10 dicas para se manter mais focado


“O maior desafio é manter o foco, ter disciplina quando há tantas coisas competindo”. ~ Alexa Hirschfeld

A produtividade pessoal não é uma questão de como você administra as horas. Às vezes, um dia em que você trabalha apenas 3 ou 4 horas pode ser muito mais produtivo do que outro dia, quando você trabalha por 8 horas.

Mas o que você acha sobre isso? Você tem consiciência sobre o quanto seu dia rende?

Um dos maiores inimigos da produtividade é a falta de concentração.

As constantes – e muitas vezes ineficientes – reuniões, interrupções inigualáveis, telefonemas e distrações de todos os tipos diminuem seu desempenho e fazem você perder muito tempo e energia, não apenas no trabalho, mas em qualquer atividade que você faz.

Existem técnicas que ajudam a melhorar a capacidade de manter voluntariamente a atenção na atividade que está sendo realizada, como meditação ou yoga. Eu não vou falar sobre eles. No entanto, proponho algumas dicas de bom senso que estão disponíveis para todos:

1. Defina seus objetivos para cada dia.

É muito mais fácil se concentrar em tarefas quando você tem em mente o motivo de cada coisa. Usar um método organizacional como o GTD, que incentiva você a relacionar sua atividade diária a objetivos significativos, é altamente recomendável.

2. Divida cada atividade em pequenas tarefas

Ter um plano de ação ajudará você a iniciar e concluir cada tarefa. Além disso, saber em todos os momentos como você está indo sobre o seu plano irá motivá-lo a manter o foco.

3. Descubra quais são seus momentos de alto nível de desempenho

Normalmente, há um alto nível de energia e concentração no início do dia, e depois ela diminui. Mas nem todos nós trabalhamos da mesma forma. Se você também trabalha em casa, suas circunstâncias podem ser muito diferentes. Descubra como você trabalha e estabeleça suas rotinas de acordo. Deixe as tarefas repetitivas para os momentos de menor energia.

4.Pendure o cartaz  “Não perturbe”

Aconselhe seus colegas no escritório, ou sua família e amigos, para que eles não o interrompam em determinados períodos do dia. Diga que você vai conversar com eles assim que possívelao invés de ser interrompido a cada 10 minutos. Certamente ninguém gosta de interromper o outros de propósito, mas se as pessoas não forem alertadas sobre isso elas continuarão fazendo e isso só vai te prejudicar.

5. Elimine distrações

Silencie o celular, feche o e-mail e as redes sociais. Se você trabalha com um computador, feche todos os aplicativos de que não precisa e trabalhe em tela cheia para não se distrair.

6. Organize suas pausas

Se uma tarefa levar muito tempo, descanse de vez em quando e recarregue as baterias. Se você trabalha sentado, aproveite esse tempo para andar e se mover.

7. Dê a si mesmo uma recompensa toda vez que atingir um de seus objetivos

Passe algum tempo fazendo coisas que você gosta, leia as notícias ou seus blogs favoritos, toque alguma coisa, fale com alguém.

8. Crie um ambiente adequado

Mantenha sua mesa limpa e arrumada e elimine qualquer coisa que possa distraí-lo. Mantenha tudo o que você precisa (incluindo uma garrafa de água) na ponta dos dedos para reduzir as chances de interromper o que você está fazendo. Se você trabalha sentado, ter uma boa cadeira é essencial. Se você trabalha em um local barulhento, coloque alguns fones de ouvido e ouça músicas que não distraiam você, ou tampões de ouvido, se a música também incomodar você.

9. Coma de maneira equilibrada

Além de ser bom para sua saúde, comer as quantidades necessárias e suficientes irá ajudá-lo a ser mais produtivo. Quando você está com fome é muito difícil se concentrar em algo (eu sou incapaz), e se você comer demais você vai ficar com sono. Cafeína e açúcar podem ajudar (em quantidades moderadas, é claro).

Sugestão: siga o perfil da Juliana Mangabeira porque ela dá várias dicas de receitas saudáveis e fáceis de fazer.

10. Durma conforme necessário

Além de ter um impacto negativo na saúde, a falta de descanso afeta nossa clareza de pensamento e, portanto, a produtividade.

“Adiar uma coisa fácil torna isso difícil. Adiar uma coisa difícil torna isso impossível. “~ George Claude Lorimer

A todo momento sofremos distrações e manter o foco é o que vai te ajudar a ser mais produtivo, a ter mais tempo para o seu trabalho, hobbies e ficar com as pessoas que você mais gosta.

Tudo isso que compartilhei com você nada mais é do que referências para te ajudar a ter mais foco. Faça testes e ajustando e eu espero que você consiga encontrar o melhor método para se manter mais focado.

Gostou?

Compartilhe sua opinião comigo através dos comentários! E se você tiver alguma dúvida sobre como melhorar o seu foco, fale comigo: contato@priscilastuani.com.br

Abraços,
Priscila Stuani

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s