5 ações que me ajudam a ser mais produtiva e que podem te ajudar também


Há um lado obscuro das conveniências da era digital. Com smartphones que funcionam como computadores de mão, tornou-se cada vez mais difícil deixar nosso trabalho para trás. Não é incomum querer ficar disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana.

Mas agora te faço a seguinte pergunta: quantas vezes você está focado em apenas uma coisa?

Muitos de nós acreditamos no mito de que podemos conseguir mais efetividade através de um comportamento, mas isso não passa de uma mera ilusão.

Neste artigo mostrarei como você pode realizar mais trabalhos em menos tempo.

Alerta de spoiler: ser multitarefa não é a resposta.

Por que ser multitarefa é um mito?

O termo “multitarefa” foi originalmente usado para descrever como os microprocessadores nos computadores funcionam. Máquinas multitarefa, mas as pessoas não são.

Apesar da nossa incapacidade de realizar simultaneamente duas tarefas ao mesmo tempo, muitas pessoas acreditam que são excelentes multi-taskers.

Você provavelmente pode imaginar muitas vezes quando faz várias coisas ao mesmo tempo. Talvez você fale ao telefone enquanto cozinha ou responde a e-mails durante seu deslocamento.

Considere a quantidade de atenção que cada uma dessas tarefas exige. As chances são, pelo menos, uma das duas tarefas em questão é simples o suficiente para ser realizada no piloto automático.

Estamos bem ao mesmo tempo em que realizamos tarefas simples, mas e se você estivesse tentando realizar duas tarefas complexas? Você pode realmente trabalhar em sua apresentação e assistir a um filme ao mesmo tempo? Pode ser divertido tentar assistir TV enquanto você trabalha, mas você pode estar, ainda que involuntariamente, tornando seu trabalho mais difícil e demorado.

Seu cérebro

Seu cérebro não foi projetado para ser multitarefa. Para compensar, ele mudará de tarefa para tarefa. Seu foco se volta para qualquer tarefa que pareça mais urgente. A outra tarefa fica em segundo plano até você perceber que está negligenciando isso.

Quando você está indo e voltando assim, uma área do cérebro conhecida como Área 10 de Broadmann é ativada. Localizada em seu córtex pré-frontal fronto-polar bem na frente do cérebro, essa área controla sua capacidade de mudar o foco. As pessoas que pensam que são excelentes multitarefas estão apenas colocando a Área 10 de Broadmann para funcionar.

Mas eu posso fazer malabarismos com várias tarefas!

Bem, você é capaz de captar informações com os olhos enquanto faz outras coisas com eficiência. Cientificamente falando, fazendo uso de sua visão é a única coisa que você pode realmente fazer ao fazer outra coisa.

Para todo o resto, você é uma tarefa serial. Essa constante reorientação pode ser exaustiva, e nos impede de dar ao nosso trabalho a atenção profunda que ele merece.

Pense em quanto tempo leva para fazer algo quando você precisa se lembrar de se concentrar.

Por que ser multitarefa geralmente é sinônimo de falha

Ser multitarefa faz mais mal do que bem à sua produtividade, aqui estão 4 razões pelas quais você deve interromper a multitarefa:

  • Ser multitarefa desperdiça seu tempo: Você perde tempo quando você se interrompe. As pessoas perdem uma média de 2,1 horas por dia, voltando à normalidade quando alternam entre as tarefas. De fato, alguns estudos sugerem que fazer várias coisas ao mesmo tempo diminui sua produtividade em até 40%. Isso é uma perda significativa de eficiência. Você não gostaria que seu cirurgião fosse 40% menos produtivo enquanto você está na mesa de operações, sim?
    ㅤ⠀⠀⠀
  • Isso te deixa mais burro: Um cérebro distraído executa um total de 10 pontos de QI mais baixos do que um cérebro focalizado. Você também será mais esquecido, mais lento na conclusão de tarefas e mais propenso a cometer erros. Você terá que trabalhar mais para corrigir seus erros. Se você perder um detalhe importante, poderá correr o risco de se machucar ou não concluir a tarefa adequadamente.
    ㅤ⠀⠀⠀
  • Esta é uma resposta emocional: Há muitos dados sugerindo que a multitarefa é ineficaz, mas as pessoas insistem que podem realizar multitarefas. Sentir-se produtivo satisfaz uma necessidade emocional. Queremos sentir que estamos realizando algo. Por que realizar apenas um item na lista de tarefas quando você pode marcar dois ou três?
    ㅤ⠀⠀⠀
  • Vai te desgastar: Quando você está pulando de uma tarefa para outra, pode se sentir revigorante por um tempo. Com o tempo, isso precisa preencher cada segundo com mais e mais trabalho leva a queimar. Nós simplesmente não somos criados para multitarefa, então quando tentamos, o efeito pode ser desgastante. Isso destrói sua produtividade e sua motivação.

