A sabedoria para desenvolver o equilíbrio e paz interior


Em todo o contexto em que o ser humano está inserido, este pode direcionar as situações como benefício para o seu autodesenvolvimento. Mesmo numa situação de caos, podemos aprender a desenvolver atitudes positivas através da própria força interior. Isto significa ser resiliente.

O ser humano tem potencial dentro de si mesmo para encontrar a saída para qualquer situação, dependendo da maneira como ele pensa e atua diante de tais fatos.O estado de equilíbrio do ser humano não depende de onde ele está, com quem está, mas, fundamentalmente de como ele está.

A essência de ser pacífico está em todos nós. É preciso ter a consciência de que o estado de paz está dentro de cada ser e somente é preciso saber como resgatar este estado. É preciso aprendermos que o estado de equilíbrio está em nós e conseguiremos isso a partir do momento que desejamos que assim seja.

Isto não significa ignorar nossas dificuldades e responsabilidades, significa encará-las com paz, dignidade e sabedoria.

As circunstâncias e provas as quais são submetidos os seres humanos, muitas vezes não são planejadas. No entanto, podemos nos preparar para enfrentar, tolerar, resistir ou vencer o que estiver à nossa frente.

Para que possamos obter o máximo benefício da nossa vida, precisamos conhecer as qualidades que dispomos. Não temos que adquirir qualidades, mas desenvolvê-las. Elas já estão dentro de nós esperando a oportunidade para se revelar.

Precisamos também aprender a utilizar melhor nossos pensamentos, palavras e ações. Os pensamentos podem ser nossos melhores amigos ou piores inimigos. São os pensamentos que nos fazem sofrer ou sentir felicidade. Porém, muitas vezes esquecemos que não são as outras pessoas e as situações em que nos encontramos que estão criando os nossos pensamentos. Somos nós mesmos.

Um outro aspecto a ser destacado, é que para convivermos bem com os outros, temos que saber conviver conosco. Todas as situações no convívio humano se tornam oportunidades para nosso desenvolvimento integral como seres humanos.

Para conviver com os outros é preciso saber lidar com as suas próprias fraquezas e as dos outros. É preciso sabermos compreender os comportamentos das pessoas que interagem conosco. Pois, muitas vezes as pessoas erram não porque são más, mas porque são fracas.

Pode ser que não consigamos mudar as situações que nos rodeiam, mas podemos manter uma atitude digna diante delas. E esta dignidade significa o auto-respeito e respeito pelos outros.

A sabedoria para desenvolver o equilíbrio e paz interior, poderá transformar toda situação negativa em benefício para o desenvolvimento humano e todos estes aspectos significam a capacidade de resiliência.

Um comentário em “A sabedoria para desenvolver o equilíbrio e paz interior

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s