Qual o Real Significado de Motivação? Saber isso é Importante!


Motivação

Já parou pra pensar o que te motiva de verdade, na sua vida, trabalho, relacionamento e em tudo ao seu redor?

Já refletiu sobre o porque precisamos nos atentar ao tema motivação? Você sabe o que é motivação?

Ou você acredita que motivação é alguma recompensa, por algo que você realizou de forma positiva?

Você costuma avaliar, o que lhe motivou a tomar determinada atitude diante de um fato, ou você é do tipo de pessoa, que faz as coisas e nem pensa no que o motivou?

Você está desmotivado ou não entende o que te desmotiva? Vamos juntos refletir sobre esses aspectos da motivação, e quem sabe talvez, possamos quebrar alguns paradigmas.

Querer entender um pouco sobre motivação, é uma decisão inteligente, e está completamente ligada a nossa capacidade de se auto liderar, de compreender e desmistificar.

Porque muitas pessoas acreditam que motivação vem de fora, (alguém tem que me motivar, a empresa tem que me motivar), deixando assim a responsabilidade da motivação em uma terceira pessoa.

Quando passamos a compreender o nível de importância de saber que a verdadeira motivação sou eu, compreendo diversos aspectos em minha vida.

E passo a solucionar “N” outros fatores relacionados à minha conduta e minha motivação, convido você agora para saber o que penso sobre este tema.

O que é Motivação?

MOTIVO+AÇÃO, a palavra motivação é a junção de duas palavras que geram movimento, ou seja,  uma atitude que gerará um resultado, pois tudo que realizamos em nossa vida tem um motivo.

Mesmo que inconsciente, seja iniciar em uma nova carreira, um novo relacionamento, comprar uma casa, um carro ou seguir determinada doutrina religiosa.

Para tudo existe sempre um motivo que  gera uma ação, e mesmo que não estejamos sempre conscientes disso, a motivação existe.

Até mesmo para ficar desmotivado, nós temos uma motivação, pois algo nos motivou a entrar naquele determinado estado de consciência.

Sempre gosto de citar exemplos, talvez você pode ter pensado, o que me motivou a escrever um artigo sobre motivação, o principal motivo é tocar o coração das pessoas.

Para que elas possam refletir, sobre o quanto são importantes para elas mesmas, porque nós somos os únicos representantes de nossos sonhos aqui na terra, então acredito eu, que este já é um motivo mais que suficiente para ter motivação.

Imagina como realizar meus sonhos esperando que outra pessoa os realize por mim? Eu me considero tão importante na realização dos meus sonhos.

Que quanto mais eu me sinto motivado para conquistá-los, mais motivação encontro, para conseguir chegar onde preciso.

Um outro exemplo muito bom é, quando estou com fome, significa que preciso comer algo, o que me motivou a comer? A fome.

Onde quisermos encontrar o significado da palavra encontraremos a resposta, pois tudo na vida tem uma motivação, ou o fator que gerou determinada atitude (uma causa).

Continua após o vídeo:

Motivação Consciente

Então, dentro do que eu me motivo, ou dentro dos motivos que crio para tomar uma atitude, acredito que motivação:

É nossa capacidade de ter uma causa (motivo), para tomar uma decisão consciente (Ação), e agir em propósito de algo.

A motivação é aquele sentimento que é gerado em nosso íntimo, para que tomemos uma atitude.

Pois conscientemente sabemos, que se não tivermos atitude com determinada circunstância ela nunca mudará, então assim sendo, a motivação é o combustível da mudança.

E trazendo um pouco de liderança para o tema motivação, a capacidade de se motivar, está totalmente ligada à capacidade de se liderar.

Pois sendo eu meu líder, sempre terei motivos que me levarão a resultados incríveis.

Principalmente quando tenho a certeza, que quando me comunico com propósito positivo à um grupo de pessoas, isso fará com que elas pensem diferente.

E esse pensar diferente, levará a uma motivação diferente, que conseqüentemente modificará a forma de pensar e agir.

O papel da liderança é levar motivação ou novos motivos, que gerem novos pensamentos, que somando ambos geram resultados incríveis, tanto no indivíduo quanto no grupo.

Deixe seu comentário, ele é importe, nos diga o que achou!

 
 

Leia também nosso artigo de Motivação na Vida! Foque No Que É Importante

GOSTOU? COMPARTILHE!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on print
Share on email

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s