Alimentação saudável: aplicativo mapeia feiras livres e orgânicas


Por: Solange Argenta (Fiocruz Pernambuco)

O desenvolvimento de um aplicativo voltado para pesquisas sobre doenças crônicas resultou na assinatura de uma parceria público-privada entre a Fiocruz Pernambuco e a empresa Sysvale.

Trata-se do Collectivehealthmaps (HCMAPS), um software para uso em pesquisas qualitativas e quantitativas, que utiliza georreferenciamento. A ferramenta é compatível com celulares e tablets e utiliza o sistema operacional Android. O acordo, assinado na última sexta-feira (16/2) pelo diretor da Fiocruz Pernambuco, Sinval Brandão Filho, e pelo sócio-administrador da Sysvale, Denisson Leal, estabelece a propriedade conjunta do software, com participações iguais por parte das duas entidades.

software foi criado no âmbito do projeto Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf): uma análise dos componentes alimentação, nutrição e atividade física na rede de atenção aos hipertensos e diabéticos em Pernambuco, do Laboratório de Avaliação, Monitoramento e Vigilância em Saúde (Lam-Saúde).  O tempo de desenvolvimento do sistema foi de cerca de um ano e contou com financiamento pelo Programa de Excelência em Pesquisa (Proep) da Fiocruz, em convênio com a Facepe. “Esse aplicativo traz inúmeros benefícios à pesquisa, um dos mais importantes, com certeza, é a geração de dados em tempo real”, disse a coordenadora do Lab-Saúde, Eduarda Cesse.

O aplicativo, que está sendo testado em projetos de alunos do mestrado e doutorado em Saúde Pública da Fiocruz Pernambuco, encontra-se em análise para possível inclusão no portfólio de inovação da Fundação.

Projeto

O projeto Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf): uma análise dos componentes alimentação, nutrição e atividade física na rede de atenção aos hipertensos e diabéticos em Pernambuco foi financiado pelo edital Facepe 19/2015 Apoio ao Programa de Excelência em Pesquisa (Proep) do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco) – Convênio Fiocruz/Facepe.  Seu objetivo geral é analisar os componentes alimentação, nutrição e atividade física do Nasf na Rede de Atenção à Saúde dos hipertensos e diabéticos em quatro pólos de macrorregiões do estado: Recife, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina. O Sistema de Informática Collectivehealthmaps (HCMAPS) será utilizado para mapeamentos de feiras livres/orgânicas na área de abrangência da Estratégia Saúde da Família (ESF), a fim de gerar dados para a compreensão da influência do contexto sociocultural e ambiental na disponibilidade do acesso à alimentação saudável.

Entre outros recursos, o sistema permite a captura de imagens georreferenciadas para posterior análise dos dados e mapeamento de espaços públicos que promovam ou dificultem alimentação saudável (feiras livres e orgânicas) e prática de atividades físicas (feiras e academias públicas). Possibilitará, ainda, construção de Ecomapas para apoiar o monitoramento dos pacientes com hipertensão e diabetes. Um Ecomapa é uma representação gráfica que promove a visualização da família e das suas ligações com os equipamentos sociais presentes no território. Esse instrumento identifica o contexto do território, onde habitam os padrões organizacionais da família e suas relações com o meio, mostrando o equilíbrio ou desequilíbrio entre as necessidades e os recursos desta. Essa representação gráfica que o Ecomapa proporciona equivale a um “sistema ecológico” familiar, permitindo ao profissional destacar e avaliar os apoios e suportes disponíveis no território. “Ao fim da pesquisa, apoiados pelo conhecimento gerado, pretendemos disponibilizar o software para uso pelos serviços de saúde”, explicou Eduarda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s