Exercício para praticar a gratidão


exercicio-para-praticar-gratidao

Praticar gratidão lembra muitas pessoas de dizer “obrigado” por um presente. Mas ser grato pode ser muito mais do que isso.

O principal pesquisador sobre a gratidão, Robert Emmons define ela como um sentimento de admiração e apreciação da vida.

Sua pesquisa na última década mostrou uma série de benefícios que a gratidão oferece, desde sobre os sistemas imunológicos ficarem mais fortes até a melhoria do sono, da felicidade e de como os relacionamentos podem se tornar melhores.

Não é novidade que temos a incrível capacidade de nos adaptarmos rapidamente às novas circunstâncias, como morar num novo apartamento ou quando somos promovidos no trabalho.

A gratidão ajuda porque nos permite beneficiar das coisas que geralmente consideramos como adquiridas. Há muitas coisas em nossas vidas, grandes e pequenas, para as quais podemos agradecer. Quando somos gratos por algo, agradecemos o seu valor. E é por isso que a prática de gratidão de forma regular nos permite notar os aspectos positivos mais e isso amplia o que é bom em nossas vidas.

Além disso, a gratidão também bloqueia emoções tóxicas, como a inveja e o ressentimento.

Você não pode, por exemplo, sentir gratidão e inveja ao mesmo tempo. Tente ser verdadeiramente grato e ao mesmo tempo inveja alguém por ter algo que você não possui. É impossível, são sentimentos incompatíveis.

Se você quer que algo, se envolva, faça este exercício: ao longo do seu dia de hoje tome conhecimento das coisas que você pode agradecer.

Praticar a gratidão

Faça uma lista dessas coisas – não importa se elas são pequenas ou grandes. E antes de você dormir, reserve alguns minutos para revisar a lista.

Você pode se perguntar o que sua vida seria se essas coisas não existissem. E você pode tentar experimentar um pouco de gratidão por coisas que você provavelmente não notou há algum tempo.

A gratidão pode ajudar a construir relações e fortalecer as atuais.

Quando nos tornamos verdadeiramente conscientes do valor de nossos amigos e familiares, nós os tratamos melhor.

Agora vamos para a parte prática

Pegue uma folha de papel e caneta e comece a escrever sua carta de gratidão. O ideal é que você fique algum tempo sozinho (por cerca de 15 a 30 minutos). Quando estiver pronto, siga em frente:

Feche seus olhos e pense em alguém que fez algo importante para você, que mudou sua vida em uma boa direção, mas que você nunca agradeceu.

Pode ser que você seja muito grato a um professor que inspirou seu amor pela ação e que o convenceu a seguir em frente quando todos tem diziam para desistir.

Talvez você gostaria de agradecer ao seu chefe ou a um colega por ajudá-lo com um projeto particularmente complicado no trabalho. Ou talvez você escolha escrever para um amigo que o ajudou em um momento difícil.

Neste exercício, você terá a oportunidade de experimentar como é expressar sua gratidão de uma maneira pensativa e proposital.

Tome seu tempo para escrever uma carta contando a história sobre o que a pessoa fez por você, e como isso contribuiu para onde eles estão agora em sua vida.

Descreva especificamente o que eles fizeram e a influência que teve sobre você. Deixe-os saber o que você está fazendo agora e mencione como você costuma lembrar o que ela fez.

Na verdade, você não precisa enviar a carta, mas se quiser compartilhar os benefícios desta atividade com a outra pessoa, providencie uma visita a ela… Quando chegar o dia, leia esta carta para a pessoa. Esta é uma parte poderosa da experiência e eu recomendo fazer isso.

Espero que este exercício te ajude e faça-o sempre que quiser. Com o tempo se tornará um hábito que ficará cada vez mais forte e assim sua vida não terá espaço para as coisas que não valem a pena nutrir (como a tristeza e indiferença, por exemplo).

Abraços e até a próxima!

Priscila Stuani.

Priscila Stuani

AUTORA PRISCILA STUANI

Blogueira graduada em Marketing, Pós-graduada em Neurociência aplicada à educação. Atualmente estudante de Psicologia e autora de mais de 30 cursos em Mídias Sociais e Softskills.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s