Obreiros do Bem – 70 anos


Bazar

Venda de Roupas, Brinquedos, Utilidades Domésticas, Acessórios, Computadores, Calçados, Enfeites, Decoração e muito mais…
Usados e Novos.
2a. e 4a.-feira
14:00 às l6:00h.
Aceitamos doações.
Toda arrecadação é revertida para a manutenção da casa.

Um pouco de história

por Paulo de Jesus

No dia 25 de Agosto de 1940, na Travessa da Olaria, atual Rua André Rovai, era fundada pelos senhores Alfredo Amalfi, Pedro Alves de Oliveira e Temístocles Borges Pavão, uma casa espírita denominada “União Espírita Socorro aos Necessitados”, a qual teve como primeiro presidente o Sr. Alfredo Amalfi.

No período de julho de 1945 a 1970, sob a presidência do Sr. José Augusto Gregório (Seu Juca), a “União Espírita Socorro aos Necessitados”, passou a chamar-se “Centro Espírita Obreiros do Bem”. Essa mudança de nome ocorreu exatamente no dia 02/07/45, nesse período, houve também a mudança de sede, da Travessa da Olaria, o Centro Espírita Obreiros do Bem ocupou sua primeira sede própria, situada à Rua Brumado, esquina com a Rua Antônio Agú no Centro de Osasco, inaugurada em 25/07/47. No decurso dos anos 60, foi iniciada a construção de um prédio, originalmente destinado a ser um abrigo para idosos e que mais tarde, com modificações e ampliações viria a se tornar a sede atual da nossa instituição.

É bom que façamos um parênteses nesse breve histórico, para evocar com sincera gratidão, os dirigentes e colaboradores desse longo período de 1940 a 1970; lembrando a sua luta, o trabalho intenso e perseverante que desenvolveram, enfrentando os preconceitos e discriminação dessa época, para nos legar esta instituição que tanto amamos. De 1970 a 1978, sob a direção do Cirurgião Dentista e Capitão do Exército Rodolpho dos Santos Ferreira (Capitão Rodolpho), o Centro Espírita Obreiros do Bem deu continuidade e construção da sua atual sede, inaugurada em 1976; nesse mesmo ano, a instituição passou a denominar-se Instituto Espírita Obreiros do Bem. É desse período também, a criação da Mocidade Espírita Marcos Apóstolo (1972), a implantação da Livraria e dos Cursos Sistematizados da Doutrina Espírita.

Os anos passaram, os nomes e locais de trabalho foram mudados, os objetivos porém que impulsionaram os fundadores da nossa casa persistem – o ensino, a prática, a divulgação da Doutrina Espírita e o socorro aos necessitados do corpo e da alma, sob as bênçãos e proteção de Jesus – relembrando sempre o lema: “Fora da Caridade não há Salvação”.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s