Como prestar apoio para alguém que está em luto?


Prestar apoio e suporte para pessoas em situação de luto pode transformar todo o processo de recuperação e cura para melhor!

Por Grupo Zelo
Entenda as melhores formas de prestar apoio e suporte para pessoas em situação de luto

Falar sobre perda não é algo fácil. Afinal, questões que envolvem a morte fazem parte de um grande mistério que cerca a humanidade desde sempre.

Por se tratar de um momento em que pode ser difícil pensar de forma racional, é comum que pessoas digam frases ou se portem de forma indevida sem ao menos se dar conta daquilo.

Para transformar os momentos de luto em algo menos traumático ou desconfortável, além de acalentar o coração de quem vive a perda, é possível agir de formas simples, mas repletas de significado.

Neste conteúdo, você vai entender pequenos atos para lidar com amigos, familiares ou conhecidos que estejam vivendo algum tipo de perda.

Evite perguntas óbvias

Por mais que possa parecer difícil fugir de alguns questionamentos que vêm praticamente de forma instantânea na mente de uma pessoa, é importante evitar certos tipos de questionamento.

Um simples “como você está?” pode estar carregado de carinho da parte de quem fala, mas a resposta é óbvia e tem poder de aumentar ainda mais os níveis de sofrimento. Afinal, você já sabe que aquela pessoa não está nada bem.

Além da tradicional dúvida sobre o estado emocional, fuja também de outros questionamentos e expressões, além de pedir muitos detalhes sobre o óbito:

  • agora é bola pra frente!;

  • infelizmente, já estava na hora dele(a)…;

  • eu vivi um caso muito pior;

  • ele(a) está em um lugar melhor;

  • nossa, mas ele(a) estava bem de saúde!;

  • não chore, ele(a) não gostaria de te ver assim.

Existem outras formas de demonstrar preocupação e prestar apoio em forma de pergunta, como:

  • conte comigo para o que for preciso;

  • você precisa de companhia pelos próximos dias?;

  • está se alimentando direito?;

  • respeite o seu luto neste momento;

  • eu sinto muito pela sua perda.

Esteja presente, mesmo que em silêncio

Ainda falando sobre frases e expressões comuns no momento de luto, é importante ter em mente que a sua presença pode valer mais do que qualquer palavra dita.

Isso acontece porque perdas são inesperadas e, como qualquer situação do tipo, é comum não saber lidar com os próprios sentimentos e muito menos com o dos outros.

Sendo assim, não fique desconfortável com o silêncio ou estimule a fala daquela pessoa ao máximo. Valorize o desejo de te ter por perto e não force situações como sair, ouvir músicas, ver filmes, entre outras coisas que aparentemente podem parecer simples distrações.

Entenda que o luto precisa ser vivido e que cada pessoa lida com ele de forma diferente. Respeite o espaço do próximo e se coloque à disposição na medida em que ele se sentir confortável.

Não apresse o luto alheio

É muito comum ouvir pessoas falando “já faz 1 ano desde a morte de fulano e a filha ainda não se recuperou!”.

Por mais que dita com boa vontade e desejo de recuperação, não se esqueça que cada pessoa lida com a perda de uma forma específica e que o luto não tem data de validade.

Em entrevista ao médico Dráuzio Varella, a psicóloga Juliana Batista, do Hospital do Coração de São Paulo, afirma que todo processo de luto tem um início, meio e fim, mas que não é possível prever quando ele de fato termina.

Por isso, tome cuidado também em casos de pessoas que se recuperaram em um tempo inferior ao imaginado. “Nossa, mas fulana já está viajando, não faz nem um mês que o primo dela faleceu!”.

Ao compreender que cada pessoa é única e que os processos de cura também são singulares, tenha certeza que você ajudará muito na recuperação dela.

Se você gostou deste conteúdo, entenda mais sobre os rituais de passagem e saiba porque a despedida final é tão importante!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s