Dieta do ácido hialurônico: veja quais alimentos ajudam na produção do ativo pelo corpo


frutas 400x800 0119
SHUTTERSTOCK/SOFTDELUSION66

Se por um lado carboidratos e açúcar refinado em excesso têm o potencial de danificar a pele, alguns alimentos agem justamente no caminho contrário. Sim, é isso mesmo que você leu: os nutrientes de determinados alimentos são capazes de estimular ativos naturais do corpo e ajudam a manter a pele jovem, firme e uniforme, com menos sinais de envelhecimento.

“A alimentação auxilia na construção dos tecidos no corpo humano, pois por meio dela é possível obter componentes como o colágeno – proteína que garante a firmeza na pele – e antioxidantes, responsáveis por evitar que os radicais livres ataquem as células da pele e tirem sua elasticidade”, explica a nutricionista Rafaela Tonin Destri, da Cia. da Consulta.

Além da preservação do colágeno e a redução dos radicais livres, outros elementos merecem atenção quando o assunto é cuidados com a pele, como a elastina e o ácido hialurônico. Este último, aliás, tem ganhado cada vez mais espaço entre os dermocosméticos e nécessaires, justamente por apresentar uma série de resultados positivos para a pele, como você vê abaixo.

Descobrindo o ácido hialurônico

Se você ainda não conhece os benefícios do ácido hialurônico, pode deixar que a gente te conta tudo. O ativo proporciona firmeza e maciez à pele, além de reduz as linhas de expressão, deixando-a homogênea e uniforme. Isso é possível porque ele tem capacidade de reter a água na pele, que hidrata e preenche os espaços entre as células.

“Assim como o colágeno, esse ativo previne rugas e a falta de elasticidade. Sua principal característica é reter água e hidratar a pele, mas o ácido hialurônico também reforça o sistema de defesa e repara os tecidos danificados pelas feridas”, ressalta a nutricionista Rafaela Tonin Destri.

Apesar de parecer estranho, é importante lembrar que o ácido hialurônico é produzido naturalmente pelo corpo e concentra-se principalmente na pele. Porém, assim como outras substâncias, sua concentração tende a diminuir com o passar dos anos.

Além de reforçar sua ação com cosméticos, é possível investir em uma alimentação saudável e balanceada que, de quebra, ajuda a afastar os sinais do envelhecimento. Veja quais são esses alimentos abaixo:

Alimentos para incluir na dieta

Carnes e ossos: carnes com fibras, como as carnes bovina, de cordeiro e de pato, assim como ossos e cartilagens, são grandes aliados do ácido hialurônico e colaboram também com a produção do colágeno. Mas, atenção: é necessário consumir tais alimentos de forma moderada, ok?

Batatas: as variedades de batata são ricas em ácido hialurônico, além de possuir também colágeno, fibras e elastina. Ou seja, possuem os elementos perfeitos para manter a pele firme e com aquele viço saudável;

Verduras: as verduras são recomendadas devido a muitos benefícios, principalmente as de coloração mais escura, como a acelga, o espinafre e a couve. Elas são fonte de vitamina A, que protege a pele do sol e ajuda na formação de colágeno;

Feijão: além de ser uma proteína de baixo índice glicêmico, o feijão é capaz de desacelerar o envelhecimento da pele por ser rico em ácido hialurônico e magnésio;

Frutas cítricas: a função antioxidante das frutas cítricas já é bastante conhecida, mas o que poucas pessoas sabem é que elas também são fontes de outras substâncias que fazem bem para a pele, como o ácido hialurônico;

Temperos e especiarias: pimenta, salsinha, coentro e outros temperos também devem fazer parte da dieta de quem dar um boom no ácido hialurônico da dieta. Vale lembrar que cada um ainda tem benefícios à parte, como a pimenta, que acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer;

Óleo de fígado de bacalhau: esse item pode ser mais difícil de ser encontrado, porém, além de contar com uma boa quantidade de ácido hialurônico, também reduz processos inflamatórios e é benéfico para a saúde cardiovascular.

“Incluindo esses alimentos na alimentação e com o consumo adequado de água, é possível aumentar a produção de ácido hialurônico e retardar o envelhecimento da pele”, reforça Rafaela Tonin Destri.

Ela explica ainda que alimentos com magnésio também ajudam na síntese do ácido hialurônico. Você pode encontrar o nutriente em alimentos como banana, damasco, leite e oleaginosas, como castanhas e nozes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: