Como a matemática ajuda a desenvolver o raciocínio no dia a dia


Não raras vezes a matemática é encarada como a vilã das disciplinas escolares, sendo vista como uma ciência exata bastante desafiadora, muitos cálculos e, muitas vezes, com algumas fórmulas e equações que as crianças e adolescentes não compreendem a importância do seu uso no futuro.

No entanto, é preciso ter em mente também que a matemática, com os seus números e cálculos, é uma ciência que estimula a capacidade cognitiva dos alunos, inclusive facilitando o aprendizado das outras disciplinas. Ou seja, a matemática desenvolve o raciocínio lógico, sendo uma disciplina essencial para melhorar e incentivar o pensamento criativo não apenas no âmbito escolar, mas também no dia a dia.

Além disso, a matemática está bastante presente no cotidiano das crianças e dos adolescentes, seja na informática ou até mesmo nas contas e cálculos diários. Sendo assim, é importante mostrar para os estudantes que a matemática não se resume apenas a números e equações, ela também contribui muito para a existência de várias coisas que facilitam o nossa vida, uma delas é a informática. Portanto, sem os códigos e os números da matemática, não existiriam programas de computador, jogos eletrônicos, entre outros elementos importante para todas as pessoas.

Aprendendo com os números

Como a matemática desenvolve o raciocínio é uma questão bastante evidente para professores, psicólogos e pedagogos. A resolução de cálculos e a aplicação de fórmulas e equações incentiva regiões do cérebro a pensar de maneira lógica, sendo assim um excelente exercício para a memória e também para a criatividade, até porque atividades artísticas, tais como a música e o desenho, por exemplo, também possuem um caráter matemático em vários aspectos.

O estímulo para encontrar soluções de cálculos e problemas proporcionados pela matemática estabelece conexões entre os neurônios, reforçando assim o raciocínio dedutivo e também o indutivo, despertando a curiosidade dos alunos na busca por novas respostas de equações e cálculos.

Desenvolvimento da capacidade de aprender

Esse estímulo ao raciocínio é também de grande valia para o aprendizado de outras disciplinas, tais como física, química, biologia, geografia, que em certos aspectos também possuem números. Como a matemática desenvolve a racionalidade e também a criatividade, ela é útil até mesmo para incentivar o aprendizado e absorção de todas as disciplinas escolares, pois ela estimula a capacidade de cognição dos estudantes.

Começo é desafiador

Em um primeiro momento é muito comum que algumas crianças e também adolescentes encontrem dificuldades na assimilação dos conteúdos matemáticos e, por isso, fiquem desanimados diante dessa disciplina. No entanto, com o incentivo adequado dos pais e professores, esse certo receio que eles podem ter diante dos números e dos cálculos pode ser sanado. É importante que os professores entendam o ritmo de cada criança no que diz respeito ao aprendizado.

Mostrar o uso da matemática no dia a dia

Os pais devem participar mais ativamente do processo de aprendizagem, mostrando no dia a dia, o quanto a matemática é presente na nossa vida, eliminando a ideia equivocada de que ela é uma disciplina que serve apenas para dificultar a vida escolar dos alunos.

Apresentar para os estudantes o lado lúdico da matemática, a relação entre os números e como eles são atuantes na informática, nos games e no cotidiano, é uma maneira de aproximar essa disciplina das crianças e adolescentes.

E então, gostou desse artigo? Deixe nos comentários ideias de como estimular o gosto das crianças pela matemática.

2 comentários em “Como a matemática ajuda a desenvolver o raciocínio no dia a dia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s