Como trabalhar produtivamente

Ir e vir entre as tarefas parece uma segunda natureza depois de um tempo. Isto é em parte porque a Área 10 de Broadmann se torna melhor na tarefa serial ao longo do tempo.

Além de mudar a maneira como o cérebro funciona, esse comportamento de tarefas em série pode se transformar rapidamente em um hábito.

Assim como qualquer mau hábito, você precisará reconhecer que precisa fazer uma alteração primeiro. Felizmente, existem algumas coisas simples que você pode fazer para se ajustar a um estilo de vida mais produtiva:

1. Conscientemente mude de marcha

Em vez de tentar trabalhar em duas tarefas distintas de uma só vez, considere configurar um sistema para lembrá-lo quando mudar o foco. Esta técnica funcionou para Jerry Linenger, um astronauta americano a bordo da estação espacial, Mir.

Como astronauta, ele tinha muitas coisas para cuidar todos os dias. Ele colocou alarmes para si mesmo em alguns relógios. Quando um relógio particular soou, ele sabia que era hora de trocar de tarefa. Isso permitiu que ele estivesse 100% afinado com o que estava fazendo a qualquer momento.

Essa estratégia é eficaz porque o alarme serviu como lembrete do que viria a seguir. A intuição de Linenger sobre o estabelecimento de lembretes está alinhada com a pesquisa conduzida por Paul Burgess, da University College, em Londres, em multitarefa.

2. Separe as distrações

Seu smartphone, sua caixa de entrada e as guias abertas em seu computador são todos convites abertos para distração. Dê a si mesmo tempo todos os dias quando silenciar suas notificações, feche sua caixa de entrada e remova as guias desnecessárias da sua área de trabalho.

Se você quer se concentrar, não pode dar a mais nada uma oportunidade de invadir seu espaço mental.

E-mails podem ser particularmente invasivos, porque eles geralmente têm um senso desnecessário de urgência associado a eles. Algumas culturas de trabalho enfatizam a importância de respostas rápidas a essas mensagens, mas não podemos tratar todas as situações como uma emergência.

Designe determinados horários no seu dia para verificar e responder a e-mails para evitar a verificação compulsiva

3. Cuide-se

Muitas vezes culpamos a eletrônica por nos tirar do nosso trabalho, mas às vezes nosso corpo físico nos obriga a um estado de tarefas em série. Se você estiver com fome enquanto estiver tentando trabalhar, sua atenção ficará dividida entre sua fome e seu trabalho até que você cuide das suas necessidades físicas.

Tente tirar todos os seus bio-breaks antes de se sentar para um trabalho ininterrupto.

Além disso, você também quer ter certeza de que está cuidando da sua saúde em um sentido mais amplo. Fazer exercício suficiente, praticar a atenção plena e incorporar pausas regulares ao seu dia irá evitar que você seja tentado por distrações.

4. Faça uma pausa

É mais provável que as pessoas acessem o YouTube ou verifiquem suas mídias sociais quando precisarem de uma pausa. Em vez de tentar trabalhar e assistir a um vídeo irracional ao mesmo tempo, aproveite os momentos em que você pode aproveitar sua atividade de distração.

Limite quanto tempo você gastará neste intervalo para que seu tempo de distração livre de culpa não se transforme em horas perdidas.

5. Faça da tecnologia seu aliado

Os cientistas estão começando a descobrir os efeitos prejudiciais das tarefas seriadas crônicas em nossos cérebros. Algumas empresas estão desenvolvendo programas para reduzir esse desejo de multitarefa.

Aplicativos como o Forest tornam-se focados em um jogo. Extensões como o RescueTime ajudam você a rastrear seus hábitos on-line para que você possa ter mais consciência de como você gasta seu tempo.

A chave para a produtividade é simples: foco
Multitarefa não é a chave para a produtividade.

É muito melhor programar tempo para se concentrar em cada tarefa do que tentar fazer tudo de uma vez.

Faça uso dos métodos descritos acima e prepare-se para ser mais eficaz e menos exausto.

Espero que você tenha gostado! Lembre-se de compartilhar com seus amigos e deixe um comentário, é sempre bom saber quem está por aqui.

Abraços,

Priscila Stuani 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s