não basta, é preciso sabedoria. Eu sei que muitos fracassos acontecem, muitas perdas, porque não há sabedoria. Eu ouvi uma frase que dizia: “A sabedoria é uma mercadoria de valor inestimável, quem a obtiver, prosperará.”
Provérbios 3:13 ao 18 diz: “”Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. O alongar-se da vida está na sua mão direita, na sua esquerda, riquezas e honra. Os seus caminhos são caminhos deliciosos, e todas as suas veredas, paz. É árvore de vida para os que a alcançam, e felizes são todos os que a retêm.”” A sabedoria propicia uma vida longa, riquezas e honras.
O que é a sabedoria?
Não é apenas a capacidade de citar versículos da bíblia, pois qualquer pessoa que estimular o seu cérebro vai decorar um monte de versículos, isto para mim não conta, mas sabedoria é a capacidade de agir, prudentemente, e graças a Deus que este Ministério, sempre, teve isto. Nós agimos com prudência, porque os apelos são muitos. Está todo mundo de olho no nosso Ministério, vendo se nos corrompem, se conseguem macular aquilo que não pode ser maculado. Não importa se fulano faz, se beltrano faz, nós não nos metemos com ninguém, não fazemos parte da panelinha dos pastores e nem queremos, nem nos interessa. Esta igreja é independente dos homens e dependente de Deus. E eu louvo a Deus pela vida do meu pai que sempre se manteve firme, nessa postura. Muitos dizem: ‘Ah, eles se acham vaidosos.’ Nós não queremos é pegar o cão pelas orelhas.
A sabedoria é a capacidade de agir prudentemente. É você buscar conhecimento. É você se manter informado, ser exemplo. Sabedoria não é só conhecimento bíblico de fatores espirituais. Sabedoria é para fazermos planos inteligentes na nossa vida, para fazer bons investimentos. Foi como disse pela manhã: pessoas certas no negócio errado. Nesta hora, Deus dá sabedoria para fazermos bons investimentos, para nos unirmos às pessoas certas, para termos sábias decisões na vida, porque não basta ser simples, é preciso ser prudente. É preciso ter sabedoria. É um radar que Deus nos dá.   Amados, Deus nos dá um radar. A gente sente quando as pessoas são verdadeiras, quando as pessoas são honestas, quando as pessoas estão, ali, para aparecer, para bajular, ou porque precisam ou se, realmente, estão do lado. Isto é sabedoria.
Jesus disse isto em Mateus 10:16 “Eis que eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos;”Amados, nós vivemos no meio de lobos. Uma irmã me disse: No meu trabalho não é mole. Eu olho para frente é macumba, para trás é espiritismo, pro lado é o Zé Pilintra, pro outro é Catacumba, eu estou cercada de demônios! Mas, a amada tem o que é maior. Nós estamos no meio de lobos. Você que é um empresário, do meio dos negócios, eu sei que você está à volta de lobos. É o concorrente desleal, que fala mal, se levanta contra sua vida, é aquele funcionário que lhe rouba, que você ajudou, que você pagou, que você honrou, deu hora extra, fez tudo certo, mas depois, ele vai lá na justiça. Estamos no meio de lobos. Ele disse parte B versículo 10“sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.”
Somos pessoas simples, mas prudentes. Essa história de que evangélico é bobo, é bobinho, aqui, não. Aqui, neste Ministério não existe. Somos prudentes. Deus já lhe deu esta sabedoria, nós liberamos, agora, este Espírito de sabedoria na tua vida.
Eu vejo muitas pessoas, no meio evangélico, que não entendem nada da vida. São ignorantes. Você não precisa se corromper, se misturar, mas você precisa se prevenir e se proteger, e para isto Deus te dá sabedoria. É aquela pessoa que diz: Eu estava vendo, na empresa, pessoas roubando, pessoas comendo de todo lado, e o patrão não sabia de nada, mas Deus me deu sabedoria para encontrar aquela situação. Isto é sabedoria.
