O QUE É AUTOCRÍTICA E COMO USÁ-LA A SEU FAVOR?


homem ouvindo consciência gritando

© Depositphotos.com / konstantynov A autocrítica consiste em saber analisar as próprias atitudes e ter capacidade de avaliar aquilo que faz ou pensa, percebendo erros cometidos e corrigindo-os.

Você é uma pessoa feliz? Quer uma ajuda pra descobrir?
Acesse nosso Termômetro e descubra como anda sua Felicidade!

A autocrítica está relacionada com a capacidade interna que uma pessoa tem de realizar uma crítica de si mesma, e para si mesma. Ela tem origem na análise de seus próprios atos, da maneira de agir, dos erros cometidos e também da possibilidade de realizar uma autocorreção.

Esta é a melhor forma de uma pessoa se aprimorar, além de ser um mecanismo característico do processo de autoconhecimento. Isso porque é apenas conhecendo a si mesmo que se torna possível identificar pontos fortes, fracos e potencialidades, possibilitando a correção dos rumos de sua jornada existencial.

Você sabe usar a autocrítica a seu favor?

A autocrítica consiste em saber analisar as próprias atitudes e ter capacidade de avaliar aquilo que faz ou pensa. Desta maneira, é possível perceber um erro cometido e, a partir dessa percepção, ser capaz de corrigi-lo. É fundamental aprender com os próprios erros e, a partir daí, saber mudar e agir. A autocrítica é fundamental para o amadurecimento pessoal.

Todos têm capacidade perceber a si mesmo e analisar seus atos e consequências, a única diferença é que alguns usam esta habilidade com mais frequência e sinceridade do que os outros.

É necessário tomar cuidado, entretanto, para que a autocrítica não se torne uma maneira de autossabotagem. A autocrítica deixa de ser saudável quando a pessoa exagera na avaliação que faz de si mesma, deixando de perceber o lado bom de seus atos. Quando isso acontece, a pessoa acaba se tornando inimiga de si mesma, destruindo sua autoestima.

Lembre-se: nenhum exagero é bom. O ideal é sempre ter equilíbrio em tudo que faz. Críticas sem uma proposta de melhoria não são úteis a ninguém.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: