Como definir objetivos no LinkedIn


Estrategia, objetivos gerais e específicos, organização, planejamento, personal branding, marketing pessoal… Tudo isso são conceitos que conhecemos e que podem nos ajudar a conquistar o que desejamos.

E com o LinkedIn não é diferente. Precisamos de uma sincronização de todas essas áreas. Mas o que costumamos fazer? Deixamos nosso perfil estático à espera de um milagre (seja uma contratação, convite para palestrar em eventos, parceria de negócios, prospecção de novos clientes e por ai vai).

Se você não quer mais contar com a sorte, que tal definir objetivos para o seu LinkedIn?

Lembre-se:

Uma estratégia, para ser clara e bem definidadeve ter objetivos quantificáveisque nos ajudem a avaliar objetivamente se estamos navegando na direção que queremos.

Também é fundamental indicar alguns prazos para a concretização desses objetivos. Afinal de contas, objetivos claros permitem definir estratégias e ações para alcançá-los.

Imagine que eu tenha um perfil no Linkedin com 50 contatos e que minha intenção é usar essa rede social para tornar minha marca pessoal visível. Primeiro, obviamente, eu tenho que ter minha marca claramente definida (imagem, valores, missão, visão, forças, elementos de diferenciação …).

Você pode ler sobre isso neste post sobre a marca pessoal.

Então, tenho que saber onde está meu cliente ou as pessoas do meu interesse e então devemos considerar alguns objetivos operacionais do LinkedIn para atingir esse objetivo geral.

Os objetivos devem ser definidos em períodos determinados e progressivos, para avaliar o processo (3, 6, 12 meses, por exemplo).

Pode ser:

  • Obter um número adequado de contatos no Linkedin em um determinado momento.
  • Aumentar as visualizações do meu perfil do Linkedin.
  • Obter um certo número de validações de minhas habilidades.
  • Receba um número definido de recomendações.
  • Aumentar o número de entrevistas e / ou pedidos de colaboração.
  • Aumentar o número de interações no conteúdo que compartilho.
Você pode ver o que publiquei clicando aqui.

Objetivos

Para alcançar esses objetivos, devemos estar cientes de que a estratégia no Linkedin a seguir deve ser a de tomar ações para ser mais visível.

Se os objetivos estiverem bem estabelecidos, a estratégia no Linkedin a ser realizada para atingir cada um deles pode flutuar em algumas áreas, como por exemplo:

  • Ações que incentivam visitas ao perfil (parabéns, visitas a outros perfis, mensagens diretas, validar as habilidades dos outros …).
  • Ações que melhorem a qualidade do perfil (solicite recomendações a ex-colegas de trabalho, peça por mensagem a contatos conhecidos ou ex-colegas de trabalho para validar as habilidades que eles consideram, validar habilidades de outros perfis …).
  • Ações que incentivam a interação (compartilhe informações, faça comentários em outras publicações, …).
  • Quais ações estratégicas posso gerar no Linkedin para aumentar minha visibilidade?

Aumentar a quantidade de contatos é interessante. Aconselho uma maneira diferente de agir entre convites recebidos e convites enviados:

  • Aceite os convites quechegar. Talvez o perfil não seja especialmente interessante para meu objetivo profissional, mas talvez para um de seus contatos possa ser. Pode ser também que a priori pareça desinteressante, mas na verdade é.
  • Escolha quem quer te ver. Por exemplo, se eu quiser que uma empresa veja meu perfil, posso convidar pessoas dessa empresa. Quando você aceita alguém de uma empresa, provavelmente já tem acesso a muitos outros que trabalham lá. Você pode ser conhecido por eles. Escolha bem os contatos, ou seja, as pessoas da sua profissão, das empresas do seu setor, técnicos de RH, pessoas com um grande número de contatos de primeiro nível (isso aumentará sua visibilidade nas buscas que são realizadas). Além disso, não podemos esquecer de outros benefícios indiretos: para ter mais pessoas como contato, podemos aparecer em mais buscas realizadas por pessoas que estão recrutando, por exemplo.
  • Valide as habilidades de seus contatos. É uma corrente e encoraja-os a validar, talvez o seu também.
  • Felicite seus contatos por seu aniversário de trabalho ou mudança de emprego. Incentivar a interação, bem como visitar o seu perfil. Mesmo que você tenha escolhido bem seus contatos, sua nova empresa poderá interessá-lo e ser um possível novo cliente, ou talvez você esteja interessado em contratar seu perfil.
  • Envie uma mensagem de gratidão a alguém que aceitou você como um contato. Isso gera inter-relação. É assim que eles podem te conhecer e visitar seu perfil.
  • Compartilhe com alguém um conteúdo que você acha que pode lhe interessar.
  • O LinkedIn dá a opção de escrever posts através do Pulse.
  • Sobre o perfil, em suma, boa foto, bom título profissional, bom resumo e suas palavras-chave em todo o texto, acima de tudo, no título que mais o define.
  • Convite para eventos: você pode enviar uma mensagem para os contatos que possam estar interessados ​​em um webinar que você organiza ou uma ação de apresentação de rede ou de produto.

Além dessas estratégias no Linkedin para atingir nosso objetivo, podemos controlar uma série de indicadores para avaliar nossa evolução no Linkedin, mas isso será no próximo post.

A fim de capturar essas estratégias e ver se estamos melhorando com o nosso Linkedin, é vital fazer um registro com os objetivos e indicadores do Linkedin. Anote em um caderno ou dê prints nas telas e salve num arquivo para você acompanhar sua evolução. Como por exemplo:

E então, gostou de tudo isso?
Está disposto a colocar em prática? Compartilhe comigo sua opinião!

Abraços e até a próxima!

Priscila Stuani

Priscila Stuani

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s