O Freelance Community Manager


Você gostaria de trabalhar como um Community Manager Freelance, mas tem mil dúvidas sobre quais serão suas principais habilidades e competências a serem desenvolvidas, além de descobrir quanto cobrar e o que fazer?

Então saiba que vou tentar esclarecer todas essas dúvidas, incluindo a parte que mais lhe interessa, quanto cobrar.

Portanto, se você quer ser um freelancer, explicarei as qualidades, os conhecimentos e as habilidades que um profissional nas redes sociais deve ter, e como começar a trabalhar como um Community Manager Independente.

O Freelance Community Manager, como todas as profissões digitais, está crescendo. Nos últimos anos foi dito sobre essa profissão, no entanto, ainda existem muitas empresas que não têm clareza sobre suas funções, ou sobre o conhecimento que esses profissionais das redes sociais devem ter.

O que é um Community Manager?

Um Community Manager é o profissional encarregado em construir, gerenciar e moderar as redes sociais de uma marca ou empresa. Deve fazer esta comunidade crescer e defender a imagem da marca para a qual trabalha no campo digital.

Parece fácil, certo? Bem, não, não é tanto quanto parece. O gerenciamento de uma marca nas redes sociais requer conhecimento, habilidades e técnicas que precisam ser aprendidas e desenvolvidas.

O treinamento é muito importante, seja por conta própria ou com um programa de treinamento para o Community Manager. Mas como o treinamento, a experiência é muito importante.

Sugestões de cursos que eu e meus colegas da Alura criamos para te tornar O Community Manager:

O dia a dia de um Community Manager não é fácil. Antes de tentar trabalhar como um Gerente de Comunidade Autônomo, te aconselho a treinar primeiro, comece a gerenciar suas próprias redes sociais, criar uma marca e ter experiência.

Fiz isso para mim em meados de 2009 e deu muito certo! Através do Twitter, pasmem, surgiu mais propostas de trabalho do que o próprio LinkedIn, conhecido então como a rede social dos profissionais. Mas no meu caso, é provável que isso tenha acontecido justamente porque o público que eu queria atingir estava lá.

Dito isso, vamos ver em profundidade quais são as principais funções e habilidades que um bom profissional deve ter na gestão de redes sociais.

Funções do Community Manager Freelancer

  • Calendário de publicações: você deve criá-lo, levando em conta os objetivos apropriados que você irá marcar junto com o cliente. Dê uma olhada nesse material super rico que a Rock Content disponibilizou aqui.
  • Crie conteúdo atraente e saiba em qual rede publicá-lo. Você não pode postar o mesmo no Twitter como no Instagram. Conheça e respeite as principais características de cada rede. Por exemplo: se no Instagram é indicado usar 8#, no Twitter já recomenda-se usar menos, 2, por exemplo. Por mais que o Instagram tenha a opção de compartilhar o mesmo conteúdo em outras redes sociais, fuja desta armadilha.
  • Crie imagens atraentes que ajudem a reforçar o conteúdo nas redes sociais. Para isso, não é necessário ser um designer gráfico. Existem ferramentas de design que podem ajudá-lo nessa tarefa. Eu adoro usar o canva.com, inclusive.
  • Monitore as publicações que você faz para medir seu impacto. Com essas informações, você poderá saber quais tipos de publicações funcionam melhor, os melhores horários para publicar e responder com rapidez e eficiência aos comentários que fizer neles. Fique de olho nos analytics das redes sociais que você atuar.
  • Escuta ativa e filtragem das novidades do setor. Você precisa filtrar as informações e estar atualizado com as notícias relevantes sobre o setor da marca para o qual trabalha. Monitore o que é dito sobre a marca. Seja os olhos da empresa na Internet.
  • Construa relacionamentos com os fãs da marca e construa lealdade. Lembre-se que cada like, comentário (ainda que seja negativo) é uma oportunidade para você se aproximar do seu (possível) cliente.
  • Campanhas publicitárias, você deve saber criar campanhas em redes sociais (Ads). Aprenda e se especialize para fazer bem feito. (Lembre-se que nos cursos que recomendei acima tem vários temas relacionados a Ads).
  • Gerenciar crise de reputação online. Esta é uma das tarefas mais complicadas de um Community Manager. Responder a um comentário negativo o mais cedo possível é vital. Tente dar uma solução e acalme o usuário.

Habilidades do Community Manager Freelancer

Habilidade é a capacidade de uma pessoa fazer algo de maneira correta e fácil. Portanto, é difícil aprendê-las. Ou você os tem ou não.

  • Criatividade, é uma das que eu acho mais importante. Você deve ter ideias originais para criar conteúdo interessante para seu público. Os usuários estão cansados ​​de sempre ver a mesma coisa.
  • Escreva e escreva bem, você pode aprender a escrever? Talvez sim, mas você tem que gostar de escrever, conseguir escrever conteúdo que envolva o público, e isso não é fácil.
  • Tecnologia, você tem que amar isso, lembre-se que você depende disso para a maioria das suas funções. Você terá que trabalhar com várias ferramentas e aprender constantemente a usar novas ferramentas também.
  • Empatia, é essencial se conectar com os usuários da marca, saber o que eles querem, o que gostam, interagir com eles.
  • Paciência e muito, pense que você lida com as pessoas, além disso você é “a imagem” de uma marca. Você não fala pela boca, mas pela boca do seu cliente. Você deve lidar com comentários desagradáveis, ser gentil e ser muito calmo.
  • Organização, gerenciando diversas redes sociais de diversos clientes requer uma ótima organização e planejamento do seu trabalho. Eu adoro usar o Trello https://trello.com/ para organizar e planejar minhas ações.

O que NÃO é um Community Manager Freelancer

Tenho visto ofertas de emprego em que eles pedem uma carreira em comunicação ou publicidade, várias línguas, que dominam o Google Adwords, que você saiba sobre posicionamento orgânico (SEO), design gráfico avançado e uma série de outras tarefas. Resumidamente: eles não têm ideia do que é um Community Manager ou querem um 6 × 1.

Ferramentas básicas do Community Manager Autônomo

Hootsuite
Para mim, é a melhor ferramenta para gerenciar redes sociais e é uma das mais usadas no mundo. Com ele você pode gerenciar várias redes sociais de uma só vez, agendar publicações e monitorar palavras-chave do setor que lhe interessa entre muitas outras utilidades.

BuzzBundle
Esta ferramenta é usada para rastrear e analisar todas as redes sociais, com elas você pode encontrar conversas em que a marca, empresa ou produto é nomeado.

Facebook insights, existem centenas de ferramentas para analisar redes sociais, mas no caso do Facebook eu realmente gosto de sua própria ferramenta de análise, para mim um dos melhores em termos da quantidade de dados que podemos obter a partir dele.

O Twitter Analytics é uma ótima ferramenta que nos fornece nossa própria rede social e que nos permite ver os horários em que os usuários visualizaram seus tweets, os dias e as horas em que seu público está conectado, a repercussão em suas publicações, etc.

Além do Canva.com, o Desygner é uma ferramenta online muito simples para projetar e editar imagens. Oferece modelos que você pode modificar a seu gosto.

Quanto cobra um Community Manager Freelancer

Eis a resposta que vale um milhão de dólares.

Atualmente, no Brasil, a profissão de Community Manager ainda está subvalorizada, algo que tenho certeza que mudará, se todos fizermos a nossa parte.

Uma das maiores desvantagens quando se trata de colocar um preço em seus serviços é que eles não são tangíveis. O empregador está relutante em pagar por algo que não vê ou acha que pode fazer em cinco minutos.

💡 O valor do seu trabalho é aquele que o cliente dá ao serviço, você deve aprender a valorizar e vendê-lo bem.

Quando comecei a trabalhar como freelancer, não tinha ideia de quanto cobrar e por medo e inexperiência recebi muito pouco.

Para definir suas tarifas como um Gerente de Comunidade Autônomo, primeiro considere se você deseja cobrar por horas, por pacotes ou por serviços.

Você também deve pensar em quem é seu cliente final. Não tem as mesmas necessidades de uma empresa local autônoma ou pequena, que uma multinacional.

Divida muito bem os serviços que você vai dar e colocar um preço em seu tempo, seu conhecimento e sua experiência. Eu acho que isso é vital, você cobra pelo seu tempo, sua experiência e o que você sabe fazer e eles não fazem.

Você pode usar essa ferramenta que a Reportei disponibilizou para calcular preço: https://reportei.com/calcular/

Mas lembre-se: tudo depende do que você oferece ao seu cliente dentro do serviço de gerenciamento de rede social.

6 conselhos para ser um bom Community Manager Freelancer

1 – Formação. Nunca pare de aprender. Todos os dias surgem novas ferramentas, as redes sociais não são estáticas, o que é bom para o seu cliente hoje, pode não ser amanhã. Forme-se em Social Media Marketing para poder oferecer o melhor serviço.

2 – Seja humano, antes de tudo você é uma pessoa que lida com outras pessoas. Tente não enfrentar seus usuários. Tenha empatia e adapte-se ao ambiente, pense que sua comunidade mudará constantemente.

3 – Confiança. Construa confiança para a marca antes de vender. As redes sociais são perfeitas para gerar confiança e engajamento.

4 – Comunique-se especificamente em cada rede social. Você não pode postar o mesmo no Facebook como no Linkedin.

5 – Crie um calendário de publicação. É muito importante que você tenha em mente certas datas e planeje as ações a serem realizadas com o tempo, não há nada pior do que rede social desatualizada ou com muito intervalo entre as publicações.

6 – Monitore suas ações e as de sua concorrência. Não tome nada como garantido.

Se você gostou dessas dicas lembre-se de compartilhar com seus amigos e de comentar também. 🙂

Abraços e até a próxima.

Priscila Stuani

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s