Esta sabedoria te dará riquezas, bons negócios, destaque, superioridade, mas não é superioridade para você pisar nas pessoas, não, mas é porque você será uma pessoa sábia. Deus te dá sabedoria. Inteligência não basta. Em 1ª Reis 3:11, eu não poderia falar de sabedoria sem falar de Salomão: “Disse-lhe Deus: Já que pediste esta coisa e não pediste longevidade, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos; mas pediste entendimento, para discernires o que é justo;”
Salomão estava assumindo um desafio muito grande: Continuar a obra de seu pai Davi. E ele disse: Deus, eu preciso de sabedoria porque com ela, eu conquisto qualquer coisa. Eu supero qualquer coisa, e passo por qualquer situação. Pediu entendimento, pediu sabedoria. E diz a palavra no versículo 12 e 13 “eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá. Também até o que me não pediste eu te dou, tanto riquezas como glória; que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias.”
Deus disse: Tu vais ser o homem mais sábio desta terra. E toma logo isto que você consegue por ser sábio: ouro, prata, glória, riquezas. Toma tudo o que você quiser!
Se você fracassou ou  está se sentindo cansado, achando que a riqueza é inalcançável, Deus te dará grande sabedoria como a de Salomão. Tu tens a sabedoria de Salomão, mais ainda, tu tens a mente de Cristo. Aquele que deu a sabedoria a Salomão. Tu tens a mente de Cristo, Deus te dará a sabedoria, pessoas vão querer aprender com você. Pessoas vão pedir conselho a você, vão ver a sabedoria que você tem e isso aconteceu com Salomão: 1ª Reis 4:34 “De todos os povos vinha gente a ouvir a sabedoria de Salomão, e também enviados de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria..”
As pessoas iam ao pé de Salomão para ouvir sua sabedoria. Amado, você tem a sabedoria, uma grande sabedoria, vai produzir grande sucesso, vitórias na sua vida.     1ª Reis 10:23“Assim, o rei Salomão excedeu a todos os reis do mundo, tanto em riqueza como em sabedoria..”  Recebe isto para a sua vida.
Você tem a sabedoria de Deus na sua vida. Espere só um pouco e você vai ver pessoas querendo aprender com você. Mas, alguns segredos, não os revele. Não revele alguns segredos.
 5. Deus te restituirá e o fracasso não é o seu fim.
Não importa o que você perdeu, a sua restituição será muito farta. Porque Davi disse: Quando Deus restaura, a gente fica como quem sonha. Você terá de volta aquilo que é seu direito, aquilo que lhe pertence, amado.
Joel 2:24 e 25, e eu amo esta passagem: “As eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de vinho e de óleo. Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros.” 
A sua restituição será farta. Restituir-vos-ei os anos consumidos pelo gafanhoto. Versículo 26: “Comereis abundantemente, e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR, vosso Deus, que se houve maravilhosamente convosco; e o meu povo jamais será envergonhado.”     Nunca mais. Nunca mais se porá o seu sol. Tereis perpétua alegria. O meu povo jamais será envergonhado. Nunca mais vergonha. Nunca mais dívidas. Nunca mais faltas. Nunca mais necessidades. Nunca mais quebras. Nunca mais o fracasso econômico.
 Resumindo:
1)  Porque certas pessoas fracassam e os exemplos que você não deve seguir.
2) Você deve se perdoar pelos erros financeiros e perdoar as pessoas que lhe prejudicaram.
3) Você tem que perseverar e acreditar que é possível.
4) Você tem sabedoria de Deus para enriquecer.
5) Que o fracasso não é o seu fim.
Deus te restituirá. Salmos 37:23 “O SENHOR firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz;” Deus está firmando os teus passos. Aquela pessoa que andou vacilante. Aquela pessoa que viveu com medo até hoje. Aquela pessoa que achava: Nunca mais eu vou conseguir! Deus está falando que você vai conseguir porque ele firma os teus passos. E diz a palavra: Versículo 24 “se cair, não ficará prostrado, porque o SENHOR o segura pela mão…”
O fracasso não é o seu fim porque se cair não ficará prostrado porque o Senhor o segura pela mão. Diga: Graças a Deus. Não ficarei prostrado. O meu Deus me segura pela mão!Então, eu termino dizendo: Despreenda-se das idéias e dos pensamentos de fracasso. Você já tem todas as características e virtudes de alguém bem sucedido. 
 Quatro últimos conselhos:
1. Não faça planos pequenos.
Não faça planos pequenos. Comece pequeno, pensando grande. Porque o Senhor disse: Jó 22:28 “Se projetas alguma coisa, ela te sairá bem, e a luz brilhará em teus caminhos.”Provérbios 21:5 “Os planos do diligente tendem à abundância, mas a pressa excessiva, à pobreza.“Provérbios 18:16 “O presente que o homem faz alarga-lhe o caminho e leva-o perante os grandes.” Não faça planos pequenos na tua vida. Há coisas grandes para a sua vida. Deus lhe dá sabedoria, sabedoria que produz riquezas, sabedoria que traz a dupla honra para você.
 2.    Desafie seus medos. Descubra a pessoa corajosa que você é.
Descubra isto, hoje. Descubra a pessoa corajosa que você é. Desafie os seus medos.
 3.    Prepare-se para administrar bem as suas finanças. Você vai ter muito dinheiro nas mãos.
Tudo que passava nas mãos de José prosperava. Prepare-se!
4. Arrisque sem medo. Tenha fé. Chegou a sua vez de vencer e superar todo o fracasso da sua vida. É a sua restituição total.
Você se lembra da mulher Sunamita? Perdeu casa, perdeu bens, perdeu dinheiro, passou por um fracasso financeiro, mas diz a palavra em 2ª Reis 8:3 “Ao cabo dos sete anos, a mulher voltou da terra dos filisteus e saiu a clamar ao rei pela sua casa e pelas suas terras.”
É o que nós vamos estar clamando nesta hora. Reivindicando ao nosso Deus. Aquela mulher havia perdido sua casa, suas terras, havia passado por um fracasso financeiro, pela falta, pela necessidade e diz a palavra que ela saiu a clamar.  Versículo 6: “Interrogou o rei a mulher, e ela lhe contou tudo. Então, o rei lhe deu um oficial, dizendo: Faze restituir-se-lhe tudo quanto era seu e todas as rendas do campo desde o dia em que deixou a terra até agora.”
Amado, este rei tipifica Deus. Este oficial tipifica os anjos de Deus. E Deus nos diz nesta hora: Anjos! Restituam tudo que era deste povo, tudo o  que ele perdeu, todas as rendas, desde o dia em que deixou a terra até agora. Desde a primeira coisa que você perdeu, Deus vai restituir. Ele disse: Restitui tudo! Isto envolve família. Isto envolve filhos. Isto envolve saúde, casamento, sonhos, projetos. Isto envolve terras, projetos, bens, negócios. O Senhor diz: Eu lhe restituo tudo, nesta hora!
O Senhor te restitui toda a alegria, toda a paz, toda a auto-estima. Restituiu tudo! O Senhor quer que este povo acredite nisto. Nesta promessa não há lugar para tímidos e medrosos. É para aqueles que perseveram em acreditar. É para aqueles que não deixam a sua confiança: Não abandone a sua confiança ela tem grande galardão. Há um grande galardão para a sua vida. Passou! O fracasso passou! O fracasso é coisa do seu passado. Vitória é a sua história a partir de hoje. Aquele que saiu andando e chorando, aquele que saiu, muitas vezes, preocupado, recebia os seus amigos em casa, mas disfarçava; chegava ao trabalho, colocava a máscara, agora não precisa mais fingir que é feliz, não precisa mais fingir que é próspero porque você será próspero, você será abençoado, porque você é feliz e continuará sendo feliz. É a sua restituição total! Voltará trazendo os seus feixes. A boca se encheu de riso! Os lábios de júbilo! Porque grandes coisas, o Senhor fez! A sua vitória é grande! Ei, devolve! Traz de volta! Traz a casa, traz a renda, traz a terra, traz o esposo, traz a esposa, traz os filhos, traz a abundância, traz o negócio. Os anjos só sairão daqui, nesta manhã, depois que você tiver sido abençoado por Deus. Os anjos estão ministrando em seu favor, os anjos estão ministrando em favor da sua família. Os anjos estão ministrando em favor das suas finanças. Os anjos estão ministrando em favor dos seus negócios, na vida dos seus filhos, do seu marido, da sua esposa, os anjos estão ministrando em favor dos seus ideais, dos seus desejos, do seu coração, dos sonhos do seu coração.
Consultor de Famílias